O aquecimento global é um dos fenômenos mais polêmicos da atualidade. Ele é uma realidade para uns e uma verdadeira mentira para outros. No entanto, o que se sabe é que o tema é verdadeiramente polêmico e cheio de detalhes curiosos.
Resumidamente, ele trata-se de um aumento da temperatura da terra como resultado de diversos fatores. Esses fatores podem ser naturais ou artificiais. São naturais quando são consequências da atividade do sol, dos vulcões ou mesmo da atmosfera. E são artificiais quando são o resultado da queima de combustíveis fósseis pelo homem, por exemplo.
Em resumo, o aquecimento global (não natural) consiste no aumento da temperatura devido à emissão de gases que produzem um efeito estufa. Esses gases nós emitimos a partir da queima dos combustíveis nos carros. Mas também a partir das atividades nas fábricas, refinarias, ou mesmo durante as queimadas de vegetações.
As características do aquecimento global
Como vimos, o aquecimento global caracteriza-se por ser um perigoso aumento da temperatura da terra. Do mesmo modo, sabemos que essa é uma elevação da sua temperatura média, e que já registrou, nos últimos 100 anos, um aumento de 0,7 graus.
De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), esse aumento deverá ser ainda maior nos próximos 100 anos. Acredita-se que ele deverá girar na casa dos 2,7 graus. Mas há uma possibilidade de que esse aumento da temperatura da terra atinja a impressionante marca de quase 5 graus centígrados!
Paralelamente a isso, alguns pesquisadores garantem que esse aumento é na verdade um fenômeno natural do planeta. Ele teria mais a ver, como dissemos, com alterações nas atividades solares, por exemplo. Mas teria a ver, também, com alterações na atmosfera, com as atividades dos vulcões, entre outras razões naturais.
Eles argumentam que o efeito estufa, por ser natural e até necessário, nenhum perigo oferece ao planeta. Em síntese, o que eles afirmam é que esse ciclo de aumento e diminuição da temperatura é algo totalmente natural. Trata-se de um fenômeno necessário, e que nossas maiores preocupações devem ser somente com a emissão diária de gases poluentes na atmosfera.
E como ocorre esse aumento da temperatura?
Em suma, para os que acreditam, esse aumento da temperatura, na forma de um aquecimento global, ocorre a partir da concentração de gases-estufa. Isso significa que as atividades humanas acabam por emitir diversos poluentes na atmosfera. Logo, a tendência natural é que a temperatura da terra aumente, já que esses poluentes não permitem que a radiação solar se disperse.
O aumento dos gases de efeito estufa é um fenômeno que iniciou-se, com maior intensidade, em meados do séc. XVIII. Inegavelmente, temos na Revolução Industrial o seu principal ponto de partida. Com efeito, a intensa atividade industrial, que se iniciava ali, surgia para o meio ambiente como um dos processos mais dramáticos da história da humanidade.
Só para ilustrar, os principais gases de efeito estufa são: Dióxido de Carbono (CO2), Monóxido de Carbono (CO) e Clorofluorcarbonos (CFC). Mas, além destes, temos também o gás metano (CH4), Óxido de Nitrogênio (NxOx), Dióxido de Enxofre (SO2), entre outros.
Todos esses gases, em conjunto na atmosfera, acumulam-se devido ao natural efeito estufa. Mas o problema é que esse acúmulo, como dissemos, impede que a radiação solar se dissipe. E é justamente isso que acaba gerando esse tão perigoso e controverso aquecimento.
Principais consequência do aquecimento global
Dentre as principais consequências do aquecimento global, podemos destacar a extinção de boa parte dos animais e vegetais do planeta. Além disso, há também os riscos de derretimento de geleiras. E esses derretimentos serão responsáveis pelo aumento do nível do mar, com riscos de extinção de toda a vida na terra.
Similarmente a isso, esse aumento da temperatura pode resultar na ocorrência de enchentes, tsunamis e furacões. Ademais, ele pode provocar secas e tornar algumas regiões desertas; sem contar os prejuízos para a produção de alimentos, muito por conta do declínio das áreas produtivas.
Ainda de acordo com os especialistas, muito pouco pode ser feito atualmente para impedir algumas consequências danosas desse evento. Só o que resta mesmo, segundo eles, é o controle da emissão desses gases com o objetivo de minimizá-las. E é justamente por isso que o aquecimento global, para muitos, constitui-se como o evento mais catastrófico e dramático da história da humanidade.
Esse artigo foi útil? Deixe a resposta na forma de um comentário, logo abaixo. Mas continue compartilhando e aproveitando-se dos nossos conteúdos.
Fontes: National Geographic – eCycle – Brasil Escola
Imagem: Pixabay