Águas continentais: o que são, características, tipos e importância

Águas continentais - Pixabay
Águas continentais - Pixabay

As águas continentais representam uma fonte insubstituível da substância base para a manutenção da vida terrestre, a água doce, embora uma parte considerável dessas águas interiores seja salgada.

Nesse artigo, além de entender mais a fundo o que são as águas continentais, você conhecerá também seus principais tipos, características e importância. Boa leitura!

O que são águas continentais

Como o próprio nome permite entender, as águas continentais correspondem a todos aqueles corpos d’água que se encontram dentro das regiões continentais do planeta, se acumulando ou correndo na superfície terrestre.

É exatamente por isso que elas também são chamadas de águas interiores, em oposição aos oceanos.

Geralmente, o termo refere-se aos corpos de água doce, mas também há muitos casos em que corpos de água salgada se enquadram nesse quesito.

Quanto à sua origem, ela se dá das mais variadas formas, seja como resultado da precipitação em chuvas ou neve, ressurgências de águas subterrâneas, etc.

Veja também: O que são águas superficiais?

Características principais

Uma característica bem interessante das águas continentais é que elas podem existir de forma permanente, sazonal ou intermitente.

Isso é claramente observado nos diferentes rios ao redor do mundo, que podem permanecer “cheios” o ano inteiro, ou correrem água apenas nos períodos chuvosos.

Tudo está relacionado ao próprio ciclo hidrológico, que condiciona também a presença dessas águas no continente, seja pelas chuvas, queda de neve, aumento do nível do mar, evaporação, infiltração, escoamento superficial, etc.

Outro fator característico, infelizmente, é quanto a poluição de muitos dos corpos d’água continentais.

E isso ocorre tanto através de fatores naturais quanto antrópicos, com o direcionamento de esgotos, resíduos industriais, lixo, resíduos minerais e agrícolas, etc.

Tipos de águas continentais

Águas continentais: o que são, características, tipos e importância 1

Existem realmente diversos tipos de águas continentais, relacionados ao padrão do corpo d’água. E cada um deles possui características distintas específicas, criando habitats únicos. Veja os mais comuns:

Rios, riachos e córregos

Um primeiro tipo comum se enquadram dentro das águas lóticas, isto é, em movimento. São justamente os rios, riachos e córregos.

Como mencionado, cada um desses corpos varia em sua temporalidade e também quanto a sua origem.

Esse movimento, aliás, é em relação ao processo de deslocamento da nascente à foz, com os rios desaguando nos mares, oceanos, lagos e até mesmo outros rios.

Lagos, lagoas e mares fechados

Os lagos (maiores) e as lagoas (menores), geralmente formados de água doce, também são um tipo comum de águas continentais.

Diferentemente dos rios, porém, são lênticas, isto é, paradas/estagnadas, sem um movimento direcional.

A formação desses corpos d’água está relacionada a processos como movimentos tectônicos, vulcões, processos glaciais, dentre outros.

Outro ponto interessante é a sua variação de tamanho, partindo de pequenas lagoas até lagos gigantescos, como é o caso do Lago Baikal, que fica na Sibéria, Rússia, simplesmente o maior de água doce do planeta em volume.

Dentro dessa categoria, vale a referência aos mares completamente fechados, que também são considerados lagos, em muitas classificações.

Como introduzido, as águas continentais não são um grupo exclusivamente doce. Há também muitos exemplares de água salgada, que são esses mares continentais.

Vale o destaque para o Mar Cáspio, considerado o maior lago do planeta. Além de ser fechado, ele também é inteiramente localizado dentro de um continente.

Saiba mais: O que é lago: características, tipos, exemplos e como se forma

Açudes, represas e reservatórios

Os corpos d’água criados pelo ser humano também não deixam de se enquadrar nessa categoria, já que atendem perfeitamente o conceito.

Os açudes, represas e reservatórios são criados geralmente por meio de barragens que visam armazenar a água para o uso humano.

Geleiras

Sim, as águas continentais não se limitam aos exemplares em estado líquido. Ou seja, as geleiras também são um tipo importantíssimo.

Afinal, grande parte de toda a água doce do planeta fica localizada nesses lugares, completamente congelada.

Qual a importância das águas continentais?

Águas continentais: o que são, características, tipos e importância 2

Por fim, vale a pena destacar ainda a importância das águas continentais, que é possível observar através de diversos pontos. Veja os principais!

Habitat para a vida selvagem

Rios, lagos, etc. são o habitat de diversos organismos, que utilizam esses espaços como ambiente fundamental em seu desenvolvimento e procriação.

Além dos peixes, muitos insetos, aves, anfíbios, dentre outros, têm esses espaços aquáticos como o centro da sua vida.

E não são apenas os animais, diversas plantas também se encaixam nessa questão.

Obviamente, o ser humano utiliza muitos desses recursos para seu consumo, alimentando-se de diversas espécies que vivem nesses ambientes aquáticos.

Fonte de água doce para o consumo

Água é vida. E, obviamente, os seres humanos, assim como as demais espécies de animais terrestres, têm nas águas continentais sua fonte inestimável de água doce para o consumo.

Esse ponto, por si só, já demonstra muito bem a importância e indispensabilidade desses corpos d’água interiores.

No caso dos humanos, ela é utilizada para a ingestão direta, cozer alimentos, banho  e diversas outras ações, das mais básicas às mais complexas.

Lazer

Ao redor do planeta, os rios, lagos, lagoas, açudes, etc. são a base para um sistema turístico bastante movimentado.

Os banhos de rio, nas cachoeiras, a contemplação desses lugares, é isso que move milhares de pessoas a explorarem diferentes pontos do mundo.

Produção de energia

As usinas hidrelétricas utilizam o movimento das águas lóticas para gerar energia, abastecendo milhares de cidades no mundo.

Transporte

Além de um meio comum para o transporte de pessoas, através de diversos modelos de embarcações, muitas mercadorias são levadas de um ponto a outro (de uma forma bem mais em conta) por esses corpos d’água.

Considerações finais

Como foi possível observar, as águas continentais são de fundamental importância para a vida na Terra, com os seres humanos utilizando esses corpos d’água para os mais variados fins.

Confira também: Quais as maiores reservas de água doce do mundo?

MARCADO: , , ,
Compartilhar