Conhecer os maiores animais do mundo é um assunto que fascina as pessoas desde crianças e se mantém como um assunto interessante quando crescem. Isso porque, eles impressionam com a sua presença e o seu tamanho gigantesco.
Eles existem desde as profundezas do oceano até as vastas extensões do céu e essas criaturas extraordinárias despertam a admiração e a curiosidade de todos. Então, no artigo, estão alguns deles, com suas características notáveis e a importância que eles têm em seus ecossistemas.
1. Baleia Azul está entre os maiores animais do mundo
A Baleia Azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do planeta, porque chega a comprimentos de até 33,5 metros e pesa cerca de 180 toneladas. Por isso, essas majestosas criaturas marítimas têm corpos esbeltos e se alimentam principalmente de pequenos crustáceos, que se chamam krill.
Qual a comparação de seu tamanho?
Hoje a Baleia Azul não é apenas o maior animal aquático, mas o maior entre os maiores animais do mundo. No entanto, está ameaçado de extinção devido à sua caça indiscriminada em algumas partes do mundo. Assim, ela é tão imensa que em comparação pode se equivaler a monumentos imensos como:
- equivale à altura de um prédio de 10 andares.
- seu peso é o mesmo que a soma de cerca 150 carros do tipo popular.
- o tamanho é um pouco menor que um avião Airbus A320.
- seu peso é equivalente a três Airbus A320 vazios.
Ela possui um papel vital no oceânico, porque ajuda a manter o equilíbrio populacional de várias espécies de presas. Além disso, serve como fonte de alimento para outros animais marinhos.
2. Tubarão-Baleia: um gigante dos mares
O Tubarão-Baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe e um dos maiores animais do mundo, com tamanho que podem chegar a 20 metros e seu peso pode chegar a 13 toneladas. Mas, apesar de seu tamanho, eles são criaturas dóceis e seu principal alimento são:
- plâncton;
- crustáceos;
- pequenos peixes.
Eles são encontrados quase sempre em águas tropicais e são essenciais para a saúde dos recifes de coral, já que ajudam a controlar a população de peixes menores. No entanto, vale dizer, que é raro se encontrar os gigantes e o mais comum que sejam identificados indivíduos com cerca de 9 metros.
O Tubarão-Baleia é um dos maiores animais do mundo e nada próximo à superfície. Assim, eles sugam tudo o que vem pela frente, filtrando aquilo que lhes interessa para se alimentar, o que auxilia seu bioma.
3. Elefante Africano: um dos maiores animais terrestres
O Elefante Africano (Loxodonta africana) é o maior mamífero terrestre nos dias atuais, com machos adultos que atingem a altura de até 4 metros e pesam até 11 toneladas. Dessa forma, esses bichos possuem uma estrutura social complexa, porque vivem em grupos liderados por uma fêmea mais velha, que é chamada de matriarca e é um dos animais mais pesados do mundo.
Elefantes africanos tem um papel crucial na dispersão de sementes e na modificação de paisagens. Por isso, ele contribui para a biodiversidade dos ecossistemas em que vivem e é chamado de gigante da terra.
Qual o maior da espécie?
O maior indivíduo já catalogado pesava 11 toneladas e tinha quase 4 metros de altura, o que garante sua vaga na lista dos maiores animais do mundo. Mas, infelizmente esse animal morreu a tiros, dado por caçadores, e seu corpo empalhado está exposto no Museu de História Natural de Washington desde 1959. Assim, por causa desse grande interesse na caça, hoje essa espécie encontra-se ameaçada de extinção.
4. Girafa: o animal mais alto animal terrestre hoje em dia
A Girafa (Giraffa camelopardalis) é o animal terrestre mais alto do mundo, com pescoços longos e pernas altas, atingindo alturas de até 6 metros. Além disso, elas também possuem uma língua de cerca de 45 centímetros de comprimento, que usam para se alimentar das folhas das árvores.
Esses bichos são herbívoros e habitam as savanas da África, onde têm um papel importante na dispersão de sementes e na manutenção da vegetação. Então, em termos de altura, ela lidera toda a lista, já que nasce com surpreendentes 2 metros de altura.
Na fase adulta, uma girafa da espécie atinge quase 6 metros, que equivale à altura de um sobrado. No entanto, também estão ameaçados, pela caça e também pelo desaparecimento de seu habitat, que ocorre por conta do desmatamento.
5. Anta: o maior mamífero terrestre do Brasil
No Brasil, há um dos maiores animais do mundo, que é a anta-brasileira (Tapirus terrestris), o indivíduo adulto pode chegar a 300 kg e 2,5 m de comprimento. Dessa forma, nenhum outro mamífero terrestre é tão grande e pesado quanto ela no país.
Sua alimentação se baseia em folhas e frutos, com um comportamento dócil na maioria das ocasiões. Além disso, ela também existe em outros países como:
- Paraguai;
- Colômbia;
- Venezuela;
- Argentina.
Sua caça predatória, faz com que a anta esteja em risco de extinção. Por isso, mesmo que seja um animal que se encontra em todo país, é mais fácil encontrá-la no Pantanal, na Amazônia e na Mata Atlântica.
6. Avestruz: a maior ave do mundo
Hoje a avestruz (Struthio camelus) é a maior ave que existem, ela é tida como terrestre e pode chegar a 2 metros de altura e seu peso costuma variar entre 90 e 130 kg. Assim, são herbívoros que comem cerca de 3,5 kg de alimentos todo dia e podem ficar sem beber água durante vários dias.
As avestruzes são um dos maiores animais do mundo, com origem em algumas regiões do mundo, como o sudoeste da Ásia e a Península Arábica. Então, devido à caça predatória, que ocorre por conta do seu couro que é bastante valioso, hoje só é possível encontrar avestruzes na natureza apenas nas zonas mais secas da África Subsaariana.
7. Ostraceiro Gigante é um dos maiores animais do mundo
Mais uma grande ave que existe é o Ostraceiro Gigante (Haematopus ostralegus) que se encontra principalmente na Europa e na Ásia. Dessa forma, a espécie é conhecida por ter asas longas e uma envergadura que pode chegar até 2,4 metros.
Os ostraceiros gigantes se alimentam de moluscos e invertebrados marinhos e por isso ajudam a controlar as populações dessas espécies. Por isso, tem um papel fundamental para a manutenção dos ecossistemas de litorais e costas.
8. Crocodilo Marinho: o maior réptil
O Crocodilo Marinho (Crocodylus porosus) é o maior réptil do mundo e por isso faz parte da lista de um dos maiores animais do mundo, que pode ser encontrado nas regiões costeiras do sudeste da Ásia e do norte da Austrália. Assim, esses bichos podem atingir comprimentos de até 7 metros e pesar mais de uma tonelada.
Eles são ótimos predadores e desempenham um papel crucial na regulação das populações de peixes e outros animais aquáticos em seus habitats. Portanto, seu maior diferencial é a habilidade de sobreviver no mar, na água salgada e são uns dos animais mais agressivos do mundo.
Onde se encontra o crocodilo?
Esses animais carnívoros são encontrados nas águas costeiras, rios, estuários e pântanos em regiões próximas aos Oceanos Pacífico e Índico. Dessa forma, são conhecidos por serem exímios nadadores, e não é incomum se aviste eles bem longe da terra.
9. Hipopótamo: grandes mamíferos
O hipopótamo (Hippopotamus amphibius) é um dos maiores animais do mundo. Isso porque, são muito volumosos e pesados, onde os machos adultos podem atingir um comprimento de cerca de 5 metros e pesar entre 1.500 e 3.200 kg, enquanto as fêmeas são um pouco menores.
Como é a sua estética?
Eles são animais semi-aquáticos encontrados em várias regiões da África. Assim, têm corpos robustos, pele grossa e pernas curtas, com focinhos largos e grandes narinas que ficam no topo da cabeça para facilitar a respiração enquanto estão parcialmente submersos na água. Além disso, possuem mandíbulas poderosas e dentes afiados, o que os torna animais perigosos.
Apesar de sua aparência pesada e lenta, eles são ágeis na água e podem se mover bem rápido quando necessário. Portanto, são ótimos nadadores e passam grande parte do tempo em rios, lagos e pântanos, onde se refrescam e se alimentam. Mas, a noite, saem da água em busca de vegetação terrestre para se alimentar.
Sua presença é vital para os ecossistemas aquáticos da África. Então, embora sejam animais fascinantes, é bom lembrar que são animais selvagens e devem ser tratados com respeito e cautela.
10. Rinoceronte é um dos maiores animais do mundo
O Rinoceronte é outro exemplo de entre os maiores animais do mundo. Dessa forma, existem cinco espécies desse tipo de bicho e elas têm diferentes características entre si, assim são:
- Branco (Ceratotherium simum);
- Negro (Diceros bicornis);
- Indiano (Rhinoceros unicornis);
- De-Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis);
- De-java (Rhinoceros sondaicus).
No meio dessas espécies, o rinoceronte-branco é o maior e mais pesado, com comprimentos que variam entre 3,5 e 4,5 metros e pesos que podem atingir até 2,5 toneladas. Assim, sua característica distintiva é a sua boca larga, adaptada para pastar grandes quantidades de grama.
Ele tem uma aparência rústica e há estudos que dizem que a espécie é uma das mais antigas hoje em dia. Por isso, ele pode ser um potencial entre os animais que poderiam sobreviver a um apocalipse.
Qual a cor do rinoceronte-branco?
Mesmo com o nome de Rinoceronte-branco, a sua cor, na verdade, varia entre cinza a marrom. Então, eles desempenham um papel importante nos ecossistemas em que vivem e têm um impacto significativo na estrutura e no equilíbrio dos ecossistemas porque são herbívoros e ajudam a controlar o crescimento das plantas.
Infelizmente, todas as espécies de rinocerontes tem ameaças de extinção devido à caça ilegal e à perda de habitat. Isso porque, o comércio de seus chifres, são muito valorizados em alguns mercados, o que põe em risco a existência de um dos maiores animais do mundo.
11. Urso-polar: maior carnívoro do mundo
O Ursus maritimus, popularmente conhecido como urso-polar ou urso-branco, é um animal solitário que vive no círculo polar Ártico, que passa por lugares como Alasca, norte do Canadá, Groenlândia e Rússia. Um macho adulto desta espécie pode chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar 800 kg! Incrível, não é mesmo?
Mas não dá para falar dos ursos-polares sem lembrar que esses animais estão entre os que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global. Trata-se de uma situação dramática. Com o derretimento das calotas polares, esses grandes carnívoros vêm perdendo seu habitat natural e, literalmente, morrendo de fome.
12. Lula-colossal: o maior invertebrado do mundo
A lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni), pode atingir 14 metros de comprimento (somados os tentáculos e a cabeça), pesar até meia tonelada e seus olhos medem 25 cm de diâmetros, o que os torna o maior do reino animal. Por isso, é um dos maiores animais do mundo dentre os invertebrados.
13. Águia Harpia é um dos maiores animais do mundo
Entre os grandes animais, a Águia Harpia (Harpia harpyja) é uma das maiores aves de rapina do mundo, encontrada nas florestas tropicais da América Central e do Sul. Assim, tem impressionantes envergadura de até 2,5 metros e também são ótimos animais polinizadores, porque voam grandes distâncias.
Um de seus maiores destaques é que podem capturar presas tão grandes como macacos e preguiças. Portanto, sua presença é um indicador da saúde das florestas tropicais e sua conservação é essencial para a manutenção desses ecossistemas.
14. Pelagornis sandersi: a maior ave que já existiu
A Pelagornis sandersi é a maior ave que já existiu no planeta, há cerca de 24 milhões de anos. Então, pelo que se sabe, ela tinha asas longas e podia planar por grandes distâncias.
Os fósseis dessa ave foram encontrados em 1983 nos EUA e o tamanho impressionou. Isso porque, possuíam 7 metros entre as pontas das asas, o que a tornava um dos maiores animais do mundo.
15. Patagotitan mayorum: o maior animal que já existiu
O de maior entre todos os animais é ocupado por uma nova espécie de dinossauro, o Patagotitan mayorum. Assim, os ossos fossilizados descobertos por acaso na região da Patagônia, em 2014, pertenceram a um animal que viveu há mais de 100 milhões de anos e media mais de 36 metros de comprimento.
16. Salamandra-gigante-da-china: o maior anfíbio do mundo
Há três tipos de salamandra-gigantes que vivem na região da China. Então, são os maiores anfíbios do mundo porque podem atingir até 2 metros de comprimento e superar os 45 kg.
Ela é nativa da região sul da China, mas hoje está ameaçada de extinção por conta da caça e da perda de seu habitat. Por isso, é um bicho que precisa ter o máximo de cuidados para não deixar de existir.
Fonte: Maiores e Melhores; Vida de Bicho; CanalTech.