Qual a importância das bactérias para o meio ambiente?

Bactérias e sua importância (Imagem: Pixabay)
Bactérias e sua importância (Imagem: Pixabay)

As bactérias são microrganismos presentes em praticamente todos os lugares do planeta, e talvez do universo. São compostas de apenas uma célula e, devido ao seu tamanho microscópico, são invisíveis ao olho humano. A importância das bactérias para o meio ambiente é grande, já que habitam tanto nosso exterior como nosso interior e são consideradas pela ciência como peça fundamental para o ecossistema terrestre. 

Existem bactérias que prejudicam a vida dos seres humanos, mas outras são essenciais para a garantia da saúde do nosso organismo, mediando determinados sistemas, como o intestino. E mesmo estas bactérias encontradas no nosso corpo podem ser prejudiciais. 

Mas então, qual é a importância das bactérias para o meio ambiente? Por que às vezes lutamos contra elas e em outras, desejamos que elas se multipliquem? Aqui você encontrará as respostas para essas e outras perguntas sobre o papel das bactérias nas nossas vidas. 

Bactérias E. coli (Imagem: Pixabay)
Bactérias E. coli (Imagem: Pixabay)

Bactérias: boas amigas

A maioria das bactérias são benéficas para os humanos, desenvolvendo papéis essenciais para que as funções do nosso organismo funcione adequadamente. Como alguns exemplos disso, podemos citar o seu papel na degradação dos alimentos que consumimos, nos ajudando a absorvê-los ou neutralizar algumas toxinas presentes nestes e que poderiam nos fazer mal. 

Além disso, são muito importantes para o nosso sistema imunológico, defendendo-nos contra infecções através de uma barreira de colônias de bactérias, impedindo a presença de patógenos invasores. Essas barreiras podem ser chamadas de microbiota humana. 

Esta microbiota está presente em todos os indivíduos, independente do seu estado de saúde. Aliás, a falta de uma microbiota em determinadas situações pode ocasionar doenças. Ainda, a composição de uma microbiota contém diversas espécies de bactérias, e cada uma tem um papel importante. 

Estima-se que um adulto médio seja colonizado por uma quantidade de bactérias equivalente a duzentas gramas, sendo a maioria oriundas do trato gastrointestinal. Essa relação dos humanos com sua microbiota bacteriana pode ser denominada como simbiótica, quando ambos os organismos envolvidos dependem um do outro e se aproveitam desta relação. 

Ecossistema e as bactérias

Mas além da importância das bactérias para os humanos, elas são essenciais para todo o ecossistema terrestre e aquático, é possível afirmar que tudo depende fortemente da atividade destes microrganismos. Sem as bactérias não seria possível que a ciclagem de nutrientes como carbono, nitrogênio e enxofre seja completada, já que elas trabalham incessantemente nestes processos. 

Pode parecer que para os humanos essa atividade bacteriana não seja significativa, mas pensando no processo de decomposição, que consome carbono orgânico, não haveria a transformação em produto dióxido de carbono. Se retomarmos a fotossíntese das plantas, vemos que o dióxido de carbono é um elemento essencial. 

Ainda, as bactérias ajudam a fortalecer o solo com nitrogênio, pensando que as plantas não são capazes de consumir o nitrogênio disponível no ar. Mas produtos menores como nitratos e nitritos são melhor absorvidos pelas plantas, e são justamente as bactérias que fazem o metabolismo do nitrogênio. Assim, sem as bactérias, não haveria dióxido de carbono ou nitrogênio no ar, por conseguinte não haveriam plantas, nem alimentos para os seres humanos e outros animais. 

Bactérias e o ecossistema (Imagem: Pixabay)
Bactérias e o ecossistema (Imagem: Pixabay)

Bactérias maléficas

É claro que a presença das bactérias em locais que necessitam delas é muito bem vindo, mas então por que existem os antibióticos? Os medicamentos antibióticos são substâncias que matam ou degradam as bactérias, e que ajudam nosso sistema imunológico a combatê-las quando somos infectados. E apenas desejamos acabar com as bactérias quando estas se encontram em locais em que não deveriam, sendo patógenos para o nosso organismo. 

Vimos que as bactérias estão em todos os lugares, mas quando elas migram e passam a colonizar locais onde não fazem parte da microbiota, elas passam a causar malefícios ao nosso organismo, através de mudanças. Em sua maioria, as mudanças causadas pela presença das bactérias vem das toxinas, ou produtos, que elas liberam quando metabolizam determinados compostos químicos. 

Um exemplo prático disso é a infecção bacteriana do trato urinário. Na grande maioria das vezes, a espécie de bactéria envolvida nesta infecção é chamada de E. coli. No organismo humano, essa bactéria é essencial para o bom funcionamento do trato gastrointestinal, mas quando ela passa a habitar o trato urinário, desregula a microbiota local e causa uma grave infecção. 

Assim, nos casos de infecção bacteriana, são utilizados antibióticos para que essas bactérias deixem de existir onde não deviam. Mas nem tudo são flores, e os antibióticos também afetam as outras colônias de bactérias presentes no nosso organismo. Por isso, antes de utilizar qualquer medicamento antibiótico, é necessário ter recomendação médica. 

Conclusão

As bactérias são microrganismos compostos por apenas uma célula e que estão envolta de todos os seres vivos. São fundamentais para que alguns processos bioquímicos do ecossistema terrestre ocorram perfeitamente, e sua ausência poderia causar grandes prejuízos à existência da vida humana. Contudo, são maléficas, mas apenas em casos onde migram para um local onde não são originárias e desregulam a microbiota local. 

Fontes: ReAct Science News ExploreUCPM Barkley

Compartilhar