O que é orvalho: conceito, formação e importância

O que é orvalho - Pixabay
O que é orvalho - Pixabay

Se você quer saber o que é orvalho, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, além de entender melhor o conceito por trás desse fenômeno tão comum pelas manhãs, você ainda terá a chance de conhecer mais sobre sua formação, o porquê dela ocorrer e qual sua importância. Acompanhe!

O que é orvalho?

O orvalho é um fenômeno meteorológico que se manifesta como pequenas gotículas de água que acabam se depositando em algumas superfícies, sejam elas folhas, plantas, grama e outros objetos que ficam expostos, geralmente, nas primeiras horas da manhã.

Em outras palavras, ele pode ser definido como a condensação da umidade atmosférica, ocorrendo quando as superfícies atingem o chamado ponto de orvalho.

Esse ponto, vale lembrar, é alcançado quando o ar saturado de vapor d’água passa a se condensar, devido a baixa temperatura, formando gotículas líquidas. A umidade relativa é tanta que atinge os 100% na massa de ar em consideração.

É devido às suas peculiaridades que ele se torna mais comum em condições de céu claro e noites calmas. Isso porque esse ambiente permite a queda mais acentuada da temperatura.

Além disso, a ausência do vento e a presença de alguma vegetação favorece bastante o fenômeno, já que a transpiração das plantas libera ainda mais umidade, facilitando a condensação do vapor d’água.

Veja também: O que é neblina: tipos e como se forma

Como o orvalho se forma?

orvalho em teias de aranha
Orvalho – Wikipédia

Para entender mais a fundo o que é orvalho, é fundamental compreender o processo de sua formação, já introduzido acima. Acompanhe!

1. Perda de calor e superfícies expostas

Tudo começa com a perda natural de calor durante a noite, quando a Terra emite radiação térmica para o espaço.

Assim, as superfícies expostas conseguem experimentar uma perda de calor bem mais rápida e acentuada do que o ar circundante.

Isso, consequentemente, provoca temperaturas superficiais mais baixas, que é o primeiro estágio para a formação do orvalho.

2. Resfriamento do ar circundante e ponto de saturação

A partir do momento em que a temperatura da superfície está baixa, o ar que entra em contato com ela também passa a esfriar.

Esse efeito leva o ar circundante a atingir seu ponto de saturação, isto é, alcançar a temperatura onde não é mais capaz de reter vapor d’água, passando a se condensar.

Como mencionado, o porto de orvalho é justamente quando ele saturado passa a se condensar.

3. Ponto de orvalho e formação das gotículas de água

O último estágio ocorre nesse momento do alcance do ponto de orvalho, que é quando a umidade transforma-se em gotículas d’água, depositando-se nas superfícies, levando a formação do orvalho.

Lembrando que a umidade relativa também tem um papel muito importante na ocorrência desse fenômeno, já que quando ela está alta, torna o ar muito mais próximo ao seu ponto de saturação, o que facilita a condensação e, consequentemente, o orvalho.

Saiba mais: O que é a neve: conceito, tipos e como se forma

Por que o orvalho se forma pela manhã?

Se você já entendeu o que é orvalho e como ele se forma, já deve ter percebido as motivações que levam a ele aparecer durante a manhã.

Nesse caso, tudo está diretamente ligado aos próprios padrões climáticos e variações de temperatura que acontecem pela noite e ao amanhecer. São realmente muitos os fatores que favorecem sua formação durante esse horário.

É na parte da noite, quando os raios solares não estão presentes de forma direta, que ocorre a perda de calor por radiação.

E esse resfriamento noturno é muito mais acentuado durante a noite, tornando a diferença de temperatura entre o ar e o solo bem mais alta.

Como o vento dificulta a formação do orvalho, noites mais tranquilas são mais favoráveis ao seu desenvolvimento.

Além disso, a umidade relativa do ar tende a ser bem maior durante à noite, o que leva ao ponto de orvalho, que pode ser observado ao amanhecer ou nas primeiras horas da manhã.

Qual a importância do orvalho?

orvalho em uma folha
Orvalho nas plantas – Wikipédia

Além de toda a beleza que agrega a paisagem, esse fenômeno meteorológico desempenha um papel importante também dentro do ecossistema. Dentre elas:

Hidratação das plantas

Muito comum nas plantas, ele serve como uma fonte de água para as mesmas, e essa característica é indispensável nas regiões de pouca precipitação.

A capacidade de “capturar” a água através da condensação da umidade do ar é o que possibilita muitas espécies a sobreviverem em ambientes inóspitos.

Mesmo em lugares em que há mais precipitação, o orvalho é uma fonte adicional, auxiliando nos momentos mais secos e de pouca umidade no solo.

Limpeza das folhas

Nas plantas, outro benefício importante é quanto a limpeza de suas folhas. As gotículas d’água acumuladas acabam retirando as impurezas, poluentes atmosféricos, poeira, etc.

Desenvolvimento de sementes

Essa umidade adicional pode ser uma aliada importante ainda no desenvolvimento das sementes da planta, ajudando na germinação e no seu crescimento inicial.

Ponto negativo

Vale a pena abrir um parênteses aqui e destacar que, embora seja geralmente benéfico, em certas circunstâncias, o orvalho também pode trazer prejuízos às plantas.

Isso ocorre principalmente quando o ambiente dificulta a sua evaporação, e ele permanece nas folhas por um período mais prolongado.

A umidade em excesso leva a um espaço mais propício ao desenvolvimento de algumas doenças fúngicas. Esse é o caso do oídio. 

Já sabe o que é orvalho?

Como foi possível observar, não é difícil entender o que é orvalho. Afinal, é um fenômeno bastante comum, principalmente nas zonas rurais ou em áreas próximas de corpos d’água. 

Se gostou do conteúdo, aproveite para conferir diversos outros materiais do site. Temos muito o que te mostrar por aqui!

Confira agora: O que é desertificação: conceito, causas e como evitar

MARCADO: ,
Compartilhar