O rei do futebol: curiosidades sobre Pelé

O rei do futebol da seleção brasileira (Imagem: FIFA TV)
O rei do futebol da seleção brasileira (Imagem: FIFA TV)

No último dia 29 de dezembro de 2022, dias antes da virada do ano, o futebol sofreu uma perda irreparável, o rei do futebol, Pelé, faleceu em um hospital após um longo período em cuidados paliativos. Apesar da perda, brasileiros e entusiastas do futebol encontraram forças para celebrar a vida e história de Pelé, que se destacou no esporte desde cedo. 

A história de Pelé, dentro e fora dos gramados, é cheia de curiosidades, e até mesmo aqueles que acompanham o astro de futebol desde cedo, se surpreendem com estas. Aqui você encontrará tudo sobre o rei do futebol, Pelé, além de curiosidades pouco conhecidas sobre sua trajetória no futebol. 

Pelé, o rei do futebol (Imagem: Shutterstock)
Pelé, o rei do futebol (Imagem: Shutterstock)

A história do rei do futebol

Edson Arantes do Nascimento, nasceu no ano de 1940, no dia 23 de outubro, no município de Três Corações. Ele ingressou no esporte ainda muito novo, mas já ganhou os holofotes da sua época, tendo sido o jogador mais famoso e o mais bem pago de todo o mundo. 

Sua história no futebol começou em um clube de segunda divisão, o Bauru, do interior de São Paulo. Tempo depois ele foi rejeitado por clubes maiores de São Paulo, até que em 1956 passou a integrar o Santos Futebol Clube como lateral esquerdo. Com Pelé no time, o Santos conquistou nove campeonatos paulistas, duas libertadores e duas taças internacionais de clubes. 

Assim Pelé se tornou um herói nacional, combinando o poder de chute e precisão com uma notável habilidade de antecipar os movimentos do adversário antes que qualquer outra pessoa. O sucesso chegou ao tão esperado mundial, a Copa do Mundo, quando jogou pela seleção em 1958 e trouxe o prêmio para casa. Após este marco, o jogador se tornou tesouro nacional. 

Sua importância para o futebol brasileiro foi tamanha, que o governo brasileiro decidiu utilizar esta estratégia para evitar de os times europeus ofertarem propostas, garantindo que o rei permanecesse nos clubes brasileiros. Pouco tempo depois, em 1969, participando da sua 909ª partida, o rei Pelé marcou o seu milésimo gol em jogos de futebol. Sendo o primeiro a conquistar essa marca em tão pouco tempo. 

Estreia internacional

A primeira vez que Pelé jogou em um campeonato internacional foi em 1957, com apenas 16 anos de idade. No ano seguinte ele participou da sua primeira Copa do Mundo da Fifa, que ocorreu na Suécia. Era a final do campeonato e o técnico da seleção brasileira estava hesitante em colocar em campo o rei, que ainda era muito inexperiente. Mas após um voto de confiança, Pelé ingressou em campo causando impacto imediatamente no time adversário. Naquela Copa, o jogador mostrou ao mundo o seu “chapeuzinho”, marca registrada. 

Nos campeonatos mundiais que se sucederam, Pelé teve o infortúnio de romper um músculo da coxa em uma partida, e ficou de fora dos campos na temporada da Copa do Mundo de 1962. Ainda assim, o jogador pode ver a sua seleção levar a taça, conquistando seu segundo mundial. Mas quatro anos depois Pelé já estava recuperado e pronto para trazer jogos difíceis para o mundo. Mas naquele ano o campeonato foi marcado de desastre, já que a seleção brasileira foi eliminada na primeira fase. 

Pelé e a seleção brasileira (Imagem: Wikimedia Commons)
Pelé e a seleção brasileira (Imagem: Wikimedia Commons)

Estilo único e aposentadoria

Pelé trouxe a jogada “chapeuzinho” para os campos e tornou seus gols jogadas espetaculares, e foi isso que o tornou uma estrela no mundo todo. Santos, o seu time, fez turnês internacionais, aproveitando a popularidade do astro, chegando à Nigéria no ano de 1967, durante a guerra civil do país. Durante 48 horas houve um cessar-fogo para que todos pudessem assistir a partida do grande jogador. 

Sua aposentadoria dos campos de futebol chegou no ano de 1974, mas Pelé continuou na ativa divulgando o esporte e representando o Brasil em eventos. No ano de 1975, o rei fechou um contrato milionário com NY Cosmos, para promover jogos nos Estados Unidos, se aposentando definitivamente após o time vencer o campeonato de 1977. 

Seu estilo único rendeu prêmios internacionais, como a nomeação do Atleta do Século em 1980 e em 1999. No Brasil, um museu foi construído para relatar sua trajetória, além de incentivar e contar um pouco da história do futebol do país, já que a maior parte dessa contou com participação do rei. Pelé também publicou autobiografias que foram um sucesso, participou de documentários e foi compositor de trilhas sonoras, incluindo a trilha do filme que conta sua história, Pelé (1977).

Curiosidades do rei do futebol

  • A marca de gols de Pelé foi de 1283;
  • Ao todo, o jogador participou de três Copas do Mundo em que o Brasil foi campeão;
  • Seu nome foi dado em homenagem ao inventor americano Thomas Edison;
  • Seu primeiro contrato com o Santos foi fechado aos seus 15 anos;
  • Aos 17 anos, ele se tornou o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo;
  • Como comemoração do seu milésimo gol, Santos decretou o dia 19 de novembro como “Dia do Pelé”;
  • O primeiro time de futebol de Pelé era formado por um grupo de amigos, eles se autodenominavam ‘os descalços’.

LEIA TAMBÉM:

Do que seres humanos se alimentavam no período paleolítico?

Quais são os 10 livros mais vendidos do mundo?


Fontes: Goal Britannica

Compartilhar