Qual o oceano mais profundo da Terra?

Qual o oceano mais profundo da Terra
Qual o oceano mais profundo da Terra - Reprodução Freepik

Você sabe qual é o oceano mais profundo da Terra? Essa é uma dúvida muito comum para todos, dado a grande diversidade de oceanos existentes.

Mas qual será o mais profundo? É sobre isso que falaremos hoje, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.

Para saber qual o mais fundo, antes é preciso conhecer o maior e mais extenso, dentre os oceanos. Se você ama conhecer esses fatos sobre nosso planeta, saiba que está no lugar certo!

Continue com a gente e não deixe de ler até a última linha, para entender melhor esse assunto e saber qual o oceano mais profundo de todos no planeta Terra!

Veja agora: Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?

Qual o maior oceano da Terra?

O tamanho de cada oceano pode afetar diretamente a sua profundidade. Nesse caso, o oceano Pacifico é o maior e mais extenso até o momento. Segundo especialistas, o Pacifico é responsável, em termos de volume, por quase 50% de toda a água salgada presente nos mares e oceanos do planeta.

Ainda segundo informações, o Oceano Pacifico é tão grande que cobre cerca de 1 ⁄ 3 de toda a superfície do planeta Terra.

Os continentes que são banhados por ele são?

  • América;
  • Ásia;
  • Oceania;
  • Antártida.

Assim sendo, o Oceano Pacifico se tornou uma rota importantíssima de navegação, por todos esses continentes, contribuindo significativamente para o progresso nesses países.

Qual o oceano mais profundo da Terra?

Qual o oceano mais profundo da Terra 2
Qual o oceano mais profundo da Terra – Reprodução Freepik

Como já vimos, o tamanho do oceano interfere diretamente em sua profundidade. Assim saindo, como o Oceano Pacifico é o maior de todos, ele também se consagra como o mais profundo.

Segundo estudos realizados em todo Pacifico, mais de 85% de toda sua área conta com profundidades superiores a 3 mil metros, o que faz dele o mais profundo atualmente.

Além disso, a média feita, para mensurar a profundidade de toda extensão do oceano é de impressionantes 4.282 m.

Por conta disso, existe um lugar no Oceano Pacifico, chamado de Fossa das Marianas, que é famoso pelas grandes profundidades. Esse local fica muito próximo ao território do Japão. Estima-se que, nesse local, a profundidade dos mares pode ultrapassar os 11 mil metros, sendo o mais fundo de todo o planeta.

Outras características do oceano mais profundo da Terra

Já sabemos que o oceano mais profundo da Terra é o Oceano Pacifico. No entanto, essa não é a única característica que faz dele especial.

Afinal, quando se trata de extensão, ele fica na frente do Oceano Atlântico e do Oceano Índico.

Além disso, o Pacifico é o detentor do maior número de placas tectônicas do planeta, localizadas em seu assoalho.

Outra característica do Pacifico, é o grande número de ilhas ao longo de sua ocorrência. Além disso,os mares localizados no Pacifico registram as maiores temperaturas de todos, chegando a marcar 40,4º em uma ocasião. Essa temperatura foi registrada a uma profundidade de mais de 2 mil metros, estando próxima a costa oeste dos Estados Unidos.

Leia também: Como se formam os icebergs?

Qual a origem do nome do oceano mais profundo da Terra?

Qual a origem do nome do oceano mais profundo da Terra
Qual a origem do nome do oceano mais profundo da Terra – Reprodução Freepik

Assim como muitas outras coisas nesse mundo, o nome do oceano mais profundo da Terra se deve a História.

Conta-se que, em meados de 1520, o famoso navegador de Portugal, Fernão de Magalhães estava percorrendo o litoral oeste da América do Sul. Quando estava perto das Cordilheiras dos Andes, ele avistou, de longe, as águas do oceano, que na ocasião, estavam calmas e tranquilas.

Assim, o navegador batiza o oceano como “Pacifico”, que é o nome que conhecemos até os dias de hoje.

Contudo, o nome dado por Fernão de Magalhães não condiz exatamente com o que podemos observar realmente. Afinal, o Oceano pacifico é considerado mais perigoso que outros oceanos, como o Atlântico, por exemplo.

Ademais, também no Oceano Pacifoco, está localizado o Círculo de Fogo, conhecido pelos constantes terremotos e abalos sísmicos. Além disso, nessa região também é comum que vulcões entrem em erupção, causando transtornos.

Dessa forma, chegamos a conclusão que o navegador portugues observa as águas do Pacifico em um dia fora do comum.

Qual a importância do Oceano Pacifico?

Por conta de seu tamanho e grande área de ocorrência, o Pacifico é considerado ooceano mais importante do planeta. Ele é fonte de pesca nas centenas de ilhas, localizadas em sua extensão, além de ser uma importante rota para navegadores dos países banhados por ele.

Na Indonésia e no Japão, por exemplo, uma das principais fontes de renda e sobrevivência são as águas do oceano. Afinal, grande parte dos alimentos nesses locais, vem do oc pacifico, direta, ou indiretamente.

Nas ilhas da Oceania, como Austrália, Nova Zelândia, entre outras, por exemplo, a situação não é diferente.

Ademais, o Pacifico, é responsável por boa parte da produção de oxigênio do planeta, somado, é claro, aos outros oceanos. Outra característica que reforça a importância desse ovo para toda a Terra, são as inúmeras reservas de gás e petróleo, presentes em suas profundezas.

Além disso, também é possível encontrar outros minerais, areia e metais, considerados imprescindíveis para a manutenção da vida moderna.

Até meados dos anos 2000, quase metade da indústria da pesca vinha das águas do Oceano Pacifico, o que mostra ainda mais claramente, a importância dessas águas para os seres humanos.

Assim, o Pacifico é relevante, não só para as áreas onde há abrangência de suas aulas, mas para toda a humanidade.

Alguns fatos curiosos sobre o oceano mais profundo da Terra

  • A área do Pacifico é de 165,25 por 106 quilômetros quadrados, o que significa metade da área oceânica do planeta e 30% da área total da Terra;
  • A média de profundidade do Pacifico é de mais de 4,2 mil metros e o ponto mais fundo de sua área é a Fossa das Marianas, com mais de 11 mil metros;
  • Apesar de ter sido batizado como “Pacifico”, as águas deste oceano podem ser turbulentas, trazendo diversos perigos para os navegadores;
  • São cerca de 30 mil ilhas, dispostas em toda área do Pacífico, algumas ainda não foram desbravadas, muito menos habitadas;
  • Mais de 70% dos vulcões do planeta estão concentrados na bacia deste oceano;
  • Segundo estudos, os peixes  animais marinhos deste oceano costumam ingerir até 24 mil toneladas de resíduos plásticos por ano.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o oceano mais profundo da Terra? São muitas curiosidades incríveis para você explorar e descobrir!

Confira também: O que é Aurora Boreal?

Compartilhar