Os animais marinhos mais rápidos do mundo são criaturas impressionantes, com habilidades de nado insuperáveis. Mover-se dentro d’água é bem mais difícil do que fora dela, pois a água é mais densa que o ar, o que significa que há mais moléculas de água num espaço do que se teria de moléculas de ar ali, no mesmo espaço e sob a mesma pressão.
Quando um objeto tenta se mover através dessas moléculas, a fricção dificulta o movimento, tornando-o mais lento. Além disso, a água salgada, encontrada nos oceanos terrestres, é mais densa que a água doce, o que torna o nado ainda mais difícil. É por isso que os animais marinhos que precisam se mover velozmente possuem corpos finos e longos, com um formato de torpedo.
Essa forma reduz a quantidade de fricção que ocorre durante o movimento, dando-lhes velocidade.
Conheça abaixo os animais marinhos mais rápidos do mundo.
Animais marinhos mais rápidos do mundo
10. Orca – 51 km/h
A orca é um dos animais marinhos mais rápidos do mundo, e também é conhecida como a “baleia assassina”. Os machos são maiores que as fêmeas, e é possível identificá-los na água por sua barbatana dorsal, que é alta e ereta, enquanto a das fêmeas é levemente curvada.
Sua cabeça é ampla e redonda, e ela tem uma grande boca, com dentes afiados. Possui nadadeiras largas em comparação ao corpo, e prefere águas mais frias, perto da costa.
Estão presentes do Oceano Ártico até o Caribe e o Golfo do México. Outras populações estão no Oceano Pacífico e em torno do equador.
9. Peixe-voador – 56 km/h
O peixe-voador não voa de fato, mas saltam na água e conseguem planar por algum tempo, alcançando 56 km/h. Algumas vezes eles saltam tão alto que acabam caindo em embarcações. Há 23 espécies de peixe-voador.
Eles possuem um corpo em forma de torpedo, que os ajuda a se mover rapidamente, barbatanas peitorais e pélvicas, além de dorsais e anal. As barbatanas peitorais são enormes, e permitem que o peixe plane acima da superfície.
8. Tubarão-mako – 64 km/h
Um dos animais marinhos mais rápidos do mundo, o tubarão-mako é um peixe veloz e poderoso, que infelizmente encontra-se sob risco de extinção. Há duas espécies desse tipo de tubarão, que tem parentesco com o grande tubarão branco, ainda que seja um pouco menor.
Ambas as espécies têm um formato de torpedo, com uma coloração azul-metálico na parte superior e branca na inferior. Uma tem barbatanas peitorais mais longas do que a outra, com olhos muito maiores. Ambas possuem uma boca cheia de dentes afiados.
O de barbatanas mais curtas pode ser encontrado ao redor do mundo, em mares temperados e tropicais, enquanto o de barbatanas longas prefere as águas quentes na Corrente do Golfo.
7. Peixe bonito 64 km/h
O bonito é um peixe pequeno, mas capaz de atingir velocidades de 64 km/h, sendo um dos animais marinhos mais rápidos do mundo. Há uma espécie no Atlântico e no Pacífico.
O bonito do Atlântico tem um metro de comprimento e seu corpo, prateado embaixo e azul em cima, é comprido e comprimido. É encontrado perto da superfície de mares temperados e tropicais e perto da costa. É um peixe migratório presente da Nova Escócia à Flórida e ao Golfo do México e às vezes é encontrado no sul da Argentina.
O bonito do Pacífico tem a mesma constituição, mas tem listras nas costas e é encontrado do norte do Chile até o Golfo do Alasca.
6. Atum-rabilho – 69 km/h
O atum-rabilho é um peixe de sangue quente, assim como todos os atuns, ainda que o aquecimento do seu sangue seja excepcional. É uma das razões que o torna tão veloz, alcançando 69 km/h, sendo um dos animais marinhos mais rápidos do mundo.
Um atum rabilho adulto pode ter entre 2,5 e 2,5 metros de comprimento e é um peixe poderoso, podendo lutar por dias e viver até os 50 anos. Uma fêmea de atum-rabilho pode produzir 30 milhões de ovos por vez.
5. Baleia-piloto – 75 km/h
Assim como a orca, a baleia-piloto na verdade é um grande golfinho, capaz de alcançar 75 km/h. O animal, além de veloz, é também muito inteligente, além de ser muito sociável. Sua conservação ainda não é preocupante, mas ele é frequentemente apanhado em redes para fins comerciais.
4. Albacora – 80 km/h
Assim como o atum-rabilho, a albacora, que também é um tipo de atum, tem o sangue quente, ainda que seu sistema circulatório não seja tão eficiente quanto o do parente. Ainda assim, ele alcança até 80 km/h.
Possui barbatanas anal e dorsal muito longas e curvas, que são amarelas. Ele também tem barbatanas amarelas na haste de sua cauda, ou pedúnculo caudal. É escuro, azul brilhante na parte superior e prateado na barriga, e a barriga é listrada.
Além de ser um nadador veloz, ele percorre longas distâncias, nadando através do oceano. É comum que formem grupos e que viagem ao lado de botos e golfinhos.
3. Espadarte – 96 km/h
Os peixes de bico são os animais marinhos mais rápidos do mundo, e isso inclui o espadarte, conhecido pelo bico longo e achatado, com forma de espada. Assim como os parentes, o espadarte tem forma de torpedo, tendo um corpo longo e compresso, que o permite viajar pela água a 96 km/h.
A sua primeira barbatana dorsal é alta e curva e a segunda é muito mais pequena e muito perto da cauda. É encontrado perto da costa e em mar aberto e pode mergulhar até 60 m de profundidade. É encontrado no Atlântico da Terra Nova até a Argentina e no Pacífico do Oregon até o Chile.
2. Peixe-vela – 109 km/h
Outro peixe de bico, capaz de alcançar até 109 km/h. É menor que o espadarte, tendo um corpo semelhante ao do parente, longo e comprimido. A parte superior é azul-escura, enquanto a barriga é prateada. Sua barbatana dorsal impressiona pelo formato e tamanho, estendendo-se por quase todas as costas do animal.
Além disso, pode ser dobrado em um sulco nas costas para tornar o peixe mais hidrodinâmico, “içando” somente quando o animal está caçando.
1. Marlim-preto – 132 km/h
Ocupando o topo dentre os animais marinhos mais rápidos do mundo encontra-se o marlim-preto, peixe que pode ser encontrado nas águas quentes do Pacífico e do Oceano Índico. É outro peixe de bico.
Em contraste com o peixe-vela, o bico do marlim-preto é relativamente curto e sua barbatana dorsal é baixa e arredondada. Suas barbatanas peitorais são tão rígidas que não podem ser pressionadas contra os lados do peixe para diminuir a quantidade de arrasto, o que torna sua velocidade ainda mais impressionante.
artificial, ela pode simbolizar prejuízos à vida humana em um mundo capitalista.
Leia também
Fonte: AZ Animals (a-z-animals.com)