O que é o ciclo da água: características, etapas e importância

O que é o ciclo da água - Pixabay
O que é o ciclo da água - Pixabay

Se você quer saber o que é o ciclo da água, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, além de entender mais a fundo o que é esse ciclo hidrológico, você conhecerá também quais são suas principais características, etapas e importância. Acompanhe!

O que é o ciclo da água?

O ciclo da água, que também é chamado de ciclo hidrológico (cientificamente falando), é um processo onde a água muda seu estado físico e sua localização, ou seja, trata-se da sua constante transformação na natureza.

Dos rios aos oceanos, do continente à atmosfera, todos os meios integram esse ciclo contínuo, fazendo com que a quantidade de água no planeta não necessariamente varie, mas sim circule e se transforme.

É ele o responsável pela circulação e distribuição da água na Terra, que alterna entre os estados líquido, sólido e gasoso nesse processo, e vai de um ponto a outro, sendo um dos serviços ecossistêmicos que mantém o planeta funcionando.

A distribuição da água na Terra

Um ponto importantíssimo quando se trata de o que é o ciclo da água é justamente a sua distribuição na Terra.

Afinal, a água está concentrada em diferentes quantidades no planeta, cobrindo cerca de 70% da sua superfície.

Desse total, 97% fica nos mares e oceanos, ou seja, é água salgada.

Dos 3% que sobram de água doce, a grande maioria (68,9%) se encontra congelada nas calotas polares, 29,7% nos aquíferos e 1,4% nos rios, lagos e outros reservatórios.

Características do ciclo hidrológico

A água, obviamente, é o elemento central desse ciclo, passando pelos seus três estados nesse processo: sólido, líquido e gasoso.

Desse modo, uma das características principais do ciclo da água é justamente o fato dele ser um processo dinâmico, não sendo estático em nenhum momento.

Outra característica importante é que ele é determinado diretamente pelas condições atmosféricas e climáticas do local;

Além disso, é um sistema fechado, com a água apenas mudando de lugar e estado, e não se perdendo.

Leia também: Quais são os estados físicos da água?

Etapas do ciclo hidrológico

O que é o ciclo da água: características, etapas e importância 1
O ciclo da água – Wikipédia

É impossível entender a fundo o que é o ciclo da água sem conhecer quais são suas etapas.

Como introduzido, ele é efetivamente formado por diferentes estágios, passando por todos seus estados físicos (no geral) que, assim como a localização da água, é modificado pelas condições de altitude, temperatura e pressão atmosférica.

Evaporação

O ciclo hidrológico tem seu início justamente nos corpos d’água superficiais, sejam nos mares e oceanos (base principal) ou águas continentais.

A radiação solar acaba elevando a temperatura da água, fazendo com que ela passe do seu estado líquido para o gasoso, através do processo de evaporação.

Consequentemente, ela deixa a superfície e “caminha” em direção a atmosfera, ainda em sua forma de vapor, já que é mais leve que o ar.

Aqui, vale a menção também para a transpiração das plantas – explicado mais abaixo -, que é um processo de evaporação que ocorre de forma simultânea nessa primeira etapa do ciclo.

Condensação

Uma vez que esse vapor d’água chega na atmosfera, as condições dispostas (queda da temperatura, por exemplo) o fazem condensar, isto é, retornar para o seu estado líquido.

Aqui há a formação de gotículas de água, que permanecem suspensas no ar inicialmente. São elas as responsáveis por formar as nuvens.

Precipitação

Conforme a água vai se condensando na atmosfera, diferentes processos de precipitação podem ocorrer, com destaque para as chuvas.

Nesse caso em específico, as gotículas se tornam pesadas demais para ficarem suspensas, caindo em direção ao solo.

Lembrando que a precipitação não é algo restrito às chuvas, já que a neve e o granizo, por exemplo, também se enquadram nesse processo.

Escoamento superficial e infiltração

Ao cair, a água pode tomar caminhos diferentes, a depender do caso e do lugar onde precipitou.

Considerando o padrão normal das chuvas, ela já pode cair diretamente em um corpo d’água superficial ou no solo, escoando para os rios, lagos, oceanos, etc. O resultado vai ser sempre o reinício desse ciclo.

No entanto, nem toda a água das chuvas escoa. Uma parte se infiltra no solo e segue para os reservatórios subterrâneos ou é absorvida pelas plantas.

  • Importante: Quanto à neve, ela pode se acumular inicialmente e escorrer para um rio após derreter. E mesmo as geleiras têm um avanço e retrocesso natural.

Transpiração

Através de suas raízes, as plantas são capazes de absorver parte dessa água que se infiltrou no solo.

Elas a utilizam para sua sobrevivência, mas liberam parte dela nesse processo de transpiração.

Como mencionado anteriormente, ele se soma à primeira parte do ciclo hidrológico, formando a chamada evapotranspiração, levando vapor d’água para a atmosfera.

Qual a importância do ciclo da água?

Após entender o que é o ciclo da água, fica fácil perceber qual é a importância desse processo para o planeta.

Afinal, a água é a molécula base para a sustentação da vida na Terra, sendo graças ao ciclo hidrológico que todos os seres vivos conseguem obtê-la.

É ele o grande responsável por fazer a distribuição desse recurso pelos quatro cantos do mundo.

Outro ponto de destaque que ocorre dentro desse ciclo é a própria purificação da água, que se dá através da evaporação.

Isso permite constantes reutilizações pelos milhares de organismos que dependem diretamente dela para sobreviver.

Esse ciclo hidrológico é o responsável ainda por regular a temperatura e o clima na Terra, distribuindo umidade e calor.

Ou seja, nem mesmo é preciso trazer os benefícios e relevância da água em si para entender o quão importante é o seu ciclo.

E aí, deu para entender o que é o ciclo da água?

Como foi possível observar, não é difícil entender o que é o ciclo da água, já que suas etapas são facilmente observáveis na natureza.

Confira também: O que são águas superficiais?

Compartilhar