O mercado dos cursos de línguas está em alta. E isso não apenas para o inglês que tem sido o freguês tradicional desses cursos. Afinal, cresce o interesse não apenas pelas línguas ocidentais, mas também outras como o japonês, o mandarim e mesmo o árabe. Mas por trás de tanta curiosidade, qual a importância de aprender outro idioma?
Já podemos antecipar que o ganho comunicacional para a aprendizagem idiomática é incomensurável, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Pois quanto mais pessoas vão além do seu idioma de nascença, mais e mais barreiras linguísticas vão sendo dinamitadas.
Este texto irá apresentar as razões e benefícios do aprendizado linguístico. Além da abertura de fronteiras comunicacionais, vamos falar do ganho cognitivo que esse estudo proporciona. Portanto, vamos nos aventurar no conhecimento dos idiomas.
Superando fronteiras
Quando se vem a cabeça sobre qual a importância de aprender outro idioma as questões de comunicação vêm de imediato. Aprender uma língua para expandir as possibilidades de negócios. Ou para conversar melhor com um amigo estrangeiro. Ou para conhecer direito uma cultura que admira. São várias as possibilidades, como abordaremos aqui.
Conhecer os outros para conhecer a si mesmo
Além do inglês, é muito comum que nós, falantes de português, busquemos outra língua latina como opção de aprendizado. O francês, o italiano e, em especial, o espanhol, surgem sempre como opções atraentes. Isso conforme se espera que uma língua “irmã” seja mais fácil e compreensível para um falante do português.
E com essa esperança, também muitos lusófonos se surpreendem com as diferenças entre as línguas latinas. Mas o aprendizado dessas línguas pode abrir outras portas além de se comunicar com falantes delas. As diferenças e as semelhanças também surgem para descobrir sua própria língua em suas raízes com o velho latim.
Indo além do ocidente
Ainda no que toca à zona de conforto, mesmo quando queremos ir além das escolhas habituais, nós restringimos às línguas europeias. Não faz muito tempo que aprender línguas com outros alfabetos era visto como algo exótico. Mas hoje aprender línguas como o tailandês, o árabe, o hindi e o bantu é algo cada vez mais comum.
Mas a expansão desse aprendizado não se trata de uma curiosidade eventual. É um resultado natural de um mundo cada vez mais globalizado e multipolar. Apreender um novo alfabeto para uma nova língua vem como resposta às demandas econômicas e mesmo culturais. Não é à toa que muitos executivos estão aprendendo mandarim.
E quanto ao inglês?
Assim, cada vez mais pessoas se dispõe a aprender línguas diferentes. Nesse contexto intriga como fica a situação do inglês, tido como uma língua universal. Inclusive há quem especule que o mandarim venha a tomar seu lugar, dada a relevância cada vez maior da China.
Mas não há qualquer indício de que o inglês venha a perder a relevância. Ao contrário, essa língua já se cristalizou em seu potencial de universalidade. E os motivos vão muitos além da expansão das culturas britânica e norte-americana. Algo que muito se deve a praticidade, a simplicidade e ao pragmatismo natural dessa língua.
Aprender uma língua nova te aprimora individualmente
Saber qual a importância de aprender outro idioma é entender certos ganhos coletivos e individuais. Quanto a estes, é certo que esse aprendizado vai incrementar tremendamente nos seus níveis educacionais e intelectuais. Algo que reflete em uma melhor compreensão das coisas e menos desconhecimento. Entenda o porquê a seguir.
Manter a mente ativa
Estudar é mais do que ganhar cultura e conhecimento. É também exercitar a mente e mantê-la mais saudável. O aprendizado de outros idiomas não é exceção nesse sentido. Ir se aprofundando em uma língua desconhecida, ou mesmo em outro alfabeto, é um jeito de criar um cérebro saudável.
Isso é inclusive algo que já foi mensurado por estudos científicos. Pesquisas como a realizada pela Academia Britânica se debruçaram sobre os ganhos cognitivos do aprendizado de línguas. Perceberam não apenas que esse aprendizado melhora a criatividade como também o envolvimento com a língua primária.
Pegando direto da fonte
“Toda tradução é uma traição”. Essa é uma máxima que está na ponta da língua de todo tradutor. Não é para menos, afinal o ato de traduzir é basicamente escrever um outro texto em cima do original. Assim, é comum que muitas nuances linguísticas acabem sendo perdidas no ato de traduzir.
Portanto, conhecer uma outra língua vai te permitir aproveitar de forma muito melhor obras culturais estrangeiras. Você vai poder captar sutilezas e sentidos que ficam imperceptíveis na leitura traduzida. Algo que não vale apenas para livros. Mas também série, filmes ou mesmo canções.
Abrir as portas
Enfim, já mencionamos como aprender uma língua incremente na comunicação. Seja como for, quando você se dispõe a aprender outro idioma você se integra mais e mais a uma comunidade global. Algo que faz com que você possa superar o provincianismo e aproveitar das vantagens do mundo conectado.
A perspectiva de aprender uma nova língua amplia o horizonte e apresenta então a possibilidade de conquistar o emprego dos seus sonhos. Ou mesmo o de alcançar um mercado para o seu produto que tem grande potencial. Para não falar de servir como uma ponte entre duas culturas diferentes.
Conclusão
O conhecimento sobre qual a importância de aprender outro idioma é algo cada vez mais relevante na sociedade contemporânea. Isso conforme um mundo globalizado aprofunda de forma inédita a superação de barreiras linguísticas e culturais. Assim, se exige cada vez mais diálogo entre pessoas que até então não sabiam como se comunicar.
Nesse contexto, o aprendizado de linguagens oferece um ganho relevante para o conhecimento intelectual. Ao aprender uma língua diferente você aumenta as suas possibilidades de atuação cultural e profissional. Se realizando assim como um legítimo cidadão do mundo.
Fontes: British Academy
Imagem: Public Domain Pictures