Quais as maiores reservas de água doce do mundo?

Quais-as-maiores-reservas-de-agua-doce-do-mundo

Quais as maiores reservas de água doce do mundo? Quais países têm o privilégio de abrigar as maiores fontes de vida da natureza? E quais as suas características?

Antes de mais nada, não custa lembrar que hoje praticamente todas as sociedades consideram a água quase como um artigo de luxo.

De fato, a sua escassez em diversas regiões faz com que o “líquido precioso” cada vez mais conquiste o status de uma “joia rara”. E é certamente um joia rara com valor inestimável para todas as nações hoje em dia.

Em síntese, sabemos que cerca de 70% do nosso planeta é composto por água. Mas o problema aqui está no fato de que apenas 3% de toda essa reserva está disponível para o consumo humano. E ela está presente nos rios, lagos, lagoas, reservas subterrâneas, na atmosfera, entre outras fontes básicas e bastante restritas na natureza.

E aqui estão elas. As maiores abundâncias em reservas de água doce do planeta.

1. Brasil

Sim, ele mesmo, o Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo! São cerca de 8.233km3 de água doce disponíveis por ano. E podemos encontrá-los com maior abundância no poder descomunal do nosso Rio Amazonas, com os seus mais de 280 trilhões de litros de água!

Além dele, destacamos, também, alguns dos nossos principais cartões-postais, como o Rio São Francisco, as Cataratas do Iguaçu, o encontro entre o Rio Negro e o Solimões, entre várias outras reservas não menos importantes.

2. Rússia

Quais as maiores reservas de água doce do mundo europeu? Bem, a maior delas está na Rússia. Isso mesmo, na Rússia, a segunda maior reserva do planeta.

O país oferece aos seus cidadãos cerca de 4.507km3 de água doce por ano. E boa parte dela vem de rios como o Volga, Don, Lena, Irtch, entre vários outros.

3. Canadá

Obviamente, o 2º maior país do mundo em território não poderia estar de fora dessa.

De fato, esse é um verdadeiro paraíso na terra, repleto de lagos, rios, cachoeiras, mananciais e formidáveis cadeias de montanhas.

Mas também é uma das referências entre as reservas de água doce do planeta. Ele é capaz de oferecer até 2.900km3 de água doce por ano aos seus habitantes, com a ajuda de monumentos como as Cataratas do Niágara e o Rio Yukon, por exemplo.

4. Indonésia

A Indonésia é o lar das ilhas vulcânicas. É lá que encontramos algumas paisagens cinematográficas, como o Arquipélago de Molucas, as Ilhas das Especiarias, o Sulawesi, entre diversas outras.

Mas também é lá que encontramos os Rios Musi, Kapuas, Brantas, entre outros, que são capazes de oferecer cerca de 2.837km3 de água doce por ano à população da Indonésia.

5. China

Mas é claro que o país mais populoso do mundo também não poderia ficar de fora, não é verdade?

E quais as maiores reservas de água doce do mundo chinês? Resposta: Yangtzé, Zhu Jiang, Huang, entre outros rios que oferecem aos habitantes cerca de 2.832km3 de água doce por ano.

Tudo isso apesar dos graves problemas ambientais que os comprometem, mas que não lhes tiram os méritos de serem alguns dos maiores representantes do patrimônio aquífero do planeta.

6. Colômbia

Na América do Sul somente o Brasil consegue fazer frente à Colômbia quando o assunto são recursos hídricos.

São nada mais nada menos do que cerca que de 2.131km3 de água doce disponíveis aos seus habitantes. Com destaque para os Rios Magdalena e Orinoco. Mas também o Amazonas e o Rio Negro, duas preciosidades que também atravessam o território colombiano. 

7. Estados Unidos

Para muitos é uma grata surpresa saber que os Estados Unidos podem fazer parte de uma lista que revela quais as maiores reservas de água doce do mundo.

No entanto, eles estão aqui, muito bem representados pelos Rios Mississipi, Columbia, Missouri, Colorado, entre outros, que oferecem cerca de 2.070km3 de água doce por ano aos norte-americanos.

8. Peru

Por fim, com um total de 1.910km3 anuais oferecidos à sua população, está o Peru, uma das maiores reservas aquíferas do mundo.

Para resumir, toda essa exuberância é um presente ofertado pelos rios Marañon, Putomayo, Tumbes, Chira; além, obviamente, do monumental Rio Amazonas, que, como se sabe, nasce no Peru.

Sem contar outras exuberâncias, como os lagos Titicaca, Junín, Parón, entre diversos outros que compõem o maravilhoso patrimônio aquífero do país.

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Conseguimos responder às suas dúvidas? Deixe a resposta na forma de um comentário e continue compartilhando, comentando, questionando, discutindo, refletindo e aproveitando-se dos nossos conteúdos.

Fontes: Josh –  FAO
Imagens: Pexels

Compartilhar