Qual o tamanho do Sol?

tamanho do Sol em relação à Terra.

Qual o tamanho do Sol? Nós aprendemos na escola que ele é o maior objeto do sistema solar, mas quando comparamos essa estrela super quente com as outras da Via Láctea, há discrepância? Primeiramente, vale destacar que o sol entra na classificação de tamanho médio entre as centenas de bilhões de estrelas que ajudam a moldar nossa galáxia. Sim, mesmo com toda sua magnitude há tantas outras maiores que ele.

Sobretudo, o Sol é quase uma esfera perfeita, daquela que enche os olhos de qualquer professor de física. Seu diâmetro equatorial e seu diâmetro polar são apenas 10 quilômetros de diferença, um número praticamente inexpressivo quando levamos em conta a dimensão do universo como um todo.

Características do sol

O tamanho do sol é 1,392 milhão de km de diâmetro, sendo o volume do sol 1,3 milhão de vezes maior que a Terra.

  • Temperatura na superfície: 5.778 K
  • Distância da Terra: 149.600.000 km
  • Diâmetro: 1.392.700 km
  • Raio: 696.340 km
  • Massa: 1,989 × 10^30 kg
  • Idade: 4,603 × 10^9 anos
  • Gravidade: 274 m/s²
  • Lua: 3122 Florence

Circunferência do sol

A circunferência do sol mede 4,3 milhões de km, enquanto que o planeta Terra mede 40 mil km. Você pode estar se perguntando: mesmo com todas essas medidas exorbitantes, o tamanho do sol se enquadra como “médio’? A resposta é sim! Quando colocamos essa estrela ao lado de Betelgeuse, por exemplo, a gigante vermelha, ela fica quase imperceptível. A Betelgeuse é cerca de 700 vezes maior que o Sol e 14.000 vezes mais brilhante. “Encontramos estrelas que são 100 vezes maiores em diâmetro do que o nosso Sol. Realmente essas estrelas são enormes”, diz a NASA em seu site SpacePlace . “Também vimos estrelas que têm apenas um décimo do tamanho do nosso sol”.

A dimensão gigantesca da estrela Betelgeuse em relação ao sistema solar.
Betelgeuse comparada ao sistema solar. (Imagem: Twitter/ Latest in space)

Não há como afirmar com precisão o tamanho do Sol

Em contrapartida, é possível que o Sol seja maior do que os especialistas pensavam anteriormente. O engenheiro e pesquisador de eclipses solares, Xavier Jubier, cria modelos precisos de eclipses lunares e solares, para determinar de modo exato onde a sombra da lua cairia durante o eclipse solar. Entretanto, quando o profissional combinou imagens reais com as observações históricas que fazem parte de sua coleção, percebeu que as formas dos eclipses só teriam sentido se ampliasse o raio do sol, para algumas centenas de quilômetros a mais.

Nem mesmo as grandes missões espaciais, como a Solar Dynamics Observatory, da NASA, são capazes de apontar, com a precisão exata, o tamanho do sol. “É mais difícil do que você pensa apenas colocar uma régua nessas imagens e descobrir o quão grande é o sol – [SDO] não tem precisão suficiente para definir isso”, disse o pesquisador da NASA Ernie Wright durante entrevista. “Da mesma forma, com os trânsitos de Mercúrio e Vênus, acontece que [uma medida baseada neles] não é tão precisa quanto você gostaria que fosse”, completou.

Sobretudo, o profissional afirma que diferentes documentos usando os mais diversos métodos, diferem em até 1.500 km. Sendo assim, o que se sabe até então, é uma média de tudo que a ciência já foi capaz de descobrir ao longo dos anos. Tal fato pode aparecer como problema quando o plano se concentra em contornar as bordas do próximo eclipse solar. “Para a maioria das pessoas, sim, isso realmente não importa; não vai mudar tudo”, disse Jubier. “Mas quanto mais perto você chega da beira do caminho [do eclipse], mais risco você corre”, concluiu.

Montagem mostrando a massa do sol com os oito planetas do sistema solar.
Sol em comparação com os planetas do sistema solar. (Imagem: Youtube/ Rion Nakaya)

O Sol é considerado uma estrela-anã?

Vamos voltar para as estatísticas? O volume total do tamanho do sol é de 1,4 x 10 elevado a 27 metros cúbicos. Ou seja, aproximadamente 1,3 milhão de Terras poderiam se acomodar tranquilamente dentro da estrela quente. A massa do Sol é 1,989 x 10 elevado a 30 quilogramas, cerca de 333.000 vezes a massa do nosso planeta. Por falar em massa, no Sol está presente 99,8% de toda a massa do sistema solar. Inclusive, no livro ‘Planetary Sciences’, os autores Pater e Jack L. Lissaur definem o sistema solar como ‘o sol mais alguns detritos’.

Todavia, o seu peso não é constante, pois ao longo do tempo o vento solar carregou diversas partículas de massa para longe da estrela quente. Todos os SEGUNDOS, o sol perde cerca de 1,5 milhão de toneladas de material. Enquanto isso, no centro da estrela, considerado o seu ‘coração’, toda massa se converte em energia, aproximadamente 4 milhões de toneladas por segundo.

Se você ainda não se convenceu de que o tamanho do Sol não é um dos maiores da Via Láctea, talvez essa informação, agora, mude isso: o Sol nada mais é que uma estrela da sequência principal do tipo G, em outras palavras, estrela anã G, ou anã amarela. Contudo, o sol é branco, mas através da atmosfera da Terra parece amarelo.

O Sol é solitário, mas nem sempre foi assim…

Conforme as estrelas envelhecem, elas tendem a ficar maiores. De acordo com os especialistas da NASA, em cerca de 5 bilhões de anos o Sol vai usar todo o hidrogênio em seu centro para se tornar, assim, uma gigante vermelha. Com isso, expandirá além da órbita dos planetas internos, como a Terra. O hélio do Sol vai ficar tão quente que queimará em carbono, e o carbono vai se combinar com o hélio para formar oxigênio.

Tempos depois, o Sol irá se desfazer das camadas externas, criando, assim, uma nebulosa planetária. Mas enquanto isso não acontece, ele se destaca das outras estrelas por ser solitário, não fazendo parte de nenhum sistema triplo ou quádruplo.  “A ideia de que muitas estrelas se formam como uma companheira já foi sugerida antes, mas a questão é: quantas?”, disse a primeira autora do estudo, Sarah Sadavoy, pesquisadora do Hubble da NASA no Observatório Astrofísico Smithsonian. “Com base em nosso modelo simples, dizemos que quase todas as estrelas se formam como uma companheira”. Sendo assim, é possível que o Sol nem sempre tenha existido sozinho, mas não há nenhuma evidência precisa que confirme tal suposição.

E aí, se impressionou com o tamanho do Sol? Sem dúvidas todas essas curiosidades sobre o espaço mexem com a nossa imaginação. Agora, compartilhe esse conteúdo com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando as novidades do Mundo Curioso!

Fonte: Space.comStarlust
Imagem: Pinterest

Compartilhar