O que é habitat: conceito, tipos e exemplos

O que é habitat - Pixabay
O que é habitat - Pixabay

Quer saber o que é habitat? Então chegou ao lugar certo!

Neste artigo, vamos entender um pouco melhor o conceito por trás de habitat, além de conhecer seus principais tipos e exemplos. Acompanhe!

Veja também: O que é tromba d’água: conceito, tipos e como se forma

O que é habitat?

Embora possa ter outras definições, a depender do contexto em que esteja inserido, um conceito básico para o que é habitat é: um lugar que ofereça as condições adequadas para que um organismo, espécie ou comunidade, seja animal ou vegetal, possa viver.

Ou seja, habitat é um espaço que apresenta condições e componentes adequados para que uma espécie consiga sobreviver e se reproduzir, isto é, se perpetuar ao longo do tempo.

Ele está diretamente relacionado ao lugar onde esse organismo vive, encontrando seu alimento, proteção, abrigo e os companheiros para a reprodução.

Tipos de habitat

Outro ponto importante para entender mais a fundo o que é habitat é conhecer suas variações de tipos.

Nesse caso, vale destacar que existem dois tipos principais, que são o terrestre e o aquático, bem mais amplos que os demais.

No entanto, é possível considerar ainda outros tipos mais específicos, como os habitats de transição, urbano e artificial.

Acompanhe as diferenças entre cada um deles!

Terrestre

O que é habitat: conceito, tipos e exemplos 1
Tipo de habitat terrestre – Wikipédia

Como o próprio nome permite entender, o habitat terrestre está diretamente ligado aos espaços localizados na superfície da Terra.

É exatamente por isso que eles são muitos, a exemplo das florestas, cavernas, desertos, pradarias, savanas, montanhas, etc.

Dentre as peculiaridades mais relevantes desse tipo de habitat, temos a presença de oxigênio na atmosfera, juntamente com a possibilidade de mudanças bruscas em relação às condições climáticas do local, seja de temperatura, precipitação, dentre outros.

Aquático

O que é habitat: conceito, tipos e exemplos 2
Tipo de habitat aquático – Wikipédia

Outro tipo bem amplo são os habitats aquáticos, estando relacionado aos espaços localizados na hidrosfera terrestre.

Diferentemente do terrestre, uma característica marcante nesse caso é a sua temperatura mais estável.

Além disso, vale lembrar que há uma divisão bem clara dentro dessa categoria, que são os habitats marinhos e os de água doce.

Habitat marinho

O marinho engloba os ambientes de água salgada, que são os mares e oceanos, de forma mais geral.

E, de forma mais específica – dentro desse contexto amplo -, temos os habitats como os recifes, cavernas marinhas, zonas de águas rasas e profundas, etc.

Habitat de água doce

Esses, por sua vez, são os ambientes de água doce, como os rios, poços, cachoeiras, lagos, pântanos, riachos, etc. 

Aqui, temos condições bem diferentes dos espaços marinhos, como em relação a salinidade e a luminosidade em si.

Transição

Um tipo de habitat bem mais específico é o de transição, que une as condições presentes no oceano e no continente.

Um exemplo claro disso são as praias, que ficam exatamente em uma área de limite entre os dois, recebendo influência de ambas as partes.

Urbano

É possível colocar também o ambiente urbano nessa lista, uma vez que ele conta com muitos habitats, diferentemente do que se possa imaginar.

São muitos os animais e plantas que tem locais urbanos como seu habitat, a exemplo de alguns mosquitos, animais domésticos, plantas, etc.

Artificial

Por fim, vale a pena deixar o destaque ainda para os habitats artificiais, que se encaixam perfeitamente nesse contexto.

Um tanque (feito pelo homem) para a criação de peixe, por exemplo, é um habitat (onde as condições necessárias foram recriadas).

Exemplos de habitats

O que é habitat: conceito, tipos e exemplos 3
Animais – Revista Digital

Depois de descobrir o que é habitat e seus principais tipos, veremos agora alguns exemplos básicos de habitats na natureza. Acompanhe!

Habitat do Urso Polar

O urso polar, também chamado de urso branco (Ursus maritimus) é um mamífero carnívoro que vive nas áreas polares do Ártico (hemisfério norte), mais especificamente nas banquisas.

Foi ao migrar para essa região inóspita do planeta, aliás, que seu ancestral comum com o urso marrom acabou criando essa nova espécie, completamente adaptada às condições do local.

Saiba mais: O que é banquisa: características, importância e como se forma esse gelo marinho

Habitat do Leão

Os leões, por sua vez, tem como habitat característico as savanas africanas, onde encontram tudo o que precisam para viver e perpetuar sua espécie. É nesse ambiente onde reinam, sendo o topo de sua cadeia alimentar.

Além disso, também são encontrados com frequência nas áreas arbustivas de savana.

Habitat da Onça-Pintada

Se na África é o leão quem reina, aqui na América Latina, o mais imponente predador é a onça-pintada.

O animal tem ampla distribuição, desde o México até a Argentina, e conseguiu dominar diversos biomas.

No Brasil, por exemplo, onde, infelizmente, corre risco de extinção, ela pode ser encontrada na Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga.

Ou seja, dependendo de sua distribuição, é capaz de habitar os manguezais, áreas úmidas, selvas, florestas de altitude, dentre outros.

Habitat dos golfinhos

Os golfinhos vivem em ambientes aquáticos, sendo que a grande maioria das espécies habita águas salgadas, sejam mares ou oceanos.

Um exemplo claro é a espécie de golfinho-comum-de-bico-curto (Delphinus delphis), que possui uma distribuição bastante ampla ao longo dos oceanos Pacífico e Atlântico.

No entanto, embora tenham gênero próprio, há também os chamados golfinhos de água doce ou fluviais.

Esse é o caso do boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), espécie encontrada, principalmente, no Rio Amazonas.

Já sabe o que é habitat?

Como foi possível observar, não é difícil entender o que é habitat. Afinal, trata-se de um conceito simples, designando um local que ofereça as condições adequadas para que uma espécie viva e se perpetue.

Confira também: O que são chuvas torrenciais: conceito, causas, perigos e o que fazer

Compartilhar