Entender o que é instinto animal é fundamental para compreender mais a fundo o comportamento das espécies, o porquê de suas ações, etc.
Esses comportamentos instintivos que os animais não racionais apresentam são um dos campos mais atrativos das ciências e da biologia em si, e realmente despertam muitas curiosidades e interesses.
Quer saber o que é instinto animal, seus variados tipos e exemplos na natureza? Então continue com a gente!
Confira agora: O que é convergência evolutiva: conceito, características e exemplos
O que é instinto animal?
Dentro da biologia, o instinto em si é uma predisposição inata existente para que se realize determinadas sequências de ações padronizadas.
O instinto animal, nesse caso, trata-se de um conjunto de atos realizados para cumprir um objetivo determinado, envolvendo nesse processo certos comportamentos.
Ou seja, em termos práticos, o instinto está ligado a uma predisposição genética da espécie, e não ao aprendizado do indivíduo – que envolve a tentativa e erro.
Os animais nascem com certas capacidades inatas, herdadas, que são fundamentais para a sua sobrevivência e a de sua espécie.
Embora ainda não totalmente compreendida, os cientistas acreditam que essa seja um tipo de consciência primitiva, ativada através de gatilhos.
O surgimento do conceito
Diferentemente dos seres humanos, os animais de forma geral não possuem a capacidade de raciocinar.
De toda forma, há algo que os fazem agir do modo que agem, nos momentos necessários, como fugir, caçar, migrar, etc. A esse algo definiu-se como o instinto animal.
Saiba mais: O que são primatas: definição, características e tipos
Os diferentes tipos de instinto animal
Um ponto muito interessante quando se observa o que é instinto animal é que há diferentes tipos de consciência primitiva. Acompanhe!
O instinto de sobrevivência
Sem dúvidas, o instinto de sobrevivência é o mais predominante dentro do reino animal, e está ligado justamente às ações necessárias para salvar sua vida e manter sua espécie.
De uma forma geral, ele é o mais amplo, no qual se encaixam também outros comportamentos padrões, quase como se a natureza os tivesse programado para agir de um certo modo.
O de defesa
O instinto animal de defesa se caracteriza por um conjunto de comportamentos que visam justamente a sobrevivência da espécie, quando colocados em situações de ameaça.
Se agrupar, fugir, se camuflar, se isolar, etc. todos se encaixam em atitudes aplicadas por essa consciência, sempre que surge um gatilho de perigo.
O de ataque
Cumprindo um propósito similar ao de defesa, o instinto de ataque também surge diante de um perigo iminente.
No entanto, ao invés de adotar uma atitude defensiva, o animal parte para o ataque, seja para ferir ou matar o seu possível agressor.
O alimentar
A alimentação é a base para que os seres vivos possam obter e manter sua energia vital. Afinal, todos nós precisamos de comida.
Ao entender o que é instinto animal, fica fácil perceber que essa obtenção está diretamente ligada a essa consciência primitiva.
Nesse caso, ela envolve uma busca ativa por situações que proporcionem o ato de comer, como coletar, caçar, pastar, etc.
E dentro desse processo, há ainda a seleção dos alimentos adequados para cada uma das espécies.
Assim, sempre que há um estímulo, seja um cheiro, som ou imagem, que sirva para identificar uma provável fonte alimentar, o instinto animal entra em ação, o fazendo atacar, morder, perseguir, matricular, coletar, etc.
Ou seja, há uma sequência específica de ações, que não dependem de um aprendizado anterior, sendo inatas à espécie.
O instinto materno
Sendo um dos mais conhecidos, o instinto materno é justamente aquele relacionado às atitudes da mãe com os seus filhotes.
Para isso, é claro, a espécie precisar possuir cuidado parental – já que algumas não têm essa característica.
Os comportamentos incluem pontos como amamentação, providência de abrigo, agressão contra intrusos, providência de alimentos, estimulação mental e física, higienização, etc.
Vale lembrar que o instinto materno está diretamente associado a processos de liberação hormonais, como prolactina, serotonina e ocitocina, além de fatores ambientais e genéticos.
O reprodutivo
Por fim, outro tipo importante ao entender o que é instinto animal é o reprodutivo, ligado diretamente a perpetuação da espécie.
Assim, quando um animal torna-se sexualmente maduro, em sua idade adulta, surge essa necessidade de reprodução, impulsionada diretamente por hormônios e por fatores genéticos.
O que é instinto animal: exemplos
Nada melhor para entender de vez o que é instinto animal do que conferir alguns exemplos desses comportamentos. Acompanhe!
O instinto alimentar nos gatos
Quem cria gatos ou já teve contato com esses animais domésticos, sabe que eles respondem instintivamente quando estimulados por alguma associação a ratos.
Isso se deve por que são eles justamente a grande base alimentar desses felinos, bem como outros pequenos roedores.
Mesmo gatos recém nascidos possuem esse instinto de caça, seja quando avistam os ratos ou quando estimulados por brinquedos que os simulem, cordas, etc.
O instinto reprodutivo nas tartarugas
Ao atingirem sua idade reprodutiva, as tartarugas marinhas acasalam e retornam exatamente para a praia onde nasceram, a fim de enterrar seus ovos na areia, para que eles choquem.
E quando nascem, os filhotes sabem, também instintivamente, que devem seguir para o mar, seu habitat natural.
O instinto de defesa e alimentar nas aranhas
As teias das aranhas são fundamentais para que esses animais possam capturar suas presas e também criar uma barreira de proteção.
E sua produção parte diretamente dos seus instintos, uma vez que elas não ganham essa capacidade através do aprendizado ou raciocínio.
Deu para entender o que é instinto animal?
Como foi possível observar, apesar de ser difícil compreender a fundo o que é instinto animal, é muito simples observar esses comportamentos nas inúmeras espécies existentes no planeta.
Afinal, é justamente essa consciência primitiva que direciona grande parte das ações dos animais.
Veja também: O que é divergência evolutiva: conceito, características e exemplos
Fontes: Ecologia Verde