Top 10 teorias sobre viagem no tempo

teorias sobre viagem no tempo
Imagem: Pexels

As teorias sobre viagem no tempo encantam as mentes do público em geral e de cientistas, que tentam compreender como o tempo em si funciona. Ao longo das décadas, novas teorias acerca do tempo e a possibilidade de viajar para outros momentos da história se popularizaram no imaginário popular, preenchendo as telas do cinema, especialmente nos últimos anos.

Confira abaixo as melhores teorias sobre viagem no tempo.

Teorias sobre viagem no tempo

10. Teoria da relatividade geral

Uma das teorias sobre viagem no tempo mais conhecidas é a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Ela fornece a base para compreendermos como a viagem no tempo poderia funcionar.

Em suma, a teoria de Einstein afirma que o tempo e o espaço estão conectados, formando o espaço-tempo. Imagine o espaço-tempo como um trampolim gigante, com imensos objetos e planetas criando cavidades no tecido. Essas cavidades, ou campos gravitacionais, fazem com que os objetos se movam de determinada maneira através do espaço-tempo.

Para viajar no tempo, segundo essa teoria, seria necessário manipular esses campos gravitacionais para criar um “atalho” no espaço-tempo, curvando-o para poder viajar. Seria como criar um buraco de minhoca ou túnel no espaço-tempo.

Leia também: Conheça as estruturas mais perigosas do universo

9. Princípio de autoconsistência de Novikov

Esta teoria sugere que seria possível viajar no tempo sem criar paradoxos. Segundo a teoria, se alguém viajar no tempo e mudar algo, o universo de alguma forma iria conspirar para garantir que as ações do sujeito não alterassem o curso da história.

Em outras palavras, as ações tomadas no passado já seriam parte da história de qualquer jeito, sendo impossível para o indivíduo alterar qualquer coisa.

8. A interpretação de muitos mundos da mecânica quântica

Uma das teorias sobre viagem no tempo mais interessantes é a interpretação de muitos mundos da mecânica quântica. Segundo ela, o universo se divide em múltiplas versões toda vez que alguma coisa acontece, criando um multiverso de universos paralelos (semelhante ao que ocorre no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo).

No multiverso, qualquer resultado de determinado evento existiria em sua própria realidade. Assim, caso uma viagem no tempo fosse feita e algo se alterasse, não haveria uma mudança no passado, mas a criação de uma nova linha do tempo.

7. Curva fechada de tipo tempo

Quando estamos numa montanha-russa, passamos pelo mesmo ponto mais de uma vez, como se estivéssemos retornando. De forma análoga, na curva fechada de tipo tempo ocorre um loop no tecido do espaço-tempo, onde é possível viajar para um momento anterior, possivelmente alterando o curso da história.

Nessa teoria, as leis da causalidade ficam bagunçadas. Isso significa que a causa e o efeito nem sempre acontecem como estamos acostumados. Os eventos podem voltar para outros momentos, criando um loop causal. Ainda que seja apenas uma teoria, alguns cientistas acreditam que a curva existe em certas regiões do espaço, como próximo a um buraco negro.

6. O efeito borboleta

Há até mesmo filmes com essa teoria sobre viagem no tempo, também muito famosa. Imagine uma borboleta batendo suas asas num lugar do mundo, criando um efeito em cascata que leva até a formação de um furacão em outra parte do planeta: isso é o efeito borboleta, que sugere que mesmo ações pequenas podem ter consequências drásticas e imprevisíveis.

Quando se trata de viagem no tempo, podemos imaginar que mesmo pequenas mudanças poderiam ter um grande impacto no curso da história. Assim, viajando no tempo e realizando uma pequena mudança toda uma nova linha do tempo surgiria.

Leia mais: Qual a maior galáxia do Universo?

5. O paradoxo do avô

A teoria do paradoxo do avô explica a possibilidade de viajar no tempo e possivelmente mudar o curso da história, ao ponto de tornar o presente algo irreconhecível. O paradoxo surge quando viajamos no tempo para matar o nosso avô antes que ele tenha filhos – isso significa que não estaríamos vivos em primeiro lugar, o que impossibilitaria a viagem no tempo.

A maneira de solucionar esse paradoxo seria com o conceito de “universo paralelo”

No paradoxo do avô, se voltássemos e tentássemos tirar a vida de um ancestral, não eliminaríamos o nosso ancestral de fato, e sim uma outra versão sua – assim, alteraríamos a nossa realidade, e sim uma paralela.

4. O tempo como a quarta dimensão

Conhecemos as três dimensões no mundo material, mas e se houver uma quarta? Assim, além de podermos nos mover para frente, para trás, para cima, baixo e pros lados, poderíamos nos mover através do espaço e tempo.

Essa teoria vê o tempo como uma quarta dimensão – assim, da mesma forma que nos movemos nas outras direções, poderíamos nos mover para qualquer direção do tempo. O tempo seria a quarta coordenada de localização.

Assim, para viajar para o passado ou o futuro, seria necessário se dirigir nessa direção do tempo.

3. Teoria do universo bloco

Se o tempo for um bloco gigante de gelo, seria possível vê-lo por completo, do início ao fim, com todas as suas curvas. Segundo a teoria do universo bloco, para viajar no tempo não seria necessário se mover através do bloco, e sim existir em algum ponto diferente dele.

A teoria aponta que o tempo não é como um rio a fluir, e sim um rio congelado, com todos os eventos já determinados. Assim, numa viagem no tempo, não poderíamos alterar nada, simplesmente experienciando aquilo de uma perspectiva diferente.

2. A teoria do buraco branco

Esta teoria sugere que a viagem no tempo é possível através de um objeto conhecido como buraco branco. Enquanto o buraco negro suga e prende tudo em seu caminho, inclusive a luz, o buraco branco faria o contrário, expelindo tudo do seu interior, inclusive matéria e energia.

Segundo a teoria, se fosse possível usar a energia do buraco branco, conseguiríamos viajar no tempo.

A ideia é que o buraco branco poderia agir como um portal, permitindo a entrada nele e a saída num momento diferente do tempo, ou até em outro universo. Acredita-se que os buracos brancos tenham conexão com os buracos negros através de uma estrutura tipo túnel chamada buraco de minhoca. Se fosse possível viajar através do buraco de minhoca, surgiríamos num ponto diferente do espaço-tempo.

Confira: 6 curiosidades sobre o espaço

1. O cilindro de Tipler

O cilindro de Tipler conclui a nossa lista de teorias sobre viagem no tempo. Pense num objeto em forma de donut girando em altíssima velocidade: isso seria o cilindro de Tipler. Com essa teoria, seria possível criar um cilindro que gira quase na velocidade da luz, tornando a viagem no tempo possível. Para fazer isso, o cilindro distorceria o espaço-tempo ao seu redor, criando um caminho através do tempo que volta para o passado.

Se fosse possível entrar nesse caminho e viajar através dele, se poderia talvez viajar no tempo, indo para qualquer momento da história.

MARCADO:
Compartilhar