O que é iceberg: definição, características, importância e como se forma

O que é iceberg - wikipédia
O que é iceberg - wikipédia

Você já se perguntou o que é iceberg e como ele se forma? Esses imensos blocos de gelo fazem parte da cultura audiovisual, uma vez que estão presentes nos mais variados filmes, livros, desenhos, etc. – como na história real de Titanic. Mas, a verdade é que as pessoas sabem muito pouco sobre eles.

Uma coisa é certa, eles não são apenas blocos de gelo flutuantes, e tem muito mais importância do que você possa imaginar.

Neste artigo, você irá acompanhar uma definição profunda sobre o que é um iceberg, descobrir como eles se formam, sua importância, características e muito mais. Boa leitura!

Saiba mais: Por que o gelo queima a pele?

O que é iceberg?

Respondendo superficialmente o que é iceberg, chegamos a definição de que trata-se de um bloco de gelo, isto é, massas de água congelada desprendidas das geleiras, que flutuam nos mares e oceanos do planeta.

A palavra, apesar da nomenclatura inglesa, tem sua base no neerlandês, que é a língua oficial dos Países Baixos (Holanda).

Isso porque surgiu a partir do termo “ijsberg”, que significa, de forma literal, “montanha de gelo”.

O que é iceberg: principais características

A definição acima, como mencionado, trata-se de uma forma superficial para descrever o que é iceberg.

No entanto, para entender de forma mais profunda o que são essas montanhas de gelo, basta observar algumas de suas principais características. Acompanhe!

São formados de água doce

Imagem da ponta de um iceberg
Ponta do iceberg – Foto da American Oceans

Um primeiro ponto destacável é que os icebergs são formados de água doce, e não de água salgada.

Como esses blocos se desprendem das geleiras próximas aos mares e oceanos, eles são compostos justamente dessa mesma base.

E como é nas geleiras que está cerca de 70% de toda a água doce do planeta, os icebergs também representam um percentual importante desse total.

Para se ter uma ideia, estima-se que anualmente a natureza produza mais de 16 mil novos icebergs, com uma quantidade de cerca de 3 milhões de metros cúbicos de água doce.

Outro ponto importante é que o ar também também faz parte dessa composição, chegando a representar entre 7 e 30% dessas montanhas de gelo.

Ficam a deriva nas águas marítimas

Devido a sua flutuabilidade, os icebergs ficam derivando sobre as águas marítimas, sendo capazes de percorrer grandes distâncias. Tudo vai depender do seu tamanho e das condições climáticas.

Geralmente, eles surgem a partir da Groenlândia e da Antártica, sendo os seus principais pontos de origem.

Apesar disso, também existem os chamados icebergs encalhados, que apesar de flutuarem não conseguem sair, devido às formações geográficas onde estão.

Apenas a ponta do iceberg fica visível

Imagem das proporções de um iceberg, com apenas 10% dele para fora da água.
Proporções do Iceberg – Foto da American Oceans

Um ponto importante ao entender o que é iceberg é que eles representam um grande perigo para as embarcações. Isso porque apenas cerca de 10% de sua formação fica visível enquanto flutuam.

Todo o restante fica completamente submerso na água, dando a impressão de que ele é muito menor que seu tamanho real.

E como esses 90% escondidos podem ser maiores tanto em profundidade quanto em largura, eles acabam provocando muitos acidentes com navios.

O mais famoso deles é o naufrágio do próprio Titanic – o maior navio de passageiros do mundo na época – que aconteceu no ano de 1912.

Imagem do Titanic, navio que afundou ao bater em um iceberg em 1912.
Titanica – Foto do Wikipédia

Como o iceberg se forma?

Como explicado acima, um iceberg se forma a partir do processo de descolamento glacial e degelo.

A erosão e pressão nas geleiras acaba gerando rachaduras em sua estrutura, levando ao desprendimento de enormes blocos de sua massa de gelo. Assim nasce um novo iceberg.

Vale lembrar que as geleiras perdem e ganham massa naturalmente com as estações do ano.

Assim, a neve se acumula no inverno, acontecendo o degelo no verão – esse é o ciclo hidrológico.

E o desprendimento dos icebergs é a forma pela qual elas perdem naturalmente sua maior quantidade de massa.

Confira agora: 11 curiosidades sobre o mar

Porque o iceberg flutua?

A flutuabilidade dos icebergs deve-se justamente a fatores físicos, uma vez que a densidade do gelo é menor que a da água líquida em si.

Além disso, como observado, essa massa congelada também conta com boas quantidades de ar em sua composição, o que o ajuda a permanecer flutuando.

Como os icebergs se movimentam nos oceanos?

Na própria compreensão do que é iceberg, é possível entender que essas massas de gelo ficam à deriva na água.

Ou seja, sua movimentação depende diretamente dos fatores externos, que agem de formas diferentes na parte submersa e na parte emergida.

Sem dúvidas, o que mais contribui para essa movimentação são as correntes marítimas, que acabam influenciando em toda a parte que está sob a água.

E os 10% que ficam para fora também sofrem uma influência da ação de grandes ventanias, trazendo movimento ao iceberg.

Qual a importância dos icebergs?

Imagem de um Krill antártico, que encontra abrigo sob os icebergs.
Krill antártico – Foto do Wikipédia

Os icebergs servem como proteção para o Krill antártico, o Euphausia superba, que é uma espécie de krill que habita as águas do Oceano Antártico.

Grandes grupos desses invertebrados encontram sob as montanhas de gelo um local perfeito para se proteger, alimentando-se também das algas que acabam crescendo por lá.

Os icebergs são responsáveis por levar muitos nutrientes para as águas ao seu redor, contribuindo para a manutenção da vida marinha.

Além disso, eles possuem um papel indispensável para o ciclo da água, através do seu derretimento e posterior formação das nuvens de chuva.

Os icebergs são também fontes de dados precisos sobre as mudanças climáticas, e ajudam os pesquisadores a entenderem e acompanharem esses fatores.

Deu para entender o que é iceberg?

Como foi possível observar, entender o que é iceberg exige um aprofundamento nesse conceito, uma vez que ele é bem mais que uma imensa montanha de gelo.

Assim, esperamos que você tenha conseguido compreender de vez essa definição e suas características mais relevantes.

Aproveite que está aqui para conhecer também outros materiais do Revista Digital!

Veja também: Quais são os estados físicos da água?

MARCADO: , , ,
Compartilhar