Por que temos câimbra?

Por que temos câimbra

Por que temos câimbra? Como elas surgem? Quais são os riscos? Como diagnosticar? Será que há tratamento?

Bem, resumidamente, as câimbras são contrações dos músculos, muitas vezes dolorosas, e quase sempre sem razão aparente. Além disso, elas ocorrem sem que se espere e afetam um músculo específico ou grupos musculares; sem contar que elas também caracterizam-se por simplesmente desaparecerem da mesma forma como aparecem.

Paralelamente a isso, sabemos que as regiões mais afetadas pelas câimbras são as coxas (parte de trás e da frente), pernas, braços, mãos, pés e abdômen. Ademais, elas caracterizam-se por não durarem mais que alguns segundos ou até 15 minutos no máximo.

Em contrapartida, em alguns casos, elas podem estender-se por até 30 minutos, e por isso acabam exigindo uma intervenção médica mais detalhada.

Em todo o caso, trata-se mesmo de um evento dos mais incômodos quando se trata da fisiologia humana; sem contar o fato de ser dos mais democráticos, por atingir crianças, jovens e adultos, mesmo sem estes apresentarem quaisquer tipos de doenças aparentes.

As razões por que temos câimbra

Dentre as principais razões para a ocorrência de câimbras, podemos destacar:

  • Uso excessivo dos músculos;
  • Prática incorreta de atividades físicas, que interrompem o fluxo de sangue para algumas regiões do corpo;
  • Lesões musculares;
  • Desidratação;
  • Gravidez;
  • Distúrbios dos rins;
  • Alcoolismo;
  • Compressão da medula espinhal;
  • Distúrbios da tireoide (hipotireoidismo);
  • Outras causas desconhecidas.

Apesar dessa diversidade de razões, não é tão fácil assim, como dissemos, conhecermos as razões por que temos câimbra. Além disso, o distúrbio é conhecido justamente por não exigir atenção médica imediata – é um evento de menor gravidade. No entanto, caso elas sejam persistentes, resistam aos alongamentos e durem mais do que 15 minutos, somente um especialista será capaz de diagnosticar as suas causas e recomendar o tratamento mais eficaz.

Aliás, sobre a atuação do especialista, durante a consulta ele irá proceder a apalpação do local, a fim de averiguar alguma espessura. Além disso, ele poderá perguntar, por exemplo, se você faz uso de algum medicamento, se ingere álcool regularmente ou se pratica alguma atividade física.

Ademais, perguntará sobre a frequência dessas câimbras, qual a região afetada e a quantidade de líquidos que você ingere diariamente. E mais: poderá requerer um exame de sangue para observar os níveis de minerais no seu organismo e as condições de funcionamento da sua tireoide.

Por fim, nos casos mais graves, somente um teste de ressonância magnética, eletromiografia, mielograma, entre outros procedimentos semelhantes, poderão detectar adequadamente o problema. Esses testes avaliam a sua atividade muscular, observam a sua medula espinhal, além de outros órgãos possivelmente envolvidos no desenvolvimento do distúrbio.

Tratamento

Saber por que temos câimbra é tão ou mais importante quanto saber como tratá-la adequadamente. No entanto, aqui temos uma boa notícia! Justamente por serem eventos com pouca gravidade o seu tratamento também costuma ser dos mais simples e triviais.

Em síntese, você poderá tratar um evento simples de câimbra apenas com uma compressa fria ou quente. Além disso, uma bolsa térmica, panos quentes e alongamentos funcionam perfeitamente bem para esses casos.

Ademais, há situações em que apenas levantar as pernas, dar uma boa caminhada ou uma leve corrida resolvem adequadamente o transtorno.

Aliás, sobre os alongamentos, aquela técnica, tão comum nas partidas de futebol, de empurrar a ponta dos pés dos jogadores para cima é, sim, bastante real e efetiva; ela funciona mesmo! Isso porque o que ela faz é simplesmente alongar a região posterior da coxa, juntamente com a panturrilha. E o resultado disso é a quase imediata descontração dos músculos dessas regiões.

Por que temos câimbra e outras formas de tratar

Similarmente a isso, você também poderá dar um fim num evento simples de câimbras apenas com medicamentos anti-inflamatórios. Um deles é o ibuprofeno, que age eliminando as substâncias que provocam a inflamação dos músculos; além de eliminar a dor.

Outros medicamentos que também ajudam a combater crises simples de câimbras são o diltiazem, gabapentina, verapamil, além das vitaminas B e E. No entanto, devemos lembrar que a prescrição de todas essas estratégias deve ficar a cargo do seu médico. Sem dúvida, é somente ele que será capaz de realizar a prescrição certa de acordo com cada caso específico.

Agora, se o seu objetivo é evitar câimbras, não tem jeito, somente a prevenção irá executar bem essa missão. Em síntese, você terá que adotar o hábito de realizar sessões de alongamentos antes dos exercícios e evitar o excesso deles. Ademais, deverá sempre aquecer-se antes das práticas e manter-se constantemente hidratado.

Do mesmo modo, certifique-se de que está ingerindo as doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas. E também não deixe de visitar o seu médico regularmente, pois visitas regulares, de 6 em 6 meses, são suficientes para garantir que tudo esteja em ordem e a sua saúde em perfeito estado.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário e aguarde as nossas próximas publicações.

Fonte: WebMD
Imagem: Pexels

Compartilhar