Alguns dos insetos mais perigosos do mundo são vetores perfeitos de doenças ameaçadoras à vida humana. Eles podem ser pequenos em tamanho, mas possuem ferrões ou outras partes do corpo capazes de injetar patógenos na corrente sanguínea. Vespas, abelhas e formigas podem ter venenos que injetam veneno capaz de matar ou ferir gravemente pessoas que são alérgicas.
Este artigo lista alguns dos insetos mais perigosos e venenosos do planeta, insetos que causam doenças e morte, assim como aqueles cuja mordida ou picada causa imensa dor, mas sem efeitos colaterais.
Piolho
Um dos insetos mais perigosos do mundo é o piolho. A humanidade lida com essas criaturas pequeninas e sugadoras de sangue há milênios. Os piolhos precisam se alimentar de animais de sangue quente, e existe um piolho pra todo tipo de animal que não seja um morcego, um mamífero que põe ovos, como o ornitorrinco, ou um pangolim.
Nenhuma classe social conseguiu se livrar dos piolhos ao longo da história, fossem os reis, o clero, os soldados ou os trabalhadores. Além da febre das trincheiras, os piolhos são vetores notórios de tifo, uma grave doença causada por bactérias.
Borboleta-monarca
As larvas de alguns insetos são comestíveis e até nutritivas, mas a borboleta-monarca está longe disso. Essa belíssima borboleta é um dos insetos mais venenosos do planeta. Ela não morde ou pica, mas vai matar qualquer humano que se alimente dela. Isso porque a lagarta se alimenta de serralha, consumindo sua toxina e armazenando-a no corpo.
Essa toxina se preserva mesmo quando a lagarta se torna uma pupa e depois uma adulta. Uma pessoa ou animal que se alimente da borboleta então vai receber uma boa dose de veneno de serralha, o que pode causar uma parada cardíaca.
Besouro bolha
O besouro bolha é um dos insetos mais perigosos do mundo, incrivelmente venenoso. Por isso, ele não deve ser consumido e nem mesmo segurado, pois carrega um composto químico chamado cantaridina. A cantaridina causa bolhas na pele, mas se usada corretamente pode remover verrugas.
Todavia, se uma pessoa comer o besouro, a cantaridina destrói o revestimento do trato gastrointestinal e pode levar à morte. Como é pouco provável que humanos se alimentem do besouro, o risco maior é para animais de fazenda. Esses besouros gostam de alfafa, e se aglomerarem num feno de alfafa que está sendo preparado, a cantaridina liberada de mesmo poucos besouros pode ser o suficiente para matar um cavalo.
Esses besouros pertencem à família Meloidade, e há mais de 7000 espécies. A maioria deles é bem colorida, e essa coloração é um indicativo de que esses besouros são perigosos.
Pulgas
Assim como piolhos, pulgas são insetos primitivos sem asas que sobrevivem alimentando-se do sangue de outros animais. Eles às vezes até parasitam animais que são desagradáveis para piolhos, como morcegos. As pulgas compensam a incapacidade de voar com a habilidade de pulo. Elas podem pular até 200 vezes o comprimento do seu corpo, o equivalente a um homem de 1,80 m pulando 365 m no ar.
A mordida de uma pulga pode causar coceira ou inflamação, e uma infestação de pulgas pode ser danosa ao ponto do animal hospedeiro desenvolver anemia. Além disso, a pulga é um vetor de doenças muito perigosas, e transmitem toda sorte de patógenos, incluindo vírus, bactérias e vermes.
Doenças transmissíveis por pulgas incluem tifo e peste bubônica, que matou 50 milhões de pessoas na Europa durante o século XIV. Tudo isso torna as pulgas um dos insetos mais perigosos por aí.
Vespas, abelhas e formigas
Insetos muito benéficos, mas igualmente perigosos, pertencentes à ordem dos Hymenoptera. Os membros dessa ordem são alguns dos insetos mais venenosos do planeta. As fêmeas picam, e algumas vezes a picada causa dor severa. Algumas pessoas são alérgicas aos ferrões desses insetos, e precisam de atendimento médico imediatos para não entrarem em choque.
A vespa-mandarina, conhecida como vespa assassina, devido ao hábito de atacar e matar abelhas, é a maior das vespas, medindo até 5cm. Além de ter um veneno potente, maior que o da maioria dos membros da ordem, ela também é capaz de borrifá-lo nos olhos das pessoas. Mesmo com isso, ela não é a mais venenosa das vespas. O título vai para uma espécie das Filipinas, a Vespa luctuosa. Além da picada ser excruciante, ela pode causar convulsões, sangue na urina e cianose, sendo um dos insetos mais perigosos na natureza.
Taturana oblíqua
A taturana oblíqua eventualmente torna-se um bicho da seda de coloração marrom, e é nativa da América do Sul. Ela é inofensiva, e assim como outros bichos da seda, sequer come. A taturana, todavia, é um dos insetos mais perigosos das Américas. Ela cresce até 5cm, e pode ter uma coloração verde, cinza ou marrom, além de ser coberta de espinhos.
Esses espinhos desprendem-se facilmente, penetram na pele e liberam um veneno que impede a capacidade sanguínea de coagular. Se uma pessoa for exposta ao suficiente do veneno, ela morrerá, pois seus órgãos vitais, inclusive o cérebro, entram em hemorragia.
Como o espinho da taturana é pequeno e libera uma quantidade minúscula de veneno, seria preciso muitos espinhos para que uma pessoa sofresse os danos de fato. Mas como a Lonomia obliqua tem o costume de se aglomerar e são capazes de camuflar, essa possibilidade não é tão incerta assim.
Triatominae
Há 130 espécies desse tipo de inseto, e alguns deles são responsáveis por espalhar a doença de Chagas, como o barbeiro. A doença de Chagas é uma doença perigosa, que não causa sintomas de risco até 10 ou 30 anos depois da pessoa ser picada. Um dos sintomas é doença cardíaca, mas a pessoa também pode desenvolver problemas no trato digestivo e no sistema nervoso.
Um dos tipos desse inseto, o Rhodnius prolixus, tem uma metamorfose incompleta. A ninfa eclode do ovo, e o inseto apenas cresce, através da muda, a troca do exoesqueleto. Ela precisa de sangue para fazer isso com sucesso, e portanto frequentemente escala no rosto de alguém que está dormindo, mordendo num ponto próximo da boca.
O parasita, o Trypanosoma cruzi, nem sempre entra através da saliva do inseto. Quando o besouro termina, ele defeca. O protozoário e a doença então se instala quando a pessoa coça a ferida, infectando-a com as fezes do parasita. Por transmitirem doenças, esses são alguns dos insetos mais perigosos do mundo.
Mosquito
Os mosquitos do gênero Anopheles são sem dúvidas os insetos mais perigosos em todo o planeta. O parasita injetado pela mordida dessas criaturas causa mais mortes e doenças do que a mordida ou picada de qualquer outro inseto. Tudo isso deve-se ao fato da fêmea, assim como outras fêmeas de mosquitos, precisar de sangue para ter seus filhotes. Em 2019, 409.000 pessoas morreram de malária, a maioria sendo crianças com menos de 5 anos.
Além da malária, diversas outras doenças são causadas por mosquitos, como a doença de Chagas, a dengue, chikungunya, zika, febre amarela, dentre outras.
- 5 curiosidades sobre os pandas que você precisa conhecer
- Como as montanhas se formam
- Conheça 4 curiosidades sobre polvos
- Vulcões inativos e extintos: entenda as diferenças
- O que é flora e fauna?
Fonte: AZ Animals (a-z-animals.com)