Os 10 maiores felinos do mundo

maiores felinos do mundo
Imagem: Pixabay

Os maiores felinos do mundo são espécies impressionantes, com diferentes características e habilidades que denotam sua evolução biológica e adaptação através do tempo. Além de criaturas belíssimas, eles também são incríveis predadores em seus respectivos nichos e habitats.

Infelizmente, muitos deles estão sob risco de vulnerabilidade, ou até mesmo sob risco de extinção, com esforços conservacionistas sendo feitos para preservar suas populações ao redor do planeta.

Conheça abaixo os maiores felinos do mundo.

Maiores felinos do mundo

10. Caracal (Caracal caracal)

maiores felinos do mundo
Imagem: Nick and Melissa Baker / Creative Commons

Um caçador furtivo da África e sudeste asiático, gracioso e habilidoso na escalada. É um predador de emboscada, e alimenta-se de diferentes animais, como pássaros, roedores e até cães e gatos.

O nome “caracal” vem da palavra turca karakulak, que significa “orelha escura”, caracterizando os pontos negros no topo das orelhas do felino. Ele também é conhecido por sua pelugem curta, densa e avermelhada, com longas pernas e um rosto curto.

O caracal é um animal solitário. Além da África, pode ser encontrado em diferentes habitats, em florestas, bosques, matagais, colinas rochosas e planícies da península árabe e anatólica, no sudoeste e no centro da Ásia, Paquistão, e na Índia central.

9. Leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa)

maiores felinos do mundo
Imagem: Charles Barilleaux / Flickr

O leopardo-nebuloso, além de estar entre os maiores felinos do mundo, é também um dos mais belos. São felinos de tamanho médio, caracterizados por uma belíssima pelugem com manchas escuras que lembram nuvens. Há dois tipos principais, o Neofelis nebulosa, que vive na Ásia continental, e o Neofelis diardi, que habita em ilhas da Indonésia.

O leopardo-nebuloso são animais arbóreos, vivendo em árvores de florestas perenes e tropicais, armados com muitas ferramentas biológicas que auxiliam em suas caçadas. As caudas longas ajudam no equilíbrio, e seus tornozelos os permitem escalar e descer das árvores.

Suas presas são principalmente animais mamíferos, como esquilos, macacos, pandas vermelhos, antílopes, porcos, porcos-espinho e pangolins.

8. Lince-euroasiático (Lynx lynx)

maiores felinos do mundo
Imagem: Tomas Hulik ARTpoint/Shutterstock.com

Um felino que habita em mais locais diferentes do globo do que qualquer outro felino selvagem, encontrado em florestas temperadas e boreais através da Europa, Ásia Central e Sibéria. Os linces-euroasiáticos já foram vistos em montanhas a altitudes de 1,5 km.

Possuem uma pelugem curta, acastanhada e com manchas. Muitos deles vivem em climas frios, e nos meses do inverno seus pelos adquirem um tom cinzento ou branco.

Esses linces possuem barbas claras, tufos negros nas orelhas, pernas longas e patas peludas. As patas funcionam como sapatos de neve, facilitando sua locomoção.

7. Guepardo (Acinonyx jubatus)

maiores felinos do mundo
Imagem: Maros Bauer/Shutterstock.com

Um dos maiores felinos do mundo é o animal terrestre mais veloz do planeta: o guepardo. Ele habita especialmente na África subsaariana, ainda que alguns também existam no norte do Irã.

Os guepardos podem acelerar até 72 km/h em 2.5 segundos, e alcançar velocidades de 112 km/h. Eles também têm garras especiais que nunca se retraem totalmente, agindo como travas para agarrar a terra e correr mais rápido.

6. Leopardo-das-neves (Uncia uncia)

maiores felinos do mundo
Imagem: Chris Desborough/Shutterstock.com

O leopardo-das-neves que habita na Ásia Central também é referido como o “fantasma das montanhas”. São encontrados em doze países, incluindo a China, Índia, Nepal, Rússia, Paquistão e Mongólia.

Eles evoluíram e se adaptaram a viverem em locais onde o oxigênio é menos abundante, com passagens nasais largas e cavidades torácicas maiores. Eles também possuem mais glóbulos vermelhos que outros felinos, possibilitando uma absorção máxima de oxigênio no sangue.

Esses felinos são de classificação vulnerável, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. É difícil saber o número exato de leopardos-das-neves restantes, mas a estimativa é de haja menos de 7 mil espécimes hoje.

5. Leopardo (Panthera pardus)

maiores felinos do mundo
Imagem: Dmitri Gomon/Shutterstock.com

Um dos maiores felinos do mundo, com parentesco próximo a leões, tigres e jaguares. São encontrados principalmente na África subsaariana, Ásia Central e ocidental e no sul da Rússia.

Vivem em florestas, desertos e planícies, usando sua pelugem dourada com manchas escuras para se camuflarem na natureza, tornando-se incríveis predadores.

Infelizmente, a beleza da sua pele os torna muito atrativos em caçadas. Eles não são considerados sob risco de extinção atualmente, mas a subespécie do leopardo-de-amur, no extremo leste da Rússia, está sob grave risco, com apenas 60 espécimes restantes.

4. Puma (Puma concolor)

O puma também é conhecido como um leão-da-montanha. Eles vivem por todo o hemisfério ocidental, através das Américas. Eles possuem uma pelugem dourada e avermelhada, e são carnívoros, assim como outros felinos, alimentando-se de antílopes, cavalos, roedores e insetos.

Os que vivem próximo ao equador são os menores da espécie. A forma como ele é nomeado pode variar de acordo com o local onde se encontra. A depender da área, esse felino pode ser descrito com 40 nomes diferentes, mas os mais comuns estão listados abaixo:

  • Puma;
  • Leão-da-montanha;
  • Pantera;
  • Pante;
  • El Leon.

3. Onça-pintada (Panthera onca)

maiores felinos do mundo
Imagem: iStock.com/Steven Anderton

Este animal foi nomeado como “jaguar” pelos povos indígenas das Américas, termo que significa “aquele que mata com um único salto”. Apesar do seu pulo ser impressionante, o que os torna tão fatais é sua mordida potente.

E eles são capazes de caçar na água também, atacando inclusive crocodilos. A onça-pintada, um dos maiores felinos do mundo, é um animal familiar para brasileiros, especialmente para os povos indígenas.

A onça é uma nadadora habilidosa, conseguindo se locomover pelos rios. Hoje em dia, a concentração da espécie localiza-se especialmente na bacia amazônica e próxima às zonas úmidas do Pantanal.

2. Leão (Panthera leo)

maiores felinos do mundo
Imagem: iStock.com/MaggyMeyer

O rei da selva não poderia estar de fora da lista dos maiores felinos do mundo. Os leões dominam nas pastagens e savanas da África subsaariana, e caracterizam-se por sua juba, que se torna mais escura a medida que envelhecem, assim como por seu rugido.

Muitos leões são solitários, com exceção do período em que as fêmeas estão com seus filhotes. Ainda assim, é comum que eles cacem juntos, e são a única espécie de felinos que rugem em uníssono.

São considerados como uma espécie vulnerável, e só há cerca de 20 mil leões restantes no planeta.

1. Tigre-siberiano (Panthera tigris)

maiores felinos do mundo
Imagem: Jan Stria/Shutterstock.com

Quem ocupa o topo dentre os maiores felinos do mundo é o tigre-siberiano. Apesar de gatos comuns possuírem listras, os tigres são os únicos dentre os felinos selvagens e grandes com essa característica.

Eles podem viver em diferentes locais onde possam se esconder e encontrar água e comida. É possível encontrá-los na Coreia do Norte, Sibéria, China, partes da Índia, no extremo leste da Rússia, no sudeste da Ásia e em Sumatra, uma ilha da Indonésia.

Seus habitats incluem selvas, pântanos, savanas e florestas de pinheiros.

Fonte: a-z-animals.com

Compartilhar