As aulas de História nos ensinaram muitas coisas do passado, entretanto, há alguns questionamentos que nunca foram respondidos. Acima de tudo, você sabe qual é a diferença entre monarquia e república? De antemão, na monarquia a população é governada por rei, rainha ou imperador. Na república, por sua vez, o povo (ou seus representantes eleitos) possuem o poder absoluto de escolha.
Ambas apresentam muitas particularidades e diferenças. Enquanto a monarquia era quase ‘regra’ na antiguidade, hoje as coisas não funcionam mais assim. Atualmente, o tipo de governo mais comum nos territórios do mundo inteiro é a república e/ou democracia. Monarquia vem de ‘monarca’, ou seja, rei ou rainha, mas tanto uma quanto a outra são formas antigas de governo.
A primeira delas existe desde que os seres humanos começaram a se restabelecer e criar civilizações. O sistema republicano moderno surgiu na civilização romana, pois pesquisadores acreditam que ali aconteceu a primeira república, que diretamente espalhou o modo governamental em toda a esfera global, com as adaptações necessárias que fazem parte da nossa contemporaneidade.
Há outros pontos distintos entre monarquia e república: dentro da monarquia, o papel do líder é passado por gerações, de pai para filho e assim por diante. Neste modelo, acredita-se no Direito Divino dos Reis, que basicamente afirma que Deus escolheu um rei para governar e mandar no povo. Na contramão, a república representa – ou deveria representar – o poder do povo, em que a sociedade garante o direito de escolher seus governantes. Em outras palavras, o indivíduo com mais votos é eleito como líder.
Alterações que a monarquia e república enfrentaram ao longo da história
Conforme citado anteriormente, ambos modelos mudaram ao longo dos anos, a monarquia era absoluta, ou seja, o rei tinha poder sobre todas as coisas. Sua palavra era lei! Em muitos casos isso ocasionava diversos problemas, pois ao longo da história muitos líderes monarcas criavam uma regra que ia contra o interesse do povo. A partir disso, os cidadãos de muitos países se revoltaram para derrubar um determinado rei em favor de outro. Além disso, também promoviam uma revolução intensa, para acabar com a monarquia em favor de uma república, e podemos citar como exemplo a Revolução Francesa e a Russa.
Em contrapartida, há momentos onde monarquia e sociedade conseguem chegar em um acordo. Com isso, o rei deixa de ter o poder integral e passa a dominar apenas algumas áreas, enquanto o povo governa outras. No caso da política, todavia, as coisas nunca são o que parecem. Frequentemente as monarquias são descritas como um governo opressor, mas houve situações na história em que um reino ou país floresceu dessa forma. A Grã-Bretanha pode se enquadrar neste caso. Por outro lado, existiram – e ainda existem – momentos em que a sociedade, mesmo dentro de uma república, sofre opressão pela má escolha do líder. Na União Soviética foi exatamente assim, tudo começou como república, mas o partido no poder assumiu o controle e transformou-a em uma ditadura. Venezuela também!
Pontos de comparação entre monarquia e república
- Idade
República é um dos tipos mais comuns do governo moderno. Monarquia é uma das formas mais antigas de se governar uma sociedade. - Lei
Na república, o governo faz a lei para o povo. Na monarquia absoluta o rei faz a lei, mas na monarquia constitucional o governo tem o poder de criar a lei. - Escritório
O governo é eleito pela sociedade na república. A coroa é passada de geração para geração na monarquia. - Regras
Na república, os representantes eleitos pelo povo governam. Na monarquia, é a família dos monarcas quem governa. - Definição geral
A república é uma forma de governo em que a população possui o poder absoluto sobre as coisas. A monarquia é uma forma de governo onde rei, rainha ou imperador ditam as ordens, leis e regras. - Exemplos
República: Portugal, Índia, Brasil, Estados Unidos, Turquia, Argentina, Uruguai, França e muito mais. Monarquia: Arábia Saudita, Qatar, Tailândia, Noruega, Espanha, Holanda, Bélgica, Belize, Mônaco, dentre outros.
Na Austrália, por exemplo, a expectativa é que a monarquia constitucional se torne uma república, onde as pessoas que governam a nação. No conceito histórico, essa mudança causaria diversas alterações na forma em que o país se relaciona com outros líderes, como a ‘quebra’ de vínculo com a Inglaterra, fazendo o território assumir sua independência integral. Atualmente o Governador Geral, o representante eleito da Rainha na Austrália, tem que aprovar todas as leis australianas assim que passarem pelo Parlamento. Se a Austrália se tornasse uma República, isso não seria mais necessário.
Modelos de Monarquia
Além da absoluta e constitucional, há outros três tipos de monarquias: a religiosa, eletiva e feudal. A monarquia religiosa é a mais antiga dentre todas, onde a população via o monarca como uma divindade, o rei de uma cultura monárquica sagrada ou religiosa tinha poder ilimitado.
Na eletiva, quem escolhe a figura monarca é um conselho, como acontece no Vaticano, por exemplo, sendo que o Papa se enquadra como a figura monarca com poderes. A votação para sua eleição fica a cargo do Conclave, realizada pelo Colégio dos Cardeais. Por fim, a monarquia feudal se espalhou pela Europa durante a Idade Média, onde era preciso um representante para melhorar a defesa dos territórios. Nesta época, as guerras e invasões eram frequentes, mas o poder do ‘rei’ não era absoluto. Ele precisava de acordos entre os senhores feudais para que pudesse exercer o cargo.
E aí, você já sabia a diferença entre monarquia e república? Sem dúvidas essas informações nos aproximam mais do passado, e ajudam a explicar como o mundo funciona hoje. As aulas de história não são suficientes para que saibamos todas as diferenças dos eventos que moldaram a sociedade contemporânea. Compartilha essa curiosidade incrível em suas redes sociais e não deixe de acompanhar o Mundo Curioso!
Fonte: Difference Between – Study HQ
Imagem: Freepik