Fases da Lua: Quais são e como impactam a Terra

Conheça as fases da Lua
Conheça as fases da Lua

Algumas noites, quando olhamos para a lua, ela está cheia e brilhante, às vezes é apenas um boomerang de luz prateada. Vejamos como se deve essas fases da Lua

Essas mudanças que vemos são chamadas de fases da lua. Conforme a lua orbita a Terra, ela passa por oito fases distintas. As quatro fases primárias da lua ocorrem com cerca de uma semana de intervalo, sendo a seu estágio mais apreciado.

Fotografia Timelapse Da Lua
(Fonte: Pexels)

A lua, assim como a Terra, é uma “esfera” e está sempre recebendo radiação do sol, por isso, ela tem o aspecto de estar iluminada. Conforme a lua viaja ao redor da Terra, a vemos de tamanhos e formatos diferentes. 

As fases da lua descrevem como o disco lunar é iluminado vendo de nossa perspectiva. Uma fase lunar é qualquer período durante a órbita regular da lua ao redor da Terra (com duração de aproximadamente um mês) em que a lua aparece para nós à noite em diferentes tamanhos. 

Há um erro comum que as pessoas cometem a respeito das fases da lua, que é dizer que elas ocorrem como resultado da sombra da Terra. As fases da lua são causadas devido a posição da lua em relação ao sol.

O período em que vemos uma parte da lua sombreada e invisível, não tem como motivo a sombra da terra, e sim porque a parte escura da lua é a metade que está de costas para o sol.

Metade da lua está sempre na sombra e a outra metade está sempre iluminada, mas percebemos diferentes fases com base na posição da lua em relação a nós.

Vejamos então a aparência da lua em cada uma de suas fases:

Lua nova: Essa é a primeira fase da lua. Ela está entre a Terra e o sol, e o lado da lua voltado para nós não recebe luz solar direta; ele é iluminado apenas pela fraca luz do sol refletida da Terra.


Lua crescente: Conforme a lua se move ao redor da Terra, o lado que podemos ver torna-se gradualmente mais iluminado pela luz solar direta.


Quarto crescente: A  lua está a 90 graus de distância do sol no céu e está semiluminada do nosso ponto de vista. Esse momento da lua é conhecido como “primeiro quarto”, pois a lua viajou cerca de um quarto do caminho ao redor da Terra.


Lua crescente: Temos então a segunda fase da lua. A área de iluminação continua a aumentar. Mais da metade da face da lua parece estar recebendo luz do sol.


Lua cheia: Classifica a terceira fase da lua. A lua está a 180 graus de distância do sol e está o mais perto possível de ser totalmente iluminada pelo sol de nossa perspectiva.

O sol, a Terra e a lua estão alinhados, mas como a órbita da lua não está exatamente no mesmo plano da órbita da Terra ao redor do sol, eles raramente formam uma linha perfeita, no entanto, quando conseguem temos um eclipse lunar quando a sombra da Terra cruza a face da lua.


Lua Minguante: Mais da metade da face da lua parece estar recebendo luz do sol, mas a quantidade está diminuindo.
Quarto minguante: A lua viajou outro quarto do caminho ao redor da Terra, em direção à posição do terceiro quarto. A luz do sol agora está iluminando na outra parte da face visível da lua.


Lua minguante: É a quarta e última fase da lua, quando menos da metade da face da lua parece estar recebendo luz do sol, e a quantidade está diminuindo. Finalmente, a lua está de volta à sua posição inicial de lua nova. Agora, a lua está entre a Terra e o Sol. Normalmente, a lua passa acima ou abaixo do sol do nosso ponto de vista, mas ocasionalmente ela passa bem na frente do sol e quando isso ocorre temos um eclipse solar. 

É possível acompanhar as fases da lua através do calendário lunar de acordo com o SKYCAL da NASA, onde podem ser encontrados horários e datas.

No mês de novembro de 2021, por exemplo, as fases da lua estiveram dispostas da seguinte forma: Lua Nova – 4 de dezembro, Lua crescente – 10 de dezembro, Lua Cheia – 18 de dezembro, Lua minguante – 26 de dezembro.

E caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo por meio de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações.

Imagem: Pexels

Compartilhar