Quais são os 10 livros mais vendidos do mundo?

Homem lendo livro
Homem lendo um livros com luzes saindo dele Fonte: Canva Photos

Apesar do mundo ter se tornada cada vez mais tecnológicos, os livros, sejam os físicos ou os e-books, nunca deixaram de ser um grande atrativo para aqueles que gostam de mergulhar em um mundo novo e inovador. Há alguns livros que marcaram tanto a história que foram escritos há séculos, mas continuam na lista dos mais vendidos do mundo. Ficou curioso? Então conheça-os a seguir.

Os 10 livros mais vendidos do mundo

Livro aberto com um óculos
Livro aberto com um óculos em cima. Fonte: Pixabay

Preparamos uma lista especial para você leitor que quer descobrir os dez livros mais vendidos em toda a história mundial. No entanto, antes disso, vale ressaltar que essa lista foi baseada no número aproximado de vendas de cada livro.

Além disso, vale ressaltar que deixamos de fora os livros religiosos, como a Bíblia e o Alcorão, e dicionários, nos concentrando apenas nos mundos fantasiosos que os livros de ficção nos proporcionam. Continue a leitura e descubra quais foram as obras literárias que conquistaram milhões de fãs no mundo todo!

10- Ela: A Feiticeira, H. Rider Haggard

Mulher misteriosa
Mulher misteriosa. Fonte: Pixabay

Lançado em 1886 o livro Ela: A Feiticeira foi uma das primeiras obras literárias a alcançar um vasto público popular, vendendo mais de 87 milhões de cópias em todo mundo. Dando origem ao ideal de “Mundo Perdido”, que foi usado anos mais tarde em inúmeros livros de aventura, Ela: A Feiticeira conta a história de um pai e do seu filho adotivo em busca de uma cidade perdida.

Tudo começa com a morte repentina e misteriosa de Vincey, que antes de partir pede para seu velho amigo, o professor vitoriano Horace Holly, cuidar do seu filho, Leo, e de uma caixa com cadeado que, a pedido de Vincey, só pode ser aberta quando Leo fizer 25 anos. Apesar de surpreso, Horace concorda e cumpre sua promessa.

Quando Leo completa 25 anos Horace abre a caixa junto com ele e acabam descobrindo um objeto que os levam a uma aventura no interior da África em busca da verdade não contada por Vincey. Lá eles descobrem a poderosa “Ela”, uma mulher imortal que governa o local e esconde, atrás de uma beleza extraordinária, um grande poder e crueldade.

9- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, C.S. Lewis

Leão na floresta com céu nublado e avermelhado
Leão na floresta. Fonte: Pixabay

Ao ler o título desse livro você provavelmente o achou familiar ou até mesmo pensou em uma franquia de filmes que ganhou o mundo. Se sim você não está errado pois o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, publicado em 1950, foi adaptado para o cinema com o título As Crônicas de Nárnia.

A história, que se desenrola em uma série de sete livros começa quando os quatro irmãos, Lucy, Edmund, Suzan e Peter são obrigados a evacuar para uma casa de campo para fugir do caos gerado pela 2ª Guerra Mundial. O que eles não contavam era que um simples guarda-roupa esconderia um novo mundo no qual, diferente do que imaginavam, eles terão que se envolver em outra guerra.

Com mais de 85 milhões de cópias vendidas, esse primeiro livro da série garantiu sua marca no mundo literário, assim como o filme marcou as telas de cinema fazendo com que todos se encantassem com o fantasioso e incrível mundo de Nárnia.

8- E não sobrou nenhum, Agatha Christie

Investigador com lupa
Um investigador com uma lupa em homenagem a Agatha Christie. Fonte: Canva Photos

Saindo do mundo aventureiro vamos direto para o suspense e mistério daquela que muito conhecem com a Rainha do Crime, Agatha Christie. Lançado em 1939, o livro E Não Sobrou Nenhum é considerado um dos melhores romances de suspense de todos os tempos, mesmo se passando tantas décadas.

Dez pessoas diferentes de origens distintas são convidadas para uma ilha pelo Sr. ou Srª Owen, um indivíduo que ninguém conhece e nem sabe a verdadeira identidade. Ao chegarem lá essas dez pessoas são encaminhadas para o seu quarto, onde cada um encontra uma cópia de um poema sobre 10 soldados. Além disso, eles percebem que há um conjunto de porcelana com 10 soldadinhos.

Como se o mistério não fosse o suficiente, um dos convidados é assassinado e, junto com o ocorrido, um soldadinho de porcelana desaparece. Assim se inicia uma série de assassinatos na ilha que, aparentemente, só possui essas 10 pessoas. A única pergunta que fica é “Quem é o assassino?”.

7- O Sonho da Câmara Vermelha, Cao Xueqin

Monumento chinês
Monumentos chineses clássicos. Fonte: Canva Photo

Pulando do Ocidente para o Oriente, temos um livro membro dos Quatro Grandes Romances Clássicos da China. Considerada uma obra semi-autobiográfica, Cao Xueqin a disponibilizou para o mundo em 1791 e revolucionou a China de uma maneira impactante, tanto que até hoje a obra vem sendo estudada a analisada.

O Sonho da Câmara Vermelha, que vendeu mais de 100 milhões de cópias, conta a história da ascensão e queda de uma família durante a dinastia Qing. Com mais de 400 personagens, sendo sua maioria mulheres, essa obra abriu um novo horizonte para a visão das mulheres na sociedade chinesa, sendo um dos primeiros livros a realizar tal feito.

Essa obra riquíssima ainda auxiliou no estudo da linguística chinesa, já que por ter sido escrito em um dialeto de Pequim ao invés do clássico chinês foi utilizado para estabelecer e estudar o vocabulário do mandarim de Pequim.   

6- O Hobbit, J.R.R. Tolkien

Floresta sombria e misteriosa
Floresta misteriosa. Fonte: Pixabay

Publicado em 1937 pelo amigo íntimo de C.S. Lewis, J.R.R Tolkien, o livro O Hobbit é uma verdadeira viagem para um mundo diferente com criaturas jamais vistas e totalmente inusitadas. Na Terra Média,  Bilbo Bolseiro, da raça Hobbit, sempre viveu uma vida tranquila e pacata até um grupo de 13 anões surgir em sua porta e o convidar para uma intensa missão.

Os anões pressionam Bilbo a caminhar pelo deserto e os ajudar a recuperar o reino sob a Montanha Solitária, lar ancestral deles. Bilbo aceita a aventura e começa uma trajetória no qual vai lidar com guerras, dragões e gigantes e descobrirá uma parte sua que jamais imaginaria existir. Com mais de 100 milhões de exemplares vendidos essa incrível obra é a primeira de uma trilogia, que ocorre nos pré-tempos do grande ‘Senhor dos Anéis’.

5- Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling

Um boneco do Harry Potter e um livro
Um boneco do Harry Potter em cima do livro. Fonte: Pixabay

Chegando no Top 5 temos um dos livros da aclamada série Harry Potter, que não poderia ficar de fora. Com 120 milhões de cópias vendias e traduzidas em 80 idiomas, Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro da série com sete obras que chegaram, inclusive, nas telas de cinema.

Nele é apresentado o querido Harry Potter, com o seu clássico sinal na testa, os amigos Ron e Hermione, a escola de bruxos, o professor Dumbledore e Lord Voldemort. Morando com seus tios abusivos, o órfão Harry descobre, aos 10 anos, que é bruxo e é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.. Harry, então, acaba descobrindo a verdade sobre seus pais e inicia uma grande aventura, fazendo grandes amizades, mas também grandes inimigos. 

4- O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Personagens principais do livro sentado lado a lado
Um homem e uma raposa sentado lado a lado. Fonte: Pixabay

Encantando crianças e adultos desde o seu lançamento em 1943, O Pequeno Príncipe vendeu mais de 140 milhões de cópias, sendo traduzido para 300 idiomas e dialetos ao redor do mundo. A história, contada em primeira pessoa, mostra Saint-Exupéry, uma criança que sempre foi apaixonada por desenhos, mas foi desencorajada pelos adultos que o observavam com desânimo.

Ao se sentir assim Saint-Exupéry decide abandonar totalmente a ideia de virar um artista e se tornar um piloto de avião. O que ele não esperava era que, já adulto, ele sofreria um acidente de avião no Saara e encontraria O Príncipe, um menino que quer que Saint-Exupéry desenhe para ele. O Príncipe logo revela ao piloto que é de outro mundo e começa a contar suas aventuras pelo universo.

3- O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

Personagem do livro Senhor dos Anéis
Personagem Gollum. Fonte: Pixabay

Com cerca de 150 milhões de exemplares vendidos, a história de O Senhor dos Anéis começa em O Hobbit, no entanto seu personagem principal muda, já que a narrativa se passa em algum tempo depois, mas na mesma Terra Média.

Nesse livro temos mais uma aventura, no entanto, dessa vez o protagonista é Frodo, que embarca em uma missão para destruir um anel mágico que pode fazer um verdadeiro estrago caso caia nas mãos erradas. Para isso Frodo conta com a ajuda de diversas criaturas da Terra Média, que formam a Sociedade do Anel.

2- Um Conto de Duas Cidades, Charles Dickens

Livros do Charles Dickens
Livros do Charles Dickens. Fonte: Pixabay

Estima-se que mais de 200 milhões de cópias de Um Conto de Duas Cidade foram vendidas no mundo desde sua publicação em 1859. Mais de 150 de seu lançamento, esse livro ainda é admirado pelos leitores espalhados pelos quatro cantos do planeta.

A princípio o livro parece ter uma narrativa simples, mas ele adentra nas lutas de classes que culminaram na tão famosa e importante Revolução Francesa. O romance se divide em três partes que acompanham o antes e o durante da Revolução. Nele é possível observar toda a brutalidade ocorrida nessa época sem deixar de lado a luta à frente de tudo isso.

1- Dom Quixote, Miguel de Cervantes

Dom Quixote e Sancho Panza cavalgando
Dom Quixote e Sancho Panza. Fonte: Canva Photo

Por fim temos o nosso Top 1 com nada mais nada menos do que 500 milhões de exemplares vendidos mundo a fora. Lançado entre 1605 e 1615 esse romance espanhol é dividido em duas partes e narra a história de Alonso Quixano, um membro da nobreza espanhola que, aos 50 anos, se cansa da sua vida mansa e decide se tornar um bravo cavaleiro errante que promete proteger os indefesos e lutar contra o mal.

Apesar de toda a determinação, Alonso fracassa em sua primeira missão e volta correndo para casa. Ele, então, arma um plano melhor, convida seu camponês Sancho Panza para ser seu fiel escudeiro e muda o nome para Dom Quixote. Dessa forma, ele sai novamente para viver o sonho que está determinado a realizar.

O Poder dos livros

Páginas de um livro no formato de coração
Livro aberto com páginas em formato de coração. Fonte: Pixabay

Os livros podem narrar as histórias mais mirabolantes do mundo, que fazem nossa mente viajar para um outro lugar ou, até mesmo, um outro universo. Mas, além disso, os livros podem ensinar grandes lições de vida, como coragem, verdade, amor, fidelidade, entre outros.

Os 10 livros mais vendidos no mundo marcaram e continuam deixando sua marca no mundo. Apesar de alguns terem mais de um século de idade, suas histórias ainda dialogam com a sociedade e transformam, de alguma forma, a vida de quem os leem.


LEIA TAMBÉM

Compartilhar