Como funciona a inteligência artificial?

Como funciona a inteligência artificial
Inteligência artificial e suas mudanças para o mundo (Imagem: Pixabay)

Para entender como funciona a inteligência artificial, é preciso compreender seu funcionamento e programação. De forma resumida, ela possibilita às máquinas a capacidade de realizar tarefas antes restritas aos humanos por conta da nossa cognição.

Como funciona a inteligência artificial?

Essa tecnologia ainda está em constante aperfeiçoamento e desenvolvimento. Por isso, é um tema bastante complexo porque as mudanças estão ocorrendo de forma rápida. É comum que muitos não entendam exatamente como a chamada IA funciona de fato.

Os próprios cientistas apresentam dificuldades de traduzir os conceitos dessa tecnologia de uma forma mais didática. No entanto, podemos definir a IA como uma cadeira de tecnologias que podem executar tarefas executadas pela inteligência humana.

Os tipos de inteligência

De modo geral, os cientistas categorizam a inteligência de duas formas. A inteligência estreita seria alcançar um certo nível de competência em um campo bastante específico, como por exemplo realizar cirurgias especializadas.  

Já a inteligência geral se relaciona à capacidade humana de aprender sobre qualquer assunto e compartilhar isso. Os seres humanos são animais dotados de grande versatilidade intelectual porque podem armazenar informações de categorias distintas.

Engenharia e ciência da inteligência

Inteligencia-artificial
Inteligencia-artificial – Pixabay

A inteligência artificial tem como base a engenharia e a ciência da inteligência. É a primeira que possibilita a invenção de ferramentas que utilizam alguns modos de inteligência. No caso, máquinas que cheguem a resultados comparáveis ao cérebro humano.

Isso porque a inteligência artificial se baseia na noção de que existem princípios gerais sobre como todo e qualquer sistema inteligente se comporta. Então, ela é uma tentativa de reproduzir a maneira como o cérebro humano funciona.

A lógica dos computadores

Enquanto os seres humanos utilizam suas próprias células biológicas para armazenar informações, os computadores pensam a partir de circuitos eletrônicos e meios magnéticos.

As principais aplicações da IA estão relacionadas aos domínios com grandes quantidades de dados. Portanto, qualquer atividade que implique a existência de grandes bancos de dados torna possível treinar uma máquina para aprender a executá-la.

Como funciona a inteligência artificial com os bancos de dados?

Ela combina grandes quantidades de dados com algoritmos inteligentes, que na verdade são séries de instruções. Eles permitem que o software aprenda os padrões e recursos dos dados. Para isso, a inteligência artificial utiliza vários subcampos diferentes.

Automatização do aprendizado

A partir da construção de modelos analíticos, é possível encontrar insights ocultos em dados sem que a programação seja voltada a tirar uma conclusão determinada. 

As redes neurais, portanto, conseguem reproduzir por semelhança a atuação do conjunto de neurônios interconectados do cérebro. Então, elas transmitem informações entre diferentes pontos a fim de encontrar conexões e derivar significados dos dados. 

Intenção natural

A combinação de grandes redes neurais com a computação permite encontrar cadeias padronizadas em uma série de dados. Por isso, a computação cognitiva tenta criar uma intenção que seja natural, semelhante ao comportamento humano

Um exemplo disso é quando a visão computacional emprega reconhecimento de padrões de aprendizado automatizado e profundo para entender conteúdos fotográficos e audiovisuais. Assim, as máquinas usam as imagens para entender o que está ao seu redor. 

Podemos perceber que todo esse processamento de linguagem natural envolve entender e analisar a linguagem humana. E, então, oferecer respostas plausíveis e compatíveis à ela. 

Como funciona a inteligência artificial com a robótica?

Apesar de serem tecnologias diferentes, elas se relacionam. Isso porque as máquinas são capazes de perceber seu ambiente, realizar cálculos e tarefas físicas sozinhas ou sob supervisão de outras pessoas. Por isso, essas áreas interferem uma na outra. 

Tipos de robótica

Existe um tipo de robótica que funciona a partir de uma estrutura puramente mecânica, com movimentos automatizados. Esse tipo de robô não precisa apresentar uma inteligência que seja significativa.

Há, contudo, a integração da robótica com a inteligência como sua parte integrante. Portanto, torna possível a realização de atividades que simulam as humanas e carecem de escolhas por discernimento.

Como a IA se integra na vida das pessoas?

Inteligencia-artificial
Inteligência artificial – Pixabay

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida contemporânea, especialmente em mercadorias destinadas ao consumo. E essa tendência de crescimento deve se tornar mais acelerada ao longo das próximas décadas.

Internet das coisas

Um número enorme de dispositivos que se relacionam ao espaço da Internet utilizam algum tipo de inteligência artificial especializada. De controles de cruzeiro a fones de ouvido, passando por filtros de spam e sistemas de reconhecimento de fala. 

Aprendizado de máquina

Nesse campo há diversos outros exemplos de aplicação atual da IA. Alguns exemplos são os verificadores ortográficos, sistemas de recomendação de eletrodomésticos, alto-falantes, televisores, sistemas de freios, e além disso, jogos eletrônicos. 

A IA vai substituir os humanos em algum momento?

Em alguns domínios específicos, já é possível afirmar que a inteligência artificial tem condições de superar o desempenho humano. Isso está bastante relacionado à sua capacidade de processamento de milhões de dados de forma rápida.

O processamento de milhões de interações pelas redes sociais, a fim de obter insights sobre o comportamento dos seus usuários, são um exemplo muito claro disso. Assim, os seres humanos não conseguem operar com essa rapidez e especificação de busca. 

O cérebro humano seria sobrecarregado se tivesse que armazenar grandes quantidades de informações. Portanto, essa é uma tarefa que está cada vez mais destinada à inteligência artificial. 

Quais são as limitações atuais da IA?

Um dos campos de maior limitação tecnológica sobre as aplicações da IA diz respeito à criatividade humana. Isso porque a inteligência artificial ainda não foi capaz de executar tantos progressos na reprodução da criatividade, em suas diversas facetas.

Ainda que a tecnologia já seja utilizada para compor músicas ou escrever textos, os resultados são bastante limitados. Falta naturalidade. Por isso, todas as carreiras que se relacionam com a criatividade devem ser a última barreira para a aplicação da IA. 

É possível que, em um futuro próximo, o modo como funciona a inteligência artificial esteja mais avançado. Há uma expectativa de que muitas atividades atuais estejam bastante automatizadas por ela. É preciso aguardar, no entanto, o aperfeiçoamento dessa tecnologia.

Fontes: How Stuff Works
Imagem: Pixabay

Compartilhar