Quais são as línguas mais difíceis do mundo?

várias línguas no globo

Você sabe quais são as línguas mais difíceis do mundo? Sabemos que nem sempre é fácil começar a falar um novo idioma. Contudo, alguns são naturalmente mais complexos que outros. Esta é uma situação que pode tornar-se um verdadeiro desafio de aprendizado.

O mandarim sempre foi conhecido como uma das línguas mais difíceis de serem aprendidas. Mas muitos acabam desconhecendo, ou subestimando, o aprendizado de certos idiomas igualmente complicados de aprender.

Quer saber quais as línguas mais difíceis do mundo? Acompanhe o ranking a seguir e veja se ainda tem disposição de aprender alguma delas.

Bem-vindo em várias línguas
(Fonte: Pixabay)

7° lugar – Russo

Dentre os idiomas europeus, o russo com certeza é um dos mais populares. Cerca de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo são falantes da língua.

Quem decide se dedicar ao aprendizado da língua russa sabe que passará por uma experiência única.
O idioma possui a gramática um pouco complexa, o que facilita o cometimento de diversos erros ortográficos e pronúncia durante o aprendizado. Contudo, mesmo que o russo seja uma das línguas mais difíceis do mundo de aprender, a experiência vai tornando-se divertida conforme o aluno sobe de nível em conhecimento. Melhor ainda é poder ter acesso mais profundo à literatura russa, bem como à história e cultura do país.

6° lugar – Turco

Muitos desconhecem, mas o turco é um idioma bastante popular ao redor do mundo. Aliás, a Turquia é um dos países que possuem grande riqueza cultural e histórica. Mas não apenas na Turquia se fala a língua turca, como também na Bulgária, Chipre e Grécia.

Quem já tem fluência no inglês terá mais facilidade em dominar a língua turca. Caso contrário, o aprendizado geralmente torna-se um pouco mais complicado e cansativo, uma vez que há grande dificuldade em articular a pronúncia, aspecto auditivo e gramática. Porém nem tudo é dificuldade! Pelo menos neste idioma há o uso de alfabetos latinos e língua fonética.

5° lugar – Polonês

O polonês vem em quinto lugar no ranking das línguas mais difíceis do mundo. Em relação à popularidade, o idioma está em 6° lugar dos mais falados da Europa.

A escrita das palavras polonesas pode confundir bastante o aprendiz e, ao contrário do turco, pessoas fluentes em inglês podem ter ainda mais dificuldade em aprender a língua. Mesmo que a escrita utilize alfabetos latinos, determinadas palavras trazem algumas letras a mais. Além disso, o sistema gramatical do idioma é bem complexo. Entretanto, quem se dedica a aprender a língua polonesa sabe que um leque de oportunidades se abre, especialmente nos campos cultural e profissional.

4° lugar – Japonês

Para quem dedicou-se a aprender francês, inglês e espanhol, entende que entrar em contato com o idioma japonês não é lá uma das experiências mais fáceis de aprendizado. Contudo, se você possui certa familiaridade com algum idioma do Leste Asiático, certamente terá maior facilidade em aprender o japonês.

A complexidade deste idioma vem principalmente da maneira como se estruturam suas frases, bem como da existência de milhares de caracteres e uma grande quantidade de dialetos.

3º lugar das línguas mais difíceis do mundo – Telugu

Embora pouco conhecido ao redor do mundo, o telugu é um dos idiomas mais populares dentro da Índia. É conhecido como o “italiano do Oriente” por ser uma língua melodiosa. Porém, para quem não tem este como idioma nativo, o aprendizado da língua pode ser bastante extenuante.

Telugu é considerado uma das línguas mais difíceis do mundo por uma série de fatores, sendo os principais a pronúncia e escrita bem complexas. Entretanto, quem já se aventurou em aprender Telugu diz que fica tudo mais divertido quando se passa a ouvir músicas no idioma, bem como a assistir filmes nesta língua.

2° lugar das línguas mais difíceis do mundo – Árabe

O segundo lugar do pódio das línguas mais difíceis do mundo vai para o idioma árabe. Apesar de possuir mais de 1 milhão de falantes da língua, é bem difícil aprender árabe, podendo levar muitos anos para dominar totalmente o idioma.

A quantidade de dialetos, um vasto vocabulário, pronúncias complicadas, carência de vogais no alfabeto e estilo de escrita diferenciado (da direita para a esquerda), fazem do árabe uma língua bem complexa de ser estudada.

1° lugar das línguas mais difíceis do mundo – Mandarim

E finalmente o primeiro lugar vai para o Mandarim! Se sua língua nativa utiliza o sistema de escrita latino, com certeza você terá muita dificuldade em aprender Mandarim. Isto porque este idioma, além de ser tonal, possui um sistema de escrita bem difícil de entender e milhares de caracteres em seu alfabeto.

Tentar memorizar cada palavra em mandarim, bem como escrevê-las, pode ser uma atividade demorada e muito esgotante!

Fonte: Leverage Edu
Imagens: Pixabay

Compartilhar