Os dinossauros mais inteligentes a vagar pelo planeta viveram há milhões de anos atrás, e tinham o cérebro grande em comparação ao resto do corpo. É comum distinguir os dinossauros de acordo com suas características físicas, não por sua inteligência, que é o que faremos aqui.
Antes disso, é importante entender os parâmetros de análise. A datação por carbono, método utilizado para descobrir a idade dos dinossauros e fósseis, não pode apontar seu nível de inteligência.
Ao invés disso, os paleontólogos comparam o tamanho do cérebro em proporção à cabeça, e a densidade do cérebro. A combinação da anatomia do dinossauro e seu comportamento também pode ser uma pista de qual teria sido seu nível de inteligência.
Isso considerado, os carnívoros teriam sido mais inteligentes que os herbívoros, pois dependiam de seus sentidos para caçar. Outra forma de medir a inteligência é calcular o tamanho do cérebro em relação ao do corpo. Os cientistas chamam isso de Quociente de Encefalização (QE).
Baseando-se nesses fatores, conheça abaixo os dinossauros mais inteligentes a já terem vivido no planeta.
Dinossauros mais inteligentes
Troodon
Dentre os dinossauros mais inteligentes, muitos paleontólogos consideram o troodon o mais inteligente a ter vivido, com QE de 5.8. Esse dinossauro tinha um cérebro grande comparado ao seu corpo, e é popularmente apontado como o dinossauro de maior cérebro, pois a proporção entre o cérebro e o corpo do troodon é maior do que a de qualquer outro dinossauro.
O tamanho do cérebro do troodon é proporcionalmente maior que o de répteis e aves modernos. Eles andavam nas duas pernas, e alimentavam-se de carne e plantas. Tinham uma boa visão, audição e olfato. Além disso, especula-se que às vezes caçavam em bandos, algo inteligente no mundo selvagem.
Deinonychus
O Deinonychus é conhecido por suas terríveis garras, além do seu temperamento agressivo. Esse dinossauro carnívoro também tinha um cérebro grande comparado ao seu corpo. Como resultado, era um dinossauro ágil e rápido.
No ranking do quociente de encefalização, ele tinha 5.5-5.8 pontos. Os paleontólogos acreditam que esse animal possivelmente caçava presas pequenas. Contudo, alguns também acham que eles perseguiam presas maiores. Isso significa que, assim como os troodons, os deinonychus também caçavam em bandos.
Compsognathus
Um dos dinossauros mais inteligentes, o compsognathus viveu há cerca de 150 milhões de anos atrás. Os membros desse gênero cresciam até o tamanho de um peru, sendo um dos menores dentre os dinossauros. Na verdade, eles foram considerados como os menores dinossauros até descobertas de fósseis recentes.
Apesar do tamanho pequeno, eles estavam entre os mais ativos e inteligentes. O compsognathus era carnívoro, e um dinossauro muito rápido e ágil. Seu QE era de 5.8. Os cientistas acreditam que esse dinossauro caçava animais velozes, o que significa que ele tinha sentidos aguçados e que precisava ser rápido o suficiente para acompanhar suas presas.
Oviraptor
Os primeiros restos de um oviraptor foram coletados em 1923 na formação Djadochta, na Mongólia. Um dos dinossauros mais inteligentes, o oviraptor era um dinossauro pequeno, um onívoro que pesava entre 33 e 39 kg.
Os cientistas há muito tempo referem-se a esse dinossauro como um ladrão de ovos. Foi somente recentemente que eles descobriram que essa suposição não era precisa. Eles descobriram um fóssil desse dinossauro acima de alguns ovos, identificados posteriormente como oviraptors embrionário, contrário à crença de que eles estariam comendo os ovos.
De acordo com as indicações, os oviraptos possivelmente cuidavam dos seus filhotes, um comportamento bem avançado para dinossauros. Eles tinham um cérebro grande, apesar do tamanho pequeno do corpo, e teriam demonstrado um alto nível de inteligência na vida selvagem.
Tiranossauro rex
O tiranossauro rex é popularmente visto como o rei dos dinossauros, estando entre os mais reconhecidos. Esse gigante carnívoro andava sob as duas pernas, e tinha um crânio enorme. Apesar de ter um cérebro relativamente pequeno comparado ao corpo, outros órgãos sensoriais na cabeça do T-rex eram gigantes e bem desenvolvidos.
O tiranossauro rex era um dinossauro muito inteligente, com um enorme bulbo olfatório que lhe dava um olfato aguçado. Além disso, seus longos canais auditivos internos permitiam movimentos oculares rápidos e reflexos rápidos. A adaptação da cóclea o permitia ouvir sons de baixa frequência.
O tiranossauro quebrou o estereótipo de que os dinossauros mais inteligentes eram pequenos. Ele tinha um EQ de 1.9, sendo tão inteligente quanto um chimpanzé. Alguns relatórios sugerem que o dinossauro era gentil e cuidadoso com certas espécies.
Alossauro
O alossauro foi um gênero de dinossauros nativos da América do Norte. Era um dinossauro grande, carnívoro, um dos maiores predadores a caminhar pelo planeta. Apesar de que há especulações sobre ele ter caçado em grupo, alossauros solitários podiam criar armadilhas e matar suas presas. Isso graças aos dentes afiados e suas mandíbulas potentes.
O EQ do alossauro era de entre 1.0 e 1.6, o que significa que era razoavelmente inteligente. A aparência desse dinossauro era diferente da aparência de outros dinossauros da época. Como resultado, seu nome deriva-se da palavra grega Allos, que significa “diferente” ou “outro”, e sauros, que significa “lagarto”.
Ornithomimus
O ornithomimus poderia ser comparado ao avestruz em termos de velocidade e inteligência. Ao contrário do avestruz, tinha uma cauda longa e um bico córneo e desdentado que usava para se alimentar de plantas e pequenos animais. O ornithomimus tinha um cérebro largo em comparação à cabeça pequena, o que sugere alta inteligência.
A comparação com o avestruz pode não ser tão boa (o cérebro do avestruz é cerca de apenas 0.015% do peso corporal total). Ainda assim, para o padrão Mesozoico, eles estariam dentre os dinossauros mais inteligentes.
Além do cérebro, esse dinossauro tinha grandes olhos, um pescoço longo e pernas longas também.
Maiassaura
Fechando a lista dos dinossauros mais inteligentes temos o maissaura. Esse dinossauro se alimentava de plantas, sendo um dos poucos herbívoros a fazer parte da lista.
O primeiro fóssil foi encontrado ao lado de ovos pequenos e ninhos. Como resultado, os paleontólogos acreditam que esse dinossauro cuidava dos filhotes, e por isso foram apelidados como “a boa mãe lagarto”. Esse comportamento só é visto em animais inteligentes.
Outro estudo sugere que um maiassaura adulto era inteligente o suficiente para se lembrar e retornar ao mesmo local do ninho todo ano. Esses gigantes viviam em grupos, como indicam os fósseis de torno de 10.000 maissauras enterrados em cinzas vulcânicas no estado de Montana, Estados Unidos.
Fonte: a-z-animals