Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?

Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?
Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia? - Reprodução Freepik

Você já ouviu falar em Sócrates? Mesmo para aqueles que não entendem muito de filosofia, o nome do conhecido filósofo já diz muita coisa. Afinal, dentre todos os nomes conhecidos dessa matéria, Sócrates é, sem dúvidas, o mais célebre de todos os tempos.

Ele ficou famoso por suas ideias mais humanas em suas teorias, que foram amplamente divulgadas por seu discípulo e chegaram até os dias atuais. Ademais, ele, sem a menor dúvida, é um dos maiores marcos da Filosofia histórica, juntamente com outros, como Platão, que era seu discípulo e aprendiz, e Aristóteles, por exemplo.

Ademais, Sócrates mostrou extrema importância para a política, o valor ético, moral, os conhecimentos humanos e outros assuntos importantes, fossem bem compreendidos por todos.

Por conta da relevância das ideias socráticas e visando tirar todas as suas dúvidas, reunimos aqui as principais informações a respeito dele. Quer saber mais? Então não deixe de ler até o final para ficar por dentro de todas as informações. boa leitura!

Assim, leia agora: Como se formam os icebergs?

Quem foi Sócrates?

Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?
Quem foi Sócrates? – Reprodução Freepik

Para você, que ama Filosofia, ou mesmo para aqueles que não participam ou têm qualquer ligação com esse universo, o nome do filósofo Sócrates já é bastante conhecido, não é mesmo?

Sócrates nasceu na cidade de  Atenas no ano 470/469 a.C. Sua mãe era parteira e seu pai, um escultor.

Na infância, o filósofo tinha uma vida simples. E mesmo depois de ser intitulado como um dos filósofos mais importantes, além de ser um homem extremamente inteligente, ainda continuou levando a vida da forma mais humilde possível.

Todas as ideias e conversas do ateniense foram publicadas por  Platão, que era  seu discípulo. Por isso, muitos especialistas chegaram a questionar se ele realmente existiu, na forma física.

Muitos também chegaram a pensar que ele, na verdade, era uma persona, criada pelo discípulo em sua mente, para desenvolver seus próprios pensamentos.

Os diálogos dele, que foram registrados, tratavam de valores éticos, políticos, morais, entre outros assuntos muito inpoirtentes no mundo da Filosofia. Sócrates acabou sendo condenado à pena de morte. Isso porque, segundo as autoridades da época, ele foi responsável por mudar os pensamentos de jovens que reconsideraram a tradição de Atenas.

Assim, o filósofo se viu obrigado a conferir uma dose de veneno, causando sua morte.

Platão, que considerou a pena uma tremenda injustiça, começou a propagar as ideias de Sócrates através de seus diálogos. Assim, ele manteve essas ideias de seu mestre sempre vivas.

Leia também: O que é Aurora Boreal?

Qual a sua Filosofia?

Conhecida como Maiêutica, esse era o método adotado pelo filósofo. Ou seja, esse método trata de, nada mais, nada menos, do que a ideia de sempre questionar.

A técnica era chamada de “Método da Parteira” pelo filósofo. Afinal, sempre que ocorria um parto, a profissional costumava ser chamada para conduzir todos os processos. Porém, não era ele quem precisava fazer esforço, nem mesmo sofria com as dores, normais nessa circunstância. Ela só ajudava nessa hora.

Para quem estava parindo, o processo todo costumava ser complicado e com muitas dores. No entanto, é importante ressaltar que logo que o bebê vinha ao mundo, a mãe não se lembrava mais de toda a dor e sentia uma imensa alegria.

Assim, Sócrates fazia uma comparação simples: o processo para conseguir o saber é similar a um parto. Afinal, é doloroso, complicado e necessita de esforço para se desfazer de nossos conceitos pré-estabelecidos.

Ele, então, tinha o trabalho de conduzir seu questionamento, até alcançar o entendimento, dando assim, a luz à razão.

Segundo Sócrates, a pessoa consegue compreender e se torna  autônoma quando alguém faz correções e a conduz. E é por conta disso que a frase mais célebre de Sócrates é “só sei que nada sei”.

Isso fez do filósofo o mais inteligente entre todos de sua época, afinal, ele foi um dos primeiros a aceitar que era ignorante, e que estava aprendendo constantemente.

A ética para Sócrates

A ética para Sócrates
A ética para Sócrates – Reprodução Freepik

Para o filósofo, ética só existe se nos questionamos: Eu quero? Eu posso? Eu devo? E todas essas questões são respondidas com “sim”.

Ele também pensava que o sentimento e o conhecimento, estão conectados ao contexto de nossas almas.

Ou seja, seguindo esses conceitos, Sócrates afirmava que deveríamos buscar a vida na verdade. Essa verdade, para ele, está em nós mesmos, além da natureza, quando atingimos o entendimento pleno.

O entendimento, então, é o momento em que nós conseguimos conectar a verdade e a natureza, encontrando assim, um equilíbrio perfeito.

A virtude para Sócrates

Segundo Sócrates, a virtude é uma das maiores formas de se desejar alguma coisa que o ser humano possui.

Quanto maior for esse desejo, que é a nossa meta final de vida, maior será a qualidade de vida do homem. Afinal, ele estará bem consigo mesmo e com os outros, colocando seus dons e capacidades em prática.

Em outras palavras, vivemos em virtude dos valores éticos, de justiça e de autonomia de nossos pensamentos.

Assim, chegamos ao grande questionamento de Sócrates: ao se posicionar politicamente, ele se opõe à democracia ateniense por ela ser extremamente restrita.

Ele se opõe somente aos “bem-nascidos”, que possuíam acesso ao universo político. Para Sócrates, todos que possuem virtudes deveriam ter acesso a esse universo, de forma independente de sua origem.

A morte de Sócrates

Como já foi visto, Sócrates foi obrigado a tirar sua vida, através de uma dose de veneno. Isso ocorreu, por conta das discordâncias do filósofo com o cenário político e religioso de Atenas na época.

Afinal, através de seus ensinamentos, o filósofo buscava fazer com que os jovens entendessem a importância de participar da política e fazer mudanças.

Assim, em 399 a.C, Sócrates ingeriu veneno e morreu, em sua cidade natal, Atenas, deixando seu legado e suas ideias nas mãos de Platão.

Por acreditar que o mestre morreu injustamente, ele então começou a divulgar essas teses, de forma que até hoje, conhecemos o ponto de vista do famoso filósofo.

Agora você conhece mais sobre Sócrates, busque aprender mais sobre Filosofia! Esse é um universo incrível, com ensinamentos interessantes que podemos levar para a nossa vida e para nosso dia a dia!

Por fim, leia também: Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Compartilhar