O que há dentro da Fossa das Marianas?

O que há dentro da Fossa das Marianas
O que há dentro da Fossa das Marianas - Reprodução Easymytrip

Você já se perguntou o que há dentro da Fossa das Marianas? Esse é o ponto mais profundo de todos os oceanos, e reserva grandes mistérios.

Uma fossa no oceano, na verdade, é um ponto em depressão, formada no meio do oceano. Ademais, esse tipo de depressão é bastante profundo, costumeiramente formada nas fronteiras de placas tectônicas.

A Fossa das Marianas está localizada no Oceano Pacifico, e possui locais onde a profundidade pode passar dos 11 mil metros. Já a temperatura da água é considerada “suportável” para os humanos, pois varia entre 1ºC e 3°C.

Contudo, a pressão nessa região é esmagadora, o que faz da Fossa das Marianas um dos lugares mais perigosos da Terra. Quer saber mais sobre este assunto? Então não deixe de ler até o final!

Leia também: Qual o oceano mais profundo da Terra?

Saiba mais sobre a Fossa das Marianas

Considerado o ponto mais profundo entre todos os oceanos, a Fossa das Marianas ainda é motivo de questionamento por parte de cientistas.

Como já foi dito, ele fica no Oceano Pacifico, na região Ocidental e recebe esse nome por conta de sua proximidade com as Ilhas Marianas.

Dentre as características, que tornam essa força tão notável, estão os respiradouros, que borbulham enxofre líquido e dióxido de carbono. Além disso, a região é infestada de vulcões de lama que ainda estão em atividade, além de uma vida marinha muito única e diversificada.

Os animais que habitam ali, se adaptaram, ao longo do tempo, às condições da fossa. Afinal, a pressão da água é muito maior do que qualquer outro ponto dos oceanos no mundo.

Na verdade, é no ponto batizado de “Challenger Deep”, no extremo sul da região, que a maior profundidade do mundo foi estabelecida. Porém, não é possível determinar a metragem do ponto a partir da superfície.

Assim, leia agora: Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?

Como a Fossa das Marianas se formou?

Como a Fossa das Marianas se formou
Como a Fossa das Marianas se formou – Reprodução Easymytrip

Muitos cientistas fizeram questionamentos, durante anos e anos, sobre os motivos que levaram à formação da Fossa das Marianas.

Contudo, depois de muitos estudos e pesquisas, chegou-se à conclusão de que o processo subducção, comum em áreas onde placas maciças de de crostas de oceano colidem, foi o motivo do surgimento da depressão.

Nesse processo, a placa é empurrada e puxada para baixo de outra. Esse movimento empurra o manto do planeta, que é a camada abaixo da crosta.

Dessa forma, o ponto onde os dois pedaços se encontram acaba formando uma espécie de fenda. E foi assim que se formou o ponto mais profundo do planeta.

O que há dentro da Fossa das Marianas?

Saiba mais sobre a Fossa das Marianas
Saiba mais sobre a Fossa das Marianas – Reprodução Easymytrip

Como já foi visto, o local onde está a Fossa das Marianas é único e diferente do resto das águas oceânicas do mundo.

Isso porque, tanto a temperatura, quanto às propriedades da água são extremamente inóspitas para qualquer animal.

Além disso, a pressão nesse ponto é incrivelmente grande, sendo maior do que qualquer outro ponto. Contudo, os animais dessa região, em partes, aprenderam a conviver com essas condições.

Assim, passaram por diversas transformações e adaptações, até se tornarem o que são hoje.

Contudo, a vida marinha nessa região não é tão diversa. Atualmente, as criaturas mais comuns na Fossa das Marianas são os Xenóforos, os Anfípodos e os Holothurians. Além disso, os peixes-caracol das Marianas também podem ser encontrados por lá.

Ademais, estima-se que 80% dos oceanos ainda é inexplorado. E os perigos da Fossa das Marianas complicam ainda mais a realização de estudos. Por conta disso, a diversidade da área é imensurável para os cientistas.

Xenóforos

Os Xenóforos são amebas muito grandes, que vivem no fundo dos oceanos, além de serem alguns dos organismos unicelulares mais grandes do planeta.

Essas criaturas são encontradas nas regiões mais profundas do mar, e ainda se sabe pouco sobre elas, pois são frágeis, o que torna sua coleta extremante difícil.

Os Xenóforos possuem muitas formas e diferentes tamanhos, além de parecer com esponjas ou até discos. Eles são considerados por cientistas como pedaços de citoplasma.

Sua secreção tem forma de fios, que são semelhantes a cola de suas fezes, que se conectam a minerais e outros resíduos do ambiente, como restos de outros animais, usando-os para criar um exoesqueleto.

Os xenofióforos se movimentam de forma semelhante às lesmas, e não possuem predadores conhecidos.

Anfípodes

Já os Anfípodes são crustáceos, considerados um dos mais pequenos entre as espécies de animais que existem dentro da Fossa das Marianas. Essas criaturas podem ser encontradas por toda parte no fundo dos oceanos.

No entanto, uma espécie em específico só pode ser encontrada na Fossa das Marianas. Trata-se da hirondellea gigas, um anfípode muito parecido com um camarão.

Eles possuem cerca de 5 metros de comprimento e se alimentam de madeira que cai de barcos, até o fundo do mar.

Essas criaturas podem ficar sem comer por longos períodos de tempo, mas comem quase tudo o que veem pela frente, chegando praticamente ao ponto de explodir.

Eles ainda produzem uma enzima, que faz com que possam comer madeira. Segundo cientistas, essa enzima possui potencial para fabricação de etanol. Dessa forma, o etanol fabricado pode ser utilizado para criar drogas, plástico e cosméticos.

Holotúrias

Segundo cientistas, as criaturas, denominadas como holotúrias, trata-se de uma nova espécie de pepino-do-mar luminoso.

E apesar dessas criaturas serem parecidas com um vegetal, elas são animais, considerados “parentes” das estrelas-do-mar.

Os pepinos-do-mar são muito peculiares, com mecanismos de defesa bastante incomuns. Quando estão sob ameaça, eles contraem todos os seus músculos e expelem os órgãos internos através do ânus.

Os pepinos encontrados dentro da Fossa das Marianas têm uma coloração puxada para o violeta, em tons brilhantes e transparentes.

Peixe-caracol das Marianas

Por fim, entre as espécies que há dentro da Fossa das Marianas, temos o peixe-caracol das Marianas. Ele é encontrado no ponto mais fundo da região.

Alguns pesquisadores encontraram a espécie a cerca de 8 quilômetros abaixo do nível do mar, e estimam que ele possa mergulhar até 8,5 km.

O peixe-caracol das Marianas passou por diversas adaptações, para conseguir viver sob a pressão extrema, e sem fonte alguma de luz. E então, curtiu saber o que há dentro da Fossa das Marianas? Pesquise mais sobre essa região incrível e conheça todos os seus mistérios!

Por fim, leia também: Como se formam os icebergs?

Compartilhar