Recentemente, a NASA, agência espacial do governo dos Estados Unidos, anunciou a Missão Artemis. A agência promete ser uma das missões mais bem sucedidas que o mundo todo já viu, com avanços muito significativos em relação ao estudo do espaço e da Lua.
Serão empregadas tecnologias inovadoras para explorar muito mais sobre esse ambiente pouquíssimo conhecido pelos seres humanos. E essa missão será apenas a primeira de uma série de missões espaciais com um objetivo muito maior: levar o homem à Marte.
Se interessou por esse assunto e quer saber muito mais sobre a Missão Artemis? Então venha conferir quais são os objetivos, as etapas e a importância dessa missão espacial que já está acontecendo. Descubra por que o homem quer tanto conseguir se estabelecer na Lua e como isso vai ajudar a chegar ao planeta vermelho.
A Missão Artemis
O Programa Artemis, que originou a Missão Artemis, foi divulgado durante o governo de Donald Trump, no ano de 2017. Mas alguns componentes da missão já estavam prontos muito antes dessa data, pois foram desenvolvidos em outros programas espaciais e agora estão sendo realocados.
Com um custo estimado em trinta e cinco bilhões de dólares americanos, a Missão Artemis é um projeto para exploração robótica e humana da Lua, que está sendo liderado pela Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço, também conhecida como NASA. E além desta, outras três agências espaciais, ESA, JAXA e CSA, se juntaram à proposta e estão contribuindo para que todas as etapas da missão espacial sejam concluídas.
Todas essas agências espaciais e outras iniciativas privadas estão reunidas através do Acordo Artemis, que foi assinado por vinte e um países no mês de Julho de 2022. Para que a Missão Artemis seja consolidada, além de diversas etapas, componentes tecnológicos serão empregados. São eles o Sistema de Lançamento Espacial, a espaçonave Orion, a Estação Espacial Lunar Gateway e os Sistemas de Pouso Humano.
Objetivos da Missão Artemis
O homem sempre sonhou em alcançar o espaço, e essa conquista já foi realizada no século passado, com a ida dos primeiros astronautas à Lua. Mas os sonhos sempre se tornam ainda maiores quando alcançados, e por isso a Missão Artemis foi criada. O objetivo central dessa missão espacial, comandada pela NASA e financiada por diversas iniciativas, públicas e privadas, é fazer com que o ser humano consiga habitar a Lua.
Além disso, o estudo do solo lunar e a busca por novas descobertas científicas também são objetivos a serem alcançados com essa missão espacial. Espera-se que também sejam descobertos benefícios econômicos e que a missão toda sirva como inspiração para as novas gerações de exploradores, assim como a Missão Apollo 17.
A participação de outros países com contribuições que tornem cada etapa da missão possível também é almejada pela NASA. Espera-se que os vínculos dos Estados Unidos da América possa criar uma aliança global que auxilie na exploração do espaço profundo, visando o benefício global. Para isso, os países que se interessarem podem contribuir com recursos materiais e humanos, e financiar a Missão que está em sua primeira etapa.
Aliás, quais serão as etapas da Missão Artemis? Como ela vai levar o homem a Marte? Bom, veremos, a seguir, as respostas para essas questões. Continue lendo este artigo!
Etapas da missão
A Missão Artemis já está em andamento desde o mês de Novembro de 2022, com a sua primeira etapa colocada em prática. Esta consiste na realização de teste de voo sem tripulantes. Para substituí-los, manequins foram colocados a bordo da nave espacial Orion, e através do Sistema de Lançamento Espacial ficaram na órbita da Lua.
O lançamento ocorreu com muito sucesso, no dia 16 de Novembro, diretamente do Kennedy Space Center. Esta primeira etapa visa realizar testes, principalmente do escudo térmico da espaçonave, para que as próximas etapas da Missão Artemis, e o envio de seres humanos ao espaço e à Lua, sejam possíveis.
A segunda etapa está programada para acontecer em maio de 2024, sendo a primeira etapa da missão que será tripulada. O objetivo é que a espaçonave Orion, junto aos astronautas empregados na missão, sobrevoem a órbita lunar e retornem à Terra. Esta será a primeira missão tripulada que realizará uma viagem além da órbita da Terra, desde a Missão Apollo 17.
A terceira etapa consistirá na viagem tripulada com pouso em solo lunar, sendo o primeiro voo tripulado do módulo de pouco Starship HLS. Esta etapa está programada para acontecer no ano de 2025, sendo a segunda etapa da Missão Artemis com tripulação e o primeiro pouso lunar. Além disso, com um marco histórico, a primeira mulher e pessoa de cor a pisar na Lua será uma das integrantes da tripulação.
A quarta e última etapa da Missão Artemis consistirá no lançamento de um foguete, tripulado por quatro astronautas com direção à Lua para a construção da Estação Espacial Lunar Gateway. Esta será uma missão de vários dias, mas que ainda não possui data para ser lançada.
Relevância para a ciência
A Missão Artemis é muito promissora quando pensamos em avanços tecnológicos e descobertas científicas. Será aproveitado mais de 50 anos de experiência em exploração para que a Lua e o espaço voltem a ser estudados como na época do lançamento da Apollo 17.
Espera-se que, a longo prazo, a missão gerar oportunidades econômicas para o mundo todo, criando uma economia lunar que alimentará a criação de novas indústrias. Tudo isso resultará no crescimento da empregabilidade e da qualificação das pessoas para que elas se tornem trabalhadores na Lua. Ainda, esta será a primeira vez que a Lua será explorada e estudada detalhadamente, e assim, novidades podem surgir ao longo do percurso.
Considerações finais
A Missão Artemis é composta de quatro etapas principais que levam a um só objetivo: possibilitar a habitação da Lua. Grandes investimentos estão sendo realizados para que essa missão aconteça, sendo liderados pela NASA, junto a outros 20 países que assinaram o Acordo Artemis e estão empenhados em alcançar o solo lunar e fazer de lá um novo lar.