10 anomalias acústicas misteriosas

anomalias acústicas misteriosas
Imagem: Pixabay

Algumas anomalias acústicas misteriosas no planeta ainda são fruto de investigação acerca da origem de suas propriedades. O som é uma parte importante das nossas vidas, e essas estruturas demonstram como ele pode se manifestar de formas diferentes, inclusive formas que dependem exclusivamente da ação da natureza.

Confira algumas delas abaixo.

Anomalias acústicas misteriosas

10. O Banco dos Sussurros – Parque Alameda, Espanha

Iniciamos a nossa lista de anomalias acústicas misteriosas na Espanha. No Parque Alameda, em Santiago da Compostela, há uma vista espetacular com jardins idílicos e estátuas históricas impressionantes. Algo não tão marcante a princípio, todavia, é um banco de pedra.

Esse banco de pedra, contudo, é um banco acústico, conhecido como Banco dos Sussurros. Sua forma de semicírculo e a posição física dão-lhe uma característica auditorial.

Se você se sentar numa ponta do banco, colocar a cabeça contra ele e sussurrar, o som da sua voz vai viajar até a outra ponta do banco, podendo soar tão alta ou até mais alta do que antes.

9. O Centro do Universo – Tulsa, Oklahoma

https://www.youtube.com/watch?v=74sFW_4IY2Y&pp=ygUjdGhlIGNlbnRlciBvZiB0aGUgdW5pdmVyc2Ugb2tsYWhvbWE%3D

Em Tulsa, no estado de Oklahoma, Estados Unidos, há um pequeno círculo de concreto bem no centro de um círculo maior de tijolos conhecido como o “Centro do Universo”. Sua estrutura não é nada de outro mundo, mas é um fenômeno acústico pouco conhecido.

Ao permanecer no centro do círculo e emitir um barulho, o som da voz ecoa de volta ainda mais alto, como numa câmara de eco privada. O que torna essa uma das anomalias acústicas misteriosas é que o som da pessoa no centro do círculo soa distorcido para as que estão fora dela.

A razão por trás disso permanece um mistério.

Leia também: Missão Artemis: objetivos, etapas, importância

8. Ponto Misterioso do Lago George – Lago George, Nova York

Um círculo de pedras no centro do Lago George em Nova York desafia as leis da acústica. No meio do círculo, dois trilhos de metal se cruzam um sobre o outro, formando um “X” que marca o “ponto misterioso”.

Ao ficar de pé no X e olhar para o lago, qualquer coisa que você gritar irá ecoar de volta – contudo, somente você ouvirá o som, e somente nesse mesmo local.

7. Galeria dos Sussurros no Grand Central Terminal – Manhattan, Nova York

No Grand Central Station Terminal em Manhattan há uma interseção de passarela abobadada no piso inferior. Ao colocar o ouvido contra o ladrilho do cruzamento é possível ouvir algo incrível: uma galeria sussurrante.

Mesmo os sons mais suaves podem se fazer ouvir acima do barulho da multidão. Esse fenômeno acústico acontece devido aos arcos perfeitos que criam a galeria da estação. O design único e distinto do ladrilho é conhecido como Gustavino, nomeado devido aos métodos patenteados de Rafael Gustavino, um mestre de obras e construtor espanhol.

6. A Orelha de Dioniso

A Orelha de Dionísio, outra das anomalias acústicas em nossa lista, é uma caverna em forma de uma lágrima localizada em Siracusa, na Itália. A caverna em si é incrível, mas o que surpreende ainda mais são suas propriedades acústicas: mesmo os sons mais baixos podem ser ouvidos até o topo da caverna, que tem 22 metros de altura.

O pintor italiano Caravaggio nomeou a caverna em referência a Dionísio I, o tirano grego que governou Siracusa entre entre 432 e 367 AEC, usando a abertura do topo para ouvir os sussurros lá de baixo.

Leia também: Top 10 teorias sobre viagem no tempo

5. Ponte do Eco – Newton, Massachusetts, EUA

https://www.youtube.com/watch?v=Ol33Irrj-cE

A Ponte do Eco é uma maravilha arquitetônica com propriedades acústicas incríveis. Hoje em dia há uma plataforma que foi construída especialmente para os turistas conferirem a curiosidade, que pode ser encontrada no fim de algumas escadas abaixo da ponte.

O efeito de som é um grande eco que retorna cerca de 15 vezes – um som firme e alto pode retornar até 25 vezes!

Esse eco ocorre porque o som ricocheteia horizontalmente entre o arco e a água, ainda que outra teoria afirme que o eco é devido ao formato do arco em si.

4. Túnel de Thurgoland

As anomalias acústicas misteriosas podem surgir em qualquer lugar. Numa pequena vila da Inglaterra chamada Thurgoland, há um túnel com uma incrível anomalia acústica. Ao entrar nele e bater palmas, ouvirá uma batida reverberando por cerca de 20 segundos. Isso ocorre devido foco do som causado pelo revestimento de concreto liso do túnel, a seção transversal em forma de ferradura e a curva de raio única de 1.219 metros.

3. Torre do Eco de Växjö – Växjö, Suécia

https://www.youtube.com/watch?v=tT0cycS8Llc

Na cidade sueca de Växjö é possível encontrar a torre d’água na região de Teleborg. Se ficar embaixo do reservatório no meio, todos os sons serão refletidos na sua direção – mesmo os sons baixos serão ampliados à medida que os ecos se acumulam. O reservatório foi construído em 1974 e os efeitos acústicos foram um acidente completo, sendo descobertos apenas depois que foi construído. Por um tempo, a Echo Tower foi uma joia escondida que apenas os locais conheciam. Mas a notícia se espalhou e agora é uma atração turística incrivelmente popular.

Confira: Qual o planeta mais quente do Sistema Solar?

2. Floresta de Bambus de Sagano – Quioto, Japão

A Floresta de Bambus de Sagano no Japão contrasta muito com a área urbana na qual se localiza. Quando o vento flui pela floresta, os caules rangem, dobram e batem juntos, criando um som único e tranquilo. O som é tão maravilhoso que o Ministério do Ambiente do Japão o tornou uma das “100 paisagens sonoras do Japão”.

1. Wave Organ – São Francisco, Califórnia, EUA

Concluindo a nossa lista de anomalias acústicas misteriosas temos o Wave Organ de São Francisco, uma escultura construída em 1986 pelo artista Peter Richards. O Wave Organ (“órgão das ondas”) é uma estrutura acústica que amplifica o som das ondas na baía.

O órgão de ondas é formado por mais de 20 tubos de concreto e PVC que se estendem até a água, onde as ondas que batem neles criam sons. O som resultante pode ser descrito como música líquida. Quando as ondas batem nos canos, você ouve sons gorgolejantes que fluem com o movimento constante da água e a mudança das marés.

Fonte: Listverse

Compartilhar