Revolução industrial: descubra como este evento mudou a sociedade

Revolução industrial no mundo (Imagem: Pixabay)
Revolução industrial no mundo (Imagem: Pixabay)

Em todo mundo as pessoas sabem ou pelo menos já ouviram falar sobre a revolução industrial. E mesmo assim, muitas vezes não sabem explicar quais foram as grandes mudanças acarretadas por este evento no mundo.

Esse período da história do planeta Terra foi o fio condutor de diversas alterações que contribuíram de forma explícita no modelo de sociedade e no sistema econômico que estamos inseridos na atualidade. Com as invenções de inúmeras tecnologias, esse processo foi o responsável por alterar a vida de todas as pessoas de maneiras marcantes.

Nesse post você irá aprender mais sobre a revolução industrial e quais foram seus efeitos para todas as pessoas que existiram após seus acontecimentos.

Industrias mundiais (Imagem: Pixabay)
Industrias mundiais (Imagem: Pixabay)

O que foi a Revolução Industrial?

A revolução industrial foi um marco da história moderna pois foi nessa época que houveram inúmeros avanços tecnológicos a partir da mecanização e da inovação dos processos fabris que se espalharam por todo o mundo.

Iniciada na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, até os anos finais do século XIX, sendo posteriormente difundido ao redor do globo. A exploração do carvão e do ferro foi de suma importância para o sucesso deste movimento. Essa revolução é conhecida como a Primeira Revolução Industrial.

A Segunda Revolução Industrial teve início nos Estado Unidos da América, perdurando de meados de 1870 até o final da segunda guerra mundial. Esta nova era foi marcada pela mecanização da agricultura, a mecanização da manufatura e a introdução de novos meios de transportes, como os navios à vapor, aviões e automóveis. Neste período a eletricidade já auxiliava nos processos fabris .Esse momento também foi um marco para o avanço econômico desse país.

No período do Pós-Guerra, a partir de 1945, houve um grande desenvolvimento tecnológico, científico e econômico que foi sustentado pela Guerra Fria (período de tensão entre os países capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos, e os países Socialistas, apoiados pela União Soviética). Por este motivo, ficou conhecida como Revolução Técnico Científico Computacional. Foi marcada pelo desenvolvimento de alta tecnologia com o surgimento de áreas como informática, genética e robótica.

Por fim, a Quarta Revolução Industrial se trata do momento atual em que estamos inseridos, com a entrada de inúmeras indústrias no meio digital, a 100% automatização de fábricas e o emprego da tecnologia nano em diversos setores.

Quais foram os efeitos da revolução industrial para a sociedade atual?

Mesmo com o passar de mais de 200 anos da primeira revolução industrial, os efeitos da mesma são sentidos até hoje em nossa civilização. Este período conseguiu alterar a forma que as pessoas viviam, tornando grande parte da população, que anteriormente vivia no campo, em assalariados das indústrias, sendo um marco que corroborou com o início do capitalismo e das cidades modernas.

Inicialmente, as pessoas que viviam em pequenas comunidades rurais se mudaram para as cidades para trabalhar em fábricas que, apesar de oferecerem baixos salários e condições de trabalho inóspitas, traziam maior qualidade de sustento do que a vida no meio rural. Pela criação dos motores de combustão (famosos motores a vapor) que transformam a energia térmica em energia mecânica, houve um melhoramento na produção das fábricas por necessitar de menos tempo para realizar o serviço. , 

Dessa forma, houve uma queda nos preços dos produtos (por haver grande quantidade de produtos e pela utilização de mão de obra barata), o que não agradou os capitalistas que visavam manter ou aumentar seu lucro. Esse movimento incentivou a busca pelo comércio desses produtos manufaturados com novos mercados até então não explorados. Também foi nesse momento que os modelos de divisão do trabalho começaram a acontecer. Todos esses fatores influenciam na nossa vida atual até os dias de hoje e foram os possibilitadores de que as novas revoluções industriais acontecessem posteriormente.

Fabricas e revolução maquinaria (Imagem: Pixabay)
Fabricas e revolução maquinaria (Imagem: Pixabay)

Desvantagens da revolução industrial para a sociedade

Embora a revolução industrial tenha sido sinônimo de crescimento econômico e criação de empregos, esse processo também trouxe problemas significativos para a sociedade.

Desvantagens:

  • Todo o processo de êxodo rural em que a industrialização se baseou acarretou uma superlotação nas cidades. Enquanto essas pessoas se “espremiam” em locais pequenos nos centros das cidades, mesmo sem saneamento básico, pela proximidade com o emprego, as famílias abastadas se moviam para os subúrbios;
  • Aumento da poluição global e dos efeitos estufa devido ao aumento da liberação de gases poluentes, como gás carbônico e metano, para o ambiente;
  • Aumento da destruição de florestas devido à necessidade do uso do carvão para o mantimento das fábricas, resultando na morte de muitos animais e corroborando com o aumento da fome.
  • Aumento da poluição de rios e mares devido ao uso desses locais para o despejamento de resíduos industriais provenientes das fábricas, resultando na morte de muitos animais e corroborando com o aumento da fome.
  • Utilização de mão de obra infantil para realização de trabalhos.
  • Locais de trabalho estressantes, com cargas de trabalho exorbitantes e pouca quantidade de alimento disponibilizada para os funcionários.

Fonte: Investopedia History

Compartilhar