Quem foi Galileu Galilei? Confira!

Galileu Galilei
Galileu Galilei

Galileu Galilei é considerado o Pai da Ciência moderna. Suas contribuições atravessam as áreas da física, da astronomia, da matemática e da filosofia

Quais foram suas descobertas? Por que a igreja católica o forçou a ficar preso em sua residência até o fim de suas vidas? Como Galileu impacta a ciência hoje em dia?

No artigo de hoje, você verá as respostas para essas perguntas e descobrirá a história por trás de Galileu Galilei! 

Animado(a)? Então vamos ao artigo!

A Vida e a Carreira de Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Toscana, no ano de 1564. Ele era o primeiro de seis filhos de Vincenzo Galilei, um músico conhecido da época. 

Em 1581, Galileu entrou para a Universidade de Pisa, onde matriculou-se para fazer medicina. Porém, acabou se apaixonando pela matemática, mudando seus rumos para as ciências e filosofia. 

Tanto que, em 1583, ele já havia feito sua primeira grande descoberta que apresentava as leis dos movimentos dos pêndulos.

Mas, em 1585, o futuro gênio da ciência largou a faculdade e começou a dar aulas particulares de matemática e de filosofia aristotélica.

Contudo, não foi porque largou a escola que ele ficou inativo. Pelo contrário, Galileu Galilei continuou estudando. Inclusive, nessa época, ele desenvolveu uma nova forma de balança eletrostática e iniciou seus estudos sobre o movimento, que trouxeram diversos frutos à física e à matemática, como veremos ao longo deste artigo.

Continuando nossa história, as aulas de Galileu o fizeram ganhar certa reputação na região. Com isso, ele foi chamado para representar a cadeira de matemática da Universidade de Pisa e, posteriormente, da Universidade de Pádua.

Ainda assim, o generoso salário que ele recebia não era suficiente para cobrir suas despesas. Aliás, durante este período, seu pai veio a falecer, fazendo com que a responsabilidade de cuidar financeiramente da família caísse sobre Galileu.

Por conta disso, o então professor teve que ir além da Universidade, continuando a dar aulas particulares para sustentar seu estilo de vida juntamente com o de sua família.

Além disso, por causa de sua situação financeira, Galileu nunca se casou. Mas, teve um relacionamento duradouro com Marina Gamba. Com ela, teve 3 filhos, duas meninas e um menino.

Descoberta do Telescópio

Quem foi Galileu Galilei? Confira! 1
Galileu mostra o telescópio ao Duque de Veneza – Wikipedia

Contudo, apesar dessas dificuldades de Galileu, sua vida teria uma reviravolta em 1609.

Neste ano, ele ouviu falar de um instrumento que havia se popularizado nos Países Baixos. Tal instrumento seria capaz de ampliar longas distâncias que poderiam ser vistas por meio de uma lente. 

Então, por tentativa e erro, o então gênio da ciência conseguiu construir seu próprio instrumento, que conseguiu ampliar em 3x os objetos observados. Posteriormente, esta invenção ficou conhecida com o telescópio.

Mais tarde, o telescópio passou a ser vendido em lojas para cientistas e observadores curiosos do céu. 

Mas, Galileu não estava satisfeito. Ele começou a aperfeiçoar a descoberta, conseguindo, cada vez mais, ampliar a visão dos objetos que seriam vistos usando o equipamento. 

Naquele mesmo ano, em 1609, mais especificamente no mês de Agosto, ele apresentou um telescópio capaz de ampliar distâncias em 8x ao Senado de Veneza. 

Por conta disso, Galileu Galilei recebeu um aumento de 100% em seu salário, tornando-se um dos professores mais bem pagos da Universidade.

Como se não bastasse, no fim de 1609, o cientista conseguiu criar um aparelho capaz de ampliar objetos distantes em 20x. Com isso, fez uma série de descobertas e observações, que veremos a seguir!

Observações vistas por Galileu Galilei por meio do Telescópio

Quem foi Galileu Galilei? Confira! 2
Galileu e a Inquisição – Wikipedia

Capaz de ampliar objetos distantes em cerca de 20x seu tamanho original, Galileu usou o telescópio para fazer observações inéditas dos céus. 

Primeiramente, desenhou as fases da Lua, observadas com o aparelho. Além disso, concluiu que sua superfície era rochosa e não lisa.

Em seguida, descobriu 4 satélites que orbitam Júpiter. Também, conseguiu revelar milhares de estrelas que não eram vistas a olho nu. 

Com isso, Galileu escreveu o livro Sidereus Nuncius, apresentando suas descobertas. E, para completar, dedicou o livro a Cosimo II de Médici, grão-duque da Toscana, sua cidade natal.

Ainda, dedicou as 4 Luas de Júpiter à família dos Médici: as famosas “Estrelas de Médici”. Dessa maneira, o então observador dos céus foi recompensado pelo Duque, sendo convidado a voltar com honras para a Toscana. 

A Descobertas de Galileu e o Copernicanismo

Porém, por mais interessantes e instigantes que fossem as descobertas de Galileu, elas estavam muito próximas de colocar a então aceita filosofia aristotélica por água abaixo. 

Galileu conseguiu comprovar que a Terra não era o único centro de massa da Galáxia. Pelo contrário, Júpiter também possui seus satélites. Além disso, o movimento orbital de Vênus (e, consequentemente de Mercúrio), indicavam que eles moviam-se em torno do Sol. 

Este foi o estopim que levou Galileu Galilei a aceitar fortemente a filosofia copernicana de que o Sol era o centro da Galáxia. Inclusive, este tipo de posicionamento causou um rebuliço nas crenças filosóficas e científicas da época, como veremos no próximo tópico.

Copernicanismo de Galileu e a Inquisição

Em 1616, a Igreja Católico colocou o livro de Copérnico, “De Revolutionibus” na lista de livros proibidos (Index Librorum Prohibitorum).

Nesse sentido, o Papa Paulo V escreveu para Galileu dizendo para retirar seus argumentos a favor do Copernicanismo.

Mas, anos mais tarde, em 1632, o nosso gênio da ciência publicou “O Diálogo Entre os Dois Principais Sistemas do Mundo”. Nessa obra, Galileu discutia os argumentos do heliocentrismo e o geocentrismo na forma de debate entre dois defensores de cada filosofia. 

Entretanto, seu livro foi considerado um argumento a favor do heliocentrismo, indo contra a filosofia defendida pela Igreja Católica. 

Por fim, Galileu foi acusado de “veemente suspeita de heresia”, após pronunciar que havia negado suas crenças no heliocentrismo intencionalmente (como parte de acordo com a igreja para favorecer o geocentrismo). 

Por conta disso, seu julgamento o sentenciou à prisão domiciliar, onde passou os últimos nove anos de sua vida. 

Neste período, desenvolveu seus experimentos sobre o movimento inercial, que seriam seus últimos trabalhos e contribuições para a ciência. 

Conclusão

Galileu morreu em em 8 de Janeiro de 1642 aos 77 anos. 

Claramente, suas contribuições para a ciência moderna são indiscutíveis: 

  • As primeiras descobertas nos céus feitas com o aperfeiçoamento do telescópio;
  • O desenvolvimento de um método para experimentos científicos;
  • A comprovação do Copernicanismo;
  • Os estudos sobre o movimento inercial.

Seus estudos são a base para muitas matérias e teorias atuais. Além disso, Galileu é o símbolo de um “pai” para a ciência moderna, bem como para inspiração de muitos jovens cientistas. 

Fontes: historybritannica
Imagem: wikipedia

Compartilhar