O que é contaminação cruzada: conceito, tipos e como evitá-la

O que é contaminação cruzada - Ecologia Verde
O que é contaminação cruzada - Ecologia Verde

Se você quer saber o que é contaminação cruzada, chegou ao lugar certo!

A contaminação, seja de alimentos, lugares, equipamentos, etc. ocorre pelos mais diversos fatores.

E, dentre eles, há a propagação dos agentes contaminantes de um ponto a outro, de forma cruzada, tornando um alimento/local que não estava contaminado, agora empestado desses microrganismos.

Nesse artigo, você saberá justamente o que é contaminação cruzada, além de conferir seus principais tipos e também como evitar que ela aconteça. Acompanhe!

Veja também: Quais são os rios mais poluídos do mundo: veja o top 7

O que é contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é conceituada como sendo a transferência de microrganismos patogênicos de um ambiente contaminado para outro que não esteja contaminado.

Ou seja, há a transferência desses microrganismos causadores de doenças ou reações alérgicas de um lugar para outro, através do contato direto ou indireto com a parte contaminada.

Vale lembrar, é claro, que esse processo ocorre nas mais variadas situações, como entre alimentos e utensílios; e lugares, como nos ambientes domésticos, hospitalares, etc.

Além disso, existem diferentes formas pelas quais a contaminação cruzada pode ocorrer.

Ela pode acontecer, por exemplo, quando se utiliza o mesmo equipamento ou panela para manipular alimentos crus e cozidos, sem a limpeza adequada do mesmo.

Tipos de contaminação cruzada

alimentos
Contaminação cruzada – Pixabay

Para entender mais a fundo o que é contaminação cruzada, é preciso compreender que ela conta com diversos tipos. 

Estes, por sua vez, são classificados de acordo com a fonte de contaminantes ou com o meio de transferência. Veja alguns dos principais tipos:

Contaminação cruzada de alimentos

A contaminação cruzada de alimentos ocorre quando substâncias nocivas ou microrganismos são transferidos dos alimentos crus para os alimentos cozidos ou então já prontos para consumir.

Isso ocorre, principalmente, através do uso de utensílios, mãos e tábuas de corte contaminados, ou mesmo pelo contato direto entre esses alimentos.

Contaminação cruzada de superfície

Quanto à contaminação cruzada de superfície, ela ocorre quando esses agentes contaminantes são transferidos de uma superfície contaminada para uma outra superfície limpa.

Nesse caso, uma esponja que não seja devidamente lavada entre seu uso em uma superfície suja e a local de preparação de alimentos, por exemplo, pode levar a essa contaminação cruzada.

Contaminação cruzada de utensílios e equipamentos

A contaminação cruzada de utensílios e equipamentos, a exemplo do uso doméstico, se dá quando eles são utilizados para manipular diferentes tipos de alimentos, sem a devida limpeza pós uso.

Utilizar uma faca para cortar pedaços de carne crua e, logo em seguida e sem fazer sua higienização, utilizá-la para cortar os vegetais, é uma forma bem comum de cruzar essa contaminação.

Contaminação química cruzada

Outro tipo importante diz respeito à contaminação química cruzada, que acontece quando algum produto químico perigoso acaba entrando em contato com outros produtos ou locais.

Isso se deve, principalmente, pelo próprio armazenamento, manuseio ou utilização inadequada desses produtos, o que pode levar a consequências graves à saúde humana e para o meio ambiente, a depender do caso.

Saiba mais: Poluentes naturais da água: conheça os 5 principais

Como evitar a contaminação cruzada?

mãos sendo lavadas
Mãos lavadas – Pixabay

Tão importante quanto saber o que é contaminação cruzada e seus tipos, é entender como evitar que ela ocorra. 

Felizmente, bons hábitos de higienização são a base para isso. Acompanhe algumas dicas importantes!

Faça uma limpeza adequada

Como observado, superfícies, utensílios, etc. contaminados ou utilizados para preparar os alimentos são agentes de grande relevância dentro desse processo de contaminação cruzada.

Assim, é sempre importante higienizar esses itens, tanto antes quanto depois de utilizá-los para manusear os alimentos.

Lavar bem as mãos, limpar e desinfetar as facas, tábuas de corte, dentre outros utensílios utilizados, é crucial.

Separe os alimentos

Cada alimento tem suas particularidades e facilidades de contaminar-se. Nesse caso, não adianta cuidar da limpeza e permitir que haja uma interação/contato desnecessário entre eles.

É preciso separar os alimentos crus daqueles que já estão cozidos, para evitar uma contaminação, além de usar utensílios diferentes durante o manuseio dos mesmos.

Armazene adequadamente os alimentos

A etapa de armazenamento é um ponto crucial para evitar a contaminação cruzada, sendo preciso guardar os alimentos com segurança.

Aqui, a própria dica da separação também se aplica, sendo necessário evitar esse contato direto entre os alimentos crus e cozidos.

Manuseie de forma segura os utensílios e equipamentos

Lavar e desinfetar adequadamente os equipamentos e utensílios da cozinha após cada uso é indispensável.

E isso vale especialmente quando há a mudança de manuseio de um tipo de alimento para outro.

A dica é buscar utilizar itens diferentes para manusear os alimentos crus e cozidos, ou, caso não seja possível, lavá-los com muito cuidado.

Eduque e treine todos os envolvidos

Para evitar a contaminação cruzada, seja em um ambiente doméstico ou em um ambiente profissional, é necessária a colaboração de todos os envolvidos.

Afinal, em muitos casos, não é apenas uma pessoa quem tem esse contato direto com os alimentos ou utensílios.

É preciso educar e treinar a todos, a fim de garantir que ninguém deixe de cumprir as orientações e permita que haja essa contaminação.

Em todos esses casos, vale lembrar que a prevenção da contaminação cruzada é indispensável para garantir a segurança alimentar.

Afinal, tomando os devidos cuidados, é possível prevenir a propagação de doenças e reações alérgicas relacionadas.

Deu para entender o que é contaminação cruzada?

Como foi possível observar, a contaminação cruzada está diretamente relacionada a falha na higienização, armazenamento, manuseio e preparo dos alimentos, ou, no que se encaixe, dos utensílios e superfícies.

Mas, felizmente, com os devidos cuidados, é sim possível evitar que haja esse tipo de contaminação, como demonstrado.

Depois de entender o que é contaminação cruzada, aproveite para conferir diversos outros conteúdos aqui em nosso site!

Confira agora: Como a COVID-19 afetou o sono das pessoas

Fontes: Ecologia VerdeFood Docs

Compartilhar