Formas de governo: o que são e exemplos

Formas de governo - Pixabay
Formas de governo - Pixabay

Entender o conceito e quais são as formas de governo existentes é de fundamental importância para compreender a evolução da sociedade ao longo do tempo. Além disso, essa reflexão ajuda ainda a ter uma noção mais ampla sobre os modelos atuais vigentes.

O que são formas de governo?

Em síntese, as formas de governo são modelos de controle do poder dentro de uma sociedade ou nação. Esse termo está diretamente ligado ao modo de governar dos líderes; forma como esse(s) líder(es) chega(m) ao poder; concentração do controle político; distribuição dos direitos e deveres dos cidadãos; etc.

Quando se observa o Brasil, por exemplo, temos uma nação democrática, com a divisão em três poderes (executivo, legislativo e judiciário), e uma sociedade igualitária, perante as leis, e com direito à liberdade (em suas várias faces). No entanto, além da democracia, existem diversas outras formas de governo mundo afora.

Quais são as formas de governo?

Ao longo da história, as diversas nações e países do mundo já experimentaram muitas formas de governo. E muitos estudiosos já se dedicaram a estudar esses modelos, classificando-os. Nomes como Maquiavel, Montesquieu e Aristóteles são apenas alguns dos principais exemplos.

Muitas classificações, no entanto, são bastante pautadas na visão única de um ou outro estudioso, o que acaba restringindo a variedade de formatos já existentes ou ainda vigentes nos dias atuais, a depender de qual sistema considerar.

De todo modo, é possível apontar como as principais formas de governo conhecidas, a:

  • Democracia;
  • Socialismo;
  • Monarquia;
  • Aristocracia;
  • Oligarquia;
  • Ditadura militar;
  • Teocracia; e o
  • Colonialismo.

Democracia

A Democracia é uma forma de governo onde o poder emana diretamente do povo. Nela, todos os cidadãos partilham do mesmo estatuto, tendo direito a participarem da política. Assim, um aspecto bastante característico desse modelo é que o povo é livre para escolher seus governantes, através do voto, em eleições diretas ou indiretas. O Brasil, por exemplo, é um país democrático.

Outra característica que vale a pena destacar é que essa forma de governo tem como princípios básicos a liberdade (de expressão, imprensa, opinião, para o acesso à informação); e a igualdade.

Democracia - parlamento
Formas de governo – Democracia – Pixabay

Socialismo

O socialismo é uma forma de governo baseada na igualdade. Por esse motivo, ele propõe que haja uma distribuição de renda de forma igualitária, o fim da propriedade privada, uma economia planificada, a socialização de todos os meios de produção, e o proletariado com o comando do poder.

A visão geral do socialismo é a busca por uma sociedade sem classes sociais, onde os bens e as propriedades passam a pertencer a todos. Assim, o objetivo maior é extinguir as grandes diferenças sociais e econômicas existentes entre os cidadãos, isto é, a famosa divisão entre a classe pobre e a rica.

O seu principal representante na história foi a União Soviética, mas atualmente existem outros países com ideais do sistema socialista, como a China.

Monarquia

A monarquia é uma das primeiras formas de governo que a humanidade possuiu. Nesse entendimento inicial, trata-se de um modelo onde o poder político está concentrado nas mãos de uma só pessoa: o monarca. Ele é o soberano da nação.

No entanto, com o passar do tempo, esse sistema acabou ganhando muitas novas significações e formatos, como a monarquia parlamentarista, que existe atualmente em países como a Inglaterra e a Espanha. Nela, o chefe de governo realmente é o chamado primeiro-ministro. O monarca passa a ser um representante da própria unidade nacional.

Aristocracia

A Aristocracia foi uma das formas de governo que se destacaram na sociedade antiga, sendo praticada nas cidades-estado gregas. Em síntese, trata-se de um sistema onde a política era controlada por poucos, sendo esses detentores de privilégios obtidos através da linhagem.

Um ponto interessante a se destacar é que a aristocracia está intimamente ligada à monarquía, descrita no tópico acima. E um dos grandes filósofos a se dedicarem ao estudo desse sistema foi Aristóteles.

Oligarquia

Assim como a aristocracia, outra forma de governo que vale a pena mencionar é a oligarquia. Aristóteles, aliás, refere-se a esse modelo como um regime aristocrático corrompido.

Afinal, a política, dentro da oligarquia, também era controlada por poucos. No entanto, esse pequeno grupo colocava seus interesses próprios acima dos da sua nação.

Ditadura militar

Se na democracia o poder está nas mãos do povo, e há o exercício da liberdade e igualdade entre os cidadãos, os mesmos ideais não se fazem presentes na ditadura militar. Essa é uma forma de governo ditatorial, onde o poder está nas mãos de apenas um indivíduo (ou de um seleto grupo), sendo caracterizada ainda pela censura, controle estatal, ausência de eleições com a transparência necessária, e falta de liberdade.

O Brasil, aliás, na década de 60, já foi controlado por uma ditadura militar. E o mesmo vale para Cuba, de Fidel Castro.

Ditadura militar em Cuba
Che Guevara – Ditadura – Cuba – Pixabay

Teocracia

A teocracia é uma das formas de governo onde as leis são inspiradas por algum deus/deuses. Assim, os governantes são seus representantes diretos na Terra. Os faraós do Egito Antigo, e também algumas monarquias, são exemplos de modelos teocráticos. Atualmente, países como o Vaticano também contam com esse regime.

Colonialismo

O colonialismo também pode ser considerado uma forma de governo. Nesse caso, trata-se de um sistema onde a metrópole explora os recursos naturais (e controla) uma colônia, sendo essa um tipo de extensão territorial da nação dominante.

Vários países do Continente Americano, Africano e Asiático já foram colônias no passado. Esse é o caso do Brasil, colonizado pelos portugueses entre os séculos XVI e XIX, até tornar-se um país independente.

Considerações finais

São muitas as formas de governo que o mundo já conheceu. E o mais interessante a se observar sobre esses modelos, é justamente a evolução que alguns sofreram e as ramificações que surgiram ao longo dos anos.

A verdade é que há realmente várias formas de governar, e muitas maneiras de distribuir ou concentrar o poder dentro de uma nação. E a instauração de uma desses sistemas impacta profundamente os rumos que cada país, e sua comunidade, tomam daí para frente.

Fontes: thebestschoolsyourdictionaryworld101
Imagem: Pixabay

Compartilhar