Você sabe o que é pintura rupestre? Se surpreenda com essa maravilhosa arte pré-histórica!
Na história da humanidade, a pintura e as artes manuais sempre foram muito valorizadas. Assim, com certeza você conhece a Monalisa, de Da Vinci, a Noite Estrelada, de Van Gogh ou as bizarras obras de Pablo Picasso. Todavia, esses são exemplos relativamente recentes desse tipo de arte. Milênios antes disso a humanidade já produzia vários retratos do cotidiano, com povos eternizando seus costumes e tradições em paredes de pedra.
Tal movimento é chamado de pintura rupestre, uma das formas mais conhecidas de arte pré-histórica. Continue lendo para saber mais!
O que é uma pintura rupestre?
Qual imagem vem na sua mente após essa pergunta? Basicamente, a pintura rupestre é uma categoria dentro da chamada arte rupestre. Ela abrange toda pintura ou gravação em rochas, seja dentro de cavernas, em paredes, tetos ou até ao ar livre.
Apesar dos desenhos mais conhecidos serem de animais, também há pinturas rupestres representando pessoas, vegetais, ou simplesmente sem significado. Também é difícil entender a mensagem por trás delas, tendo em vista que seus criadores viveram há eras atrás.
Por fim, não há uma data certa para seu inicio, com algumas datando em 50 mil anos atrás. Já o fim do estilo aconteceu em meados de 8 mil anos antes de Cristo.
Primeira pintura rupestre descoberta
Cerca de 150 anos atrás, em uma caverna na cidade de Santillana del Mar, na Espanha, um advogado fez uma descoberta incrível. Assim, Marcelino Sanz de Sautuola havia descoberto desenhos de animais, em um estilo único e que com certeza eram bem antigos, com pelo menos alguns milênios de idade.
Todavia, muitos acusaram Sautuola de criar as pinturas, já que ninguém acreditava que haviam seres humanos inteligentes em tempos tão antigos. O mais interessante é que essas acusações não vieram de organizações religiosas ou conservadoras, mas de cientistas que defendiam a teoria da evolução!
Depois de muito estudo, não havia dúvidas: era uma arte pré-histórica. E melhor, tinham sido feitas por grupos distintos, em momentos diferentes da história humana.
Dessa forma, a caverna tornou-se um dos patrimônios mundiais da Unesco, com algumas pinturas tendo mais de 35 mil anos de idade.
A pintura pré-histórica mais antiga
Em 2021, na Indonésia, arqueólogos ficaram fascinados com um desenho de um javali na parede de uma caverna. Assim, essa caverna na ilha de Celebes ganhou ainda mais importância quando estudos mostraram a idade do javali: 45,5 mil anos!
Próximo dele, também haviam outros dois javalis, provavelmente numa luta. E o melhor é que essa pintura possui um certo nível de detalhes, mostrando que foi feita por pessoas mais desenvolvidas. Outra questão interessante é que a obra pode conter restos de DNA, importantes para mostrar como era a biologia dos humanos da época.
Mesmo antes da descoberta do Javali, Celebes já possuía a pintura rupestre mais antiga: um desenho de pessoas caçando animais com 43,9 mil anos. Assim, seus registros mostram uma época muito distante, quando os seres humanos ainda eram poucos e estava se espalhando pelo mundo.
Arte rupestre pelo mundo
Bom, como é de se imaginar, a arte pré-histórica está espalhada por todos os continentes, sendo uma das melhores formas para estimar quando o ser humano chegou em determinado local. Além disso, pesquisadores também utilizam pinturas rupestre para conhecer detalhes como os animais que eram caçados, rituais daquele povo, entre outros.
É muito interessante ver como, mesmo há milhares de anos, a criatividade humana já era gigante!
África
O berço da humanidade possui diversos locais com belas artes antigas. Assim, no Egito, por exemplo, há a incrível Caverna dos Nadadores. Ali, é possível encontrar interessantes desenhos de pessoas nadando, provavelmente em um rio das redondezas.
Todavia, o mais interessante é que a caverna fica no meio do deserto do Sahara! Dessa forma, as pinturas foram feitas há tanto tempo que nem mesmo o maior deserto do mundo existia. Maravilhoso, né?
Europa
A Europa abriga alguns dos sítios arqueológicos mais antigos do mundo. Sendo assim, não era de se esperar menos que muitas pinturas rupestres de diferentes épocas. Até hoje, a mais antiga está na Caverna Chauvet, na França.
Com algumas datando de 37 mil anos atrás, vários animais presentes lá nunca foram vistos em outros locais. Os melhores exemplos são os carnivóros da Era do Gelo: leões, leopardos, ursos e até hienas. Nenhum desses animais vive na França da atualidade, o que mostra quão antigas são as pinturas.
Assim também, os desenhos que mostram figuras mitológicas e rituais religiosos são sinais de que a caverna já foi usada como local sagrado.
América
O território americano é um dos mais férteis quando se fala de arte pré-histórica. Em praticamente todos os países é possível encontrar diferentes tipos de pintura rupestre, com idades que variam entre 2 e 10 mil anos atrás.
Assim, uma coisa que se deve levar em conta é o diferente estágio de desenvolvimento que as sociedades americanas possuíam. Por conta disso, pinturas como as encontradas no Cañon Pintado, nos Estados Unidos, são bem mais recentes que as localizadas em outros lugares do mundo.
Pintura rupestre no Brasil
Por fim, sabia que o Brasil possui a pintura rupestre mais antiga das Américas? O local de maior incidência das artes pré-históricas é o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Ali, pinturas com 17 a 25 mil anos de idade representam todo tipo de costume antigo. Há muitas imagens de caçadas, rituais e até punições.
Por isso, a região é a que abriga mais artes rupestres do mundo, sendo considerada um patrimônio mundial da Unesco e um patrimônio cultural brasileiro.
Mas não é só por lá que podemos encontrar pinturas rupestres! Vários estados também possuem sitios arqueológicos com lindos exemplares. Desse modo, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Pará são apenas alguns dos locais que se destacam nesse quesito.
Percebeu como a pintura rupestre serve como guia para a história humana? Através dela, descobrimos diversas coisas sobre povos que já se extinguiram há milênios atrás. Além disso, arte pré-histórica é um dos meios para sabermos quando o ser humano se espalhou pelo mundo e também os seus estados de desenvolvimento!
Gostou do texto? Então acompanhe nossa página aqui e nas redes sociais para muitos outros!
Fonte: Britannica – History (visual-arts-cork.com) – Travel| Smithsonian Magazine
Imagem destacada: Serra da Capivara – Several Paintings 2b – Arte rupestre – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)