Uma das grandes preocupações cotidianas de qualquer pessoa sã é em ficar doente. É sempre um desconforto quando entramos em contato com alguma bactéria que causa disenteria. Assim como tememos que um vírus invada nosso corpo e nos cause algum mal. Mas por que isso se dá? Afinal, o que são os microrganismos?
Já podemos antecipar o que resguarda a esses seres como elementos tão fascinantes como temíveis. Isso conforme a abundância dessas criaturas no planeta levam a todo um universo minúsculo que é invisível aos nossos olhos. Algo que inclusive é um dos principais desafios entre os microbiologistas.
Portanto, vamos responder à dúvida sobre o que são os microrganismos oferecendo um pequeno guia sobre eles. Primeiro serão apresentados os tipos de microrganismos, cada um em sua classificação. Depois serão abordados os pontos mais instigantes sobre a existência dos microrganismos.
Uma breve enciclopédia dos microrganismos
Para entendermos direito o que são os microrganismos é fundamental conhecermos a sua classificação. Por isso no tópico abaixo colocaremos em pauta os principais microrganismos existentes. Para cada um será apresentado seu diferencial e como ele afeta o planeta e outros seres vivos.
Vírus
Certamente, os mais temíveis microrganismos para os seres humanos, os vírus levam muitas doenças que atacam a nossa espécie. Ao mesmo tempo que são dos mais complicados, são também dos mais simples. Isso pois são constituídos resumidamente por uma capsula de proteína contendo uma partícula de DNA ou RNA.
É exatamente esse código que permite ao vírus invadir o organismo de demais seres vivos. Pois ao entrar em contato com um organismo, o vírus infecta ao utilizar o código das células para reproduzir o seu. A doença que geram é exatamente por essa relação parasitária com um indivíduo.
Bactérias
Diferente dos vírus, que não possuem célula, as bactérias são organismos unicelulares. Assim, sua existência se resume a uma membrana plasmática que compreende seu DNA e outras informações celulares. Mas toda bactéria é um ser procarionte, o que quer dizer que sua célula não tem um núcleo central.
As bactérias são alguns dos organismos mais abundantes em todo o planeta. O que quer dizer que elas são praticamente onipresentes, estando tanto na terra, quanto na água ou no ar. Bactérias tem fama de ser agente infecioso. Mas há muitas utilizada para fins benéficos. Caso da produção de queijos e iogurtes.
Protozoários
Protozoários são menos conhecidos do que vírus e bactérias, mas também surgem como agentes infecciosos. O termo protozoário na verdade corresponde a toda uma conjuntura de microrganismos eucariontes. Ou seja, como as bactérias, são organismos unicelulares, mas possuem um núcleo central por sua vez.
Os protozoários são conhecidos por estabelecer uma relação de parasitismo em suas interações. Podem assim consumir mesmo outros microrganismos para sua sobrevivência. Mas também atacam organismos mais complexos, como seres humanos.
Algas
As algas também são comumente associadas a microrganismos eucariontes. Ou seja, possuem somente uma célula com núcleo. Diferente de outros microrganismos, as algas têm sua existência limitada ao ecossistema marinho. Importante também não confundir as algas com as macroalgas, estas sendo organismos pluricelulares.
Algas tem menos proporção de serem agentes infecciosos do que outros microrganismos. Entretanto, isso não significa que elas não possam trazer problemas. Algumas algas são altamente tóxicas. Geralmente atingem peixes. Mas podem atacar organismos de humanos e outros animais, causando mal-estar.
Fungos
Assim como as algas, fungos podem ser tanto unicelulares como multicelulares. Também pertencem a categoria dos organismos eucariontes. Se manifestam presentes nos mais diversos tipos de espaços. Assim, junto com as bactérias, são alguns dos organismos melhor distribuídos por toda a face do planeta.
Além disso, fungos são seres importantíssimos para a manutenção da vida terrestre. Foram fundamentais para o estabelecimento da agricultura humana. Além disso, até hoje são responsáveis pela produção de medicamentos importantes. Mas também há fungos tóxicos ou mesmo que podem provocar doenças graves.
Questões sobre os microrganismos
Conhecendo assim cada tipo específico, podemos colocar as questões relevantes sobre o que são os microrganismos. Afinal, por simples que sejam em sua estrutura, eles afetam tudo o que diz respeito aos demais seres vivos. Com isso, olharemos mais de perto a microbiologia e o que ela propõe sobre esses seres.
Pequeno grande universo ainda desconhecido
Duas coisas caracterizam os microrganismos em sua existência espacial. A primeira é que seu tamanho diminuto faz deles invisíveis ao olho nu. Mas a outra é que esses organismos existem em abundância, surgindo em diferentes ecossistemas, quando não todos. Algo que faz com que os microrganismos povoem seu próprio mundo único.
Se pode afirmar que a distribuição de microrganismos no tempo e espaço é tão vasta que ainda há muitos desconhecidos. Algo que vai desde microrganismos extintos até outros que estariam dormentes ou ocultos. Ao mesmo tempo que surge a necessidade de descobri-los, muitos geram preocupação sobre o futuro da saúde humana.
Epidemias e pandemias
Quando se pensa em microrganismos vem logo a mente seu potencial como causadores de doenças. Algo que é urgente conforme esse perigo é real e atiça o próprio instinto de sobrevivência e autopreservação. Assim, o controle de agentes infeciosos é algo fundamental para o funcionamento devido da sociedade.
Ocasionalmente, em alguma parte do globo, algum desses microrganismos infeciosos pode perder o controle quando ao seu manejo. É quando esse lugar decreta uma situação de epidemia. Agora, quando o estado epidêmico se difunde por todo o mundo, temos uma situação de pandemia.
Animais e vegetais
Importante ter em mente que quando se fala do assunto novos microrganismos infeciosos é necessário falar de seus vetores. Afinal, conforme epidemias e pandemias se tornam cada vez mais comuns, a ciência fica atenta para saber a origem do mal. O motivo é que geralmente novos agentes infeciosos costumam ter outro hospedeiro antes dos humanos.
Em geral, são as zoonoses virais que chamam mais atenção de infectologias e biólogos. A passagem de vírus presentes em outros animais para seres humanos têm sido cada vez mais comum. Algo que chama atenção sobre a ligação entre infecções de microrganismos e a degradação do meio ambiente.
Conclusão
Os microrganismos são algumas das formas de vida mais abundantes presentes no planeta. Classificadas entre vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos, os microrganismos afetam fortemente a vida no planeta. Assim, saber o que são os microrganismos é desvendar sua influência sobre os indivíduos.
Fontes: Live Science – Microbiology Society – NCBI – Britannica
Imagem: Wikimedia Commons