Você já se perguntou qual a maior galáxia do Universo? Afinal de contas, por maior que seja a Via Láctea, a galáxia em que vivemos, sabemos que ela está longe de ser a maior.
A saber, em fevereiro do ano passado, 2022, uma equipe de astrônomos do Leiden Observatory, na Holanda, descobriu uma galáxia tão gigante que chega a ser difícil assimilar o seu tamanho com base nas unidades de medida que normalmente usamos. Essa galáxia foi batizada de Alcyoneus e está localizada a mais de 3 bilhões de anos luz da Terra.
E se você quer saber mais sobre Alcyoneus, é só continuar lendo, pois vamos contar todos os detalhes sobre essa galáxia monstruosamente grande.
Leia também: Qual o oceano mais profundo da Terra?
Qual a maior galáxia do Universo?
Como dissemos, Alcyoneus fica a mais de 3 bilhões de anos luz da Terra. Além disso, os astrônomos que a descobriram calculam que ela deve medir cerca de impressionantes 16,3 milhões de anos luz de comprimento.
Em primeiro lugar, vamos entender como é calculado um ano luz:
- Como você sabe, a luz caminha a aproximadamente 300.000 km/s;
- Então, calcula-se quantos segundos tem um ano: 31.536.000;
- Depois multiplicamos a velocidade da luz pela quantidade de segundos contidos em um ano, ou seja, 300k x 31.536.00.
O resultado dessa conta nos mostra quantos quilômetros a luz pode viajar em um ano, e isso determina um ano luz. Dessa forma, dá para imaginar a vastidão da maior galáxia do Universo, uma vez que esse número que nem cabe na tela da calculadora deve ser ainda multiplicado por 16,3 milhões para chegarmos ao tamanho em quilômetros de Alcyoneus!
Para deixar esse número um pouco menor, os cientistas usam outra unidade de medida, o megaparsec, que equivale a 3,084.10¹³ km. E a Alcyoneus mede incríveis 5 megaparsecs!
O que tem na maior galáxia do Universo?
Segundo os cientistas que encontraram e catalogaram Alcyoneus, essa é uma rádio galáxia, isto é, uma galáxia hospedeira. Assim, ela possui um gigantesco buraco negro massivo central, que emite jatos de radiação e lóbulos super poderosos, constituindo um dos maiores mistérios da astronomia até hoje.
Devido à emissão desses jatos, a galáxia está em constante expansão e só não se dividiu ou deu origem a outras galáxias e corpos celestes porque está em uma região do Universo com menor densidade.
Para você ter uma ideia do tamanho de seu buraco negro, ele possui 400 milhões de vezes a massa do Sol. Sua galáxia anfitriã, por sua vez, poderia abrigar 240 bilhões de sóis.
Veja também: Quem foi Sócrates e qual sua importância para a filosofia?
Qual a segunda maior galáxia do Universo?
Antes de Alcyoneus ser descoberta e ganhar o título de maior galáxia do Universo, essa medalha era pertencente a IC 1011, encontrada em 2011. A saber, essa gigante está localizada na região central do aglomerado de estrelas Abell 2029, a aproximadamente 1 bilhão de anos luz do nosso planeta.
Com estrutura elíptica típica, a IC 1011 mede cerca de 6 milhões de anos luz de diâmetro e uma das coisas que mais impressionam nela é a quantidade de estrelas. Isso porque estima-se que ela contenha 100 trilhões de estrelas! Só para você ter uma ideia da enormidade desse número, se você começasse a contá-las agora e só fizesse isso sem parar, contando uma estrela por segundo, só terminaria a contagem daqui a 3 milhões de anos.
Qual a menor galáxia do Universo?
Com a vastidão quase inconcebível do nosso Universo, existe lugar para galáxias colossais e também para as menores. Dessa forma, em 2009, cientistas descobriram uma galáxia anã, por meio do Sloan Digital Sky Survey, a Segue 2.
Milhars de vezes menor do que a nossa Via Láctea, a Segue 2 mede somente 110 anos luz de diâmetro e abriga cerca de mil estrelas.
Segundo o cosmologista da Universidade da Califórnia, James Bullock, em um artigo para o The Astrophysical Journal, “encontrar uma galáxia desse tamanho é o equivalente a encontrar um elefante do tamanho de um rato”.
Desse modo, galáxias anãs assim são extremamente raras.
Qual o tamanho da Via Láctea?
Agora que já falamos da menor e da maior galáxia do Universo, vamos falar da mais importante delas, pelo menos para nós: a Via Láctea, nossa casa.
A Via Láctea mede um pouco mais de 105 mil anos luz de diâmetro. Para termos uma ideia desse tamanho, se o Sol tivesse 16. 51 cm, a Via Láctea teria 112 milhões de quilômetros de extensão.
De formato espiralado, estima-se que nossa galáxia possua entre 200 e 400 bilhões de estrelas, algumas delas muito maiores que o sol. Só para dar um exemplo, a estrela Pistola, situada na constelação Sagitário, tem mais de 100 vezes o tamanho do nosso Sol.
Porém, em comparação com a maior galáxia do Universo, a nossa é bem pequena: a Alcyoneus poderia comportar 160 Via Lácteas.
Qual a galáxia mais próxima da nossa?
Apesar da maior galáxia do Universo estar a mais de 3 bilhões de anos luz da nossa, não é preciso ir longe para ver que a Via Láctea não é assim tão grande. Isso porque nossa vizinha cósmica mais próxima, a Andrômeda, é um verdadeiro titã.
Localizada a pouco mais de 2,5 milhões de anos luz daqui, a gigantesca Andrômeda mede cerca de 250 mil anos luz de diâmetro. Dessa forma, ela mede mais do que o dobro da nossa.
Ademais, por estarmos relativamente perto e em constante movimento contrário, cientistas da Nasa afirmam que é só questão de tempo para que Andrômeda e Via Láctea se choquem e se tornem um só aglomerado de estrelas.
Porém, você não precisa se preocupar, pois isso deve acontecer somente em cerca de 4 bilhões de anos. Além disso, segundo os mesmos cientistas, essa junção não vai causar danos ao nosso sistema solar, provavelmente vamos apenas ter vistas diferentes do céu noturno. Afinal, seremos empurrados para um lugar diferentes do cosmos.
Gostou de saber qual a maior galáxia do Universo? Agora só nos resta esperar para ver se alguma outra galáxia colossal irá ser descoberta e tomar o título da Alcyoneus!
Confira agora: Como se formam os icebergs?