O que é granizo: conceito, como se forma, tipos e consequências

O que é granizo - Ecologia Verde
O que é granizo - Ecologia Verde

Quer saber o que é granizo? Então chegou ao lugar certo?

Sendo uma das formas de precipitação mais intrigantes que existem, a formação do granizo é um fenômeno que vale a pena conhecer melhor.

E neste artigo, vamos justamente conhecer seu conceito, como ele se forma, seus tipos e também as suas consequências. Vem comigo!

O que é granizo?

O granizo é um tipo de precipitação atmosférica da água, que cai no seu estado sólido.

Ou seja, são pequenas pedras de gelo que se formam no interior de cumulonimbus, que são nuvens altas de tempestades.

A pedra, geralmente branca e translúcida, é formada por diversas camadas de gelo, atingindo tamanhos e formatos variados.

Seu diâmetro varia entre menos de 0,5 centímetros até mais de 5 centímetros (Mas, ao superarem essa marca, elas recebem o nome de “saraiva”).

Como o granizo se forma?

O processo de formação de granizo acontece em diversas etapas, desde o próprio aparecimento das pequenas gotículas de água até o momento da queda das pedras de gelo no solo. Acompanhe de forma mais detalhada:

Formação da nuvem

O que é granizo: conceito, como se forma, tipos e consequências 1
Cumulonimbus – Wikipédia

Como já mencionado, não é qualquer nuvem que é capaz de oferecer as condições necessárias para o surgimento de granizo. Muito pelo contrário.

Tudo começa justamente nas nuvens de tempestade, a cumulonimbus, que se caracteriza por ser particularmente alta e contarem com correntes intensas de ar ascendentes e descendentes.

É nesse cenário que o granizo encontra todas as condições favoráveis para se formar.

Gotículas congeladas

No topo das cumulonimbus, a temperatura é extremamente baixa, podendo alcançar uma média de incríveis -40 ºC.

E isso faz com que gotículas de água, das quais a própria nuvem é formada, se solidifiquem, congelando-se ao alcançarem o topo, depois de serem carregadas pelas correntes de ar ascendentes.

Veja agora: O que é neblina: tipos e como se forma

Correntes de ar

Quando congeladas, são as correntes de ar descendentes que entram em ação, transportando as gotículas solidificadas mais para a base da nuvem, onde encontram e entram em contato com gotículas ainda em seu estado líquido.

Posteriormente, elas iniciam um novo movimento ascendente, agora com a cobertura de água ganha se congelando ao alcançar a região do topo, o que adiciona mais uma camada de gelo sobre ela.

Formação do granizo

Após diversas movimentações de descida e subida, o que antes era uma simples gotícula de água congelada, acaba se tornando uma pedra de gelo cada vez maior e mais pesada.

Afinal, sempre que ela desce, consegue unir mais gotículas líquidas, e ampliar sua camada ao atingir a área mais fria da nuvem.

Queda no solo

Por fim, quando a pedra de gelo consegue atingir um tamanho suficiente para que as correntes de ar ascendentes não sejam capazes de fazê-las subir novamente, é a gravidade que entra em ação.

Nesse momento, a pedra inicia o seu movimento de precipitação, cai na superfície terrestre.

Saiba mais: Por que o gelo queima a pele?

Tipos de granizo

imagem de um Granizo
Granizo – Wikipédia

Um ponto importantíssimo para entender o que é granizo, é compreender os seus tipos, que são vários, diversificando-se de acordo com seus tamanhos, formas e estruturas.

Pequeno

O granizo pequeno é aquele que possui um diâmetro inferior aos 5 milímetros, formando-se nos estágios iniciais do processo de congelamento das nuvens.

Médio

Quanto ao granizo médio, ele já consegue superar essa marca de 5 milímetros, variando até os 20 milímetros de diâmetro.

Esse já é um tamanho significativo para uma pedra de gelo, e suas consequências ao cair no solo são significativas também, conseguindo danificar, por exemplo, plantações.

Sua formação se dá em tempestades mais desenvolvidas, onde as condições são mais favoráveis.

Grande

Um tamanho considerado grande para um granizo é quando ele ultrapassa essa marca de 20 milímetros de diâmetro.

Como mencionado, a pedra é capaz de superar até mesmo os 5 centímetros (50 milímetros) de diâmetro, o que é um tamanho descomunalmente grande e perigoso.

Para se ter uma ideia, a maior saraiva já registrada na história caiu no estado norte-americano da Dakota do Sul, e possuía (pasmem)  20 centímetros, pesando 880 gramas.

Irregular

Não é apenas o tamanho que traz classificações ao granizo. Seu formato também entra na jogada.

Nesse caso, como o próprio nome permite entender, o granizo irregular possui uma forma despadronizada, com cristas e deformidades.

Sua formação se dá devido às próprias condições variáveis no interior da nuvem, que acaba levando a adição de novas camadas de gelo de forma desregularizada.

Múltiplo

Também a depender das condições presentes na nuvem de tempestade, uma pedra de granizo pode acabar unindo-se a outras, formando o que chama-se de granizo múltiplo, precipitando-se com esse formato.

As consequências de uma chuva de granizo

Por possuírem tamanhos, formatos e pesos variados, uma chuva de granizo pode levar as mais diversas consequências. Afinal, quanto maiores elas forem, mais estragos são capazes de causar ao atingirem o solo.

Quando ocorrem, ela pode acabar destruindo plantações, danificando edificações, veículos e até mesmo ferindo animais e seres humanos, quando estes não estão em um local protegido.

Além disso, há de se levar em consideração, que a própria formação do granizo está ligada às nuvens de tempestades.

Ou seja, não são apenas pedras de gelo que caem do céu. Na maioria dos casos, há também a adição de chuvas torrenciais, com raios e trovões, que ampliam bastante essas consequências.

Deu para entender o que é granizo?

Como foi possível observar, o granizo é realmente uma das formas de precipitação mais interessantes e curiosas que existem.

E espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é o granizo e suas características principais. Obrigado pela leitura!

Confira também: O que são recursos hídricos: conceito, exemplos e importância

Fontes: Ecologia VerdeThought Co

Compartilhar