Você sabe quem foi Martin Luther King? Ele foi um dos grandes ícones do ativismo negro do século XX. Onde, sua popularidade partiu da luta por direitos da população negra nos Estados Unidos da América, entre 1950 e 1960.
Martin era um ativista político que exigia salários decentes e aumento de empregos para pessoas negras. Ele também lutou pelo direito das mulheres e se opôs à guerra do Vietnã, formando protestos pacíficos contra a segregação racial.
Em 1964, marcou história, sendo o mais jovem a ser agraciado pelo Prêmio Nobel da Paz. Porém, sua luta por melhores condições para o seu povo, foi encerrada com seu assassinato em 4 de abril de 1968.
Se você quer conhecer mais pontos dessa história, venha com a gente descobrir quem foi Martin Luther King.
História de Martin Luther King
Martin Luther King Jr nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos da América, em 15 de janeiro de 1929. Ele basicamente cresceu dentro da igreja, onde seu avô e pai eram pastores, motivo que o fez seguir o exemplo por um tempo.
Depois de se formar em sociologia na universidade Morehouse College em 1948, ele continuou seus estudos no Crozer Theological Seminary em 1951. Mais tarde, em 1955, conquistou seu doutorado em teologia na Boston University.
Foi na Boston University que ele conheceu sua esposa, Coretta Scott King, com quem teria seus 4 filhos: Martin Luther King III, Yolanda King, Dexter Scott King e Bernice King.
Quem foi Martin Luther King na infância e adolescência? Na época ele chegou a experimentar políticas contra a discriminação em Atlanta. Assim, desde o início, foi um ativista do movimento negro, lutando pela igualdade civil.
Depois de estudar teologia, King começou a servir como pastor de uma igreja, em Montgomery, no Alabama. Ele foi um dos líderes do boicote aos ônibus de 1955 na cidade, depois da prisão de uma mulher negra.
Segundo relatos, a mulher teria se recusado a ceder o seu lugar para uma pessoa branca em um ônibus.
O boicote durou 382 dias e teve sucesso, quando a suprema corte do país declarou a discriminação racial no transporte público, ilegal. Porém, na mesma época, Martin Luther King foi preso e teve sua casa atacada diversas vezes.
Além disso, ele participou da fundação da Southern Christian Leadership Conference (SCLC), em 1957. Para quem não sabe, era uma organização não governamental americana, que tratava questões de direitos humanos e civis afro-americano.
Protesto de não violência
Em 1959, King voltou para Atlanta para servir com seu pai na igreja Batista Ebenézer. Em 1963, ele organizou outro protesto público, que chamou a atenção do país com imagens da polícia jogando jatos d’ água contra manifestantes pacíficos.
A campanha teve sucesso, obrigando o chefe policial da cidade a exonerar-se e deixar sua cidade-estado.
Na continuação da campanha, King foi preso, momento em que redigiu sua lendária “Carta da prisão de Birmingham”. Ela dizia que a situação era injusta e que exigia uma ação urgente.
Marcha por Emprego e Liberdade
A Marcha por Emprego e Liberdade de Washington foi uma grande manifestação política, ocorrida em 28 de agosto de 1963. Ela foi organizada e liderada por Martin Luther King, que reuniu mais de 250 mil pessoas.
Seu objetivo era a justiça e o fim da segregação racial que causava sofrimento para a população negra do país. Como resultado, cerca de 80% dos manifestantes eram negros e caminharam, causando preocupações para o atual presidente Kennedy.
Luther King fez um discurso nesta manifestação com a frase que entrou para a história estadunidense. Até então, já foi adaptada e copiada por diferentes oradores e dizia “I have a dream”, ou seja, “eu tenho um sonho”.
Seu discurso de quase 17 minutos dizia que ele desejava um país onde as pessoas não fossem julgadas por sua cor de pele. Falou sobre liberdade e incitava que aquela luta deveria continuar e não retroceder.
Falecimento de Martin Luther King
Em 4 de abril de 1968, Martin Luther King Júnior foi assassinato, às 18h01, baleado na varanda, em Memphis, Tennessee. O autor do crime foi James Earl Ray, que se recusou diversas vezes a assumir o crime, mas nada dizia o contrário.
Ele foi considerado culpado e condenado a 99 anos de prisão no Tennessee e, sem conseguir reverter a situação, morreu na prisão aos 70 anos, em 1998.
Segundo investigações, no dia do assassinato, King estava inclinado sobre a grade da varanda no quarto 306, do prédio Lorraine Motel. Ele se comunicava com o reverendo Jesse Jackson, quando um tiro foi disparado e o atingiu no rosto.
King foi levado para o hospital, onde não recuperou a consciência e faleceu às 19h05 daquele mesmo dia.
Após o acontecimento, testemunhas disseram que o atirador poderia ter sido James Earl Ray, que foi visto fugindo do outro lado da rua. E, mais tarde, a polícia encontrou diversos indícios que acusaram Ray, culpado.
Quem foi Martin Luther King após a morte
Martin Luther King se tornou um exemplo para o mundo, ao deixar o seu legado repleto de luta e resistência. Ele recebeu diferentes homenagens em filmes, como Selma (2014), Boicote (2001) e Rei no deserto (2018).
Além disso, ele foi citado em músicas de diferentes artistas ou bandas como Justin Bieber, Guns N Roses e Linkin Park . Algumas músicas são formadas por adaptações aos discursos que marcaram época.
Considerações finais
Ao longo deste artigo você soube quem foi Martin Luther King e sua importância para a população negra entre 1950 e 1960. Você descobriu que ele foi um dos ativistas negros mais famosos, que buscou por igualdade e respeito.
Essa é uma das figuras negras que, assim como Nelson Mandela e Rosa Parks, fizeram a diferença. Eles foram grandes inspirações para movimentos posteriores.
Então, o que você mais achou do legado e vida de Martin Luther King? Você gosta de conhecer a biografia de líderes famosos?
Saiba que essa é só mais uma curiosidade de tantas outras que você encontra aqui no Mundo Curioso.
Fique à vontade para compartilhar a história de quem foi Martin Luther King e deixe seu comentário aqui.
Até a próxima!
corpo do salmão produz naturalmente.
LEIA TAMBÉM
- Quem foi Nelson Mandela e o que ele fez?
- Como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial?
- História da Pérsia Antiga