Certamente você já olhou para cima e, em algum momento, se perguntou o porquê o céu é azul. As respostas que as pessoas dão são das mais variadas, mas nem sempre correspondem à verdade. Para te ajudar com esta dúvida, responderemos, a seguir, o porquê o céu é azul, além de trazer mais algumas curiosidades sobre o tema. Confira!
Quando o céu está limpo, bem claro, sem nuvem alguma, o motivo se deve ao fato de que as moléculas presentes no ar espalham a luz azul do sol. Quando, no pôr-do-sol, observamos o próprio sol, conseguimos enxergar raios solares alaranjados e vermelhos – isto porque a luz azul foi dispersada para fora de nosso campo de visão.
As cores presentes na luz solar diferenciam-se por seus comprimentos de ondas distintas. Conseguimos identificar a diferença dos raios solares porque temos 3 diferentes tipos de receptores de cores em nossa retina. Uma curiosidade é que estes receptores respondem mais facilmente aos comprimentos de onda azul, vermelho e verde. Está aí a explicação do porquê olhamos para cima e chegamos à conclusão de que o céu é azul.
Você sabe o que é o Efeito Tyndall?
John Tyndall foi uma das primeiras pessoas a explicar da maneira correta porquê o céu é azul, através de pesquisas e observação, Tyndall descobriu algo interessante. Ele percebeu que, quando a luz atravessa um fluido transparente que contém micropartículas suspensas, os comprimentos de onda azul que são mais curtos dispersam-se mais fortemente que os vermelhos.
Isto é perceptível quando um feixe de luz branca é lançado por entre um tanque de água, onde pequenas quantidades de sabão e leite são misturadas. Ao observar de lado, o feixe consegue ser visto por conta da luz azul que ele dispersa no ambiente. Contudo, se visto diretamente de uma das extremidades, percebe-se a luz avermelhada após atravessar o mesmo tanque de água.
Ademais, a luz que foi dispersada pode ser vista de maneira polarizada quando se utiliza um filtro de luz polarizada. Da mesma forma, o céu torna-se de um azul profundo quando observado através das lentes de um óculos de sol polaroide. Este efeito que explica o porquê o céu é azul, ficou conhecido como Efeito Tyndall.
O céu é azul por causa de poeiras e moléculas?
Muitos que, no passado, se dedicaram a responder esta pergunta, acreditavam que o céu é azul por razão da existência de micropartículas e pequenas gotas de vapor presentes na atmosfera. Até mesmo atualmente, diversas pessoas acreditam que esta realmente é a explicação verdadeira. Mas na verdade está incorreta.
Cientistas mais atuais já desmentiram a afirmação. Eles alegam que, caso a explicação fosse verdadeira, existiria bem mais variações de cores no céu. Estas variações seriam por conta das condições de neblina ou umidade. Assim, chegaram à conclusão correta de que as moléculas de nitrogênio presentes no ar são suficientes para explicar a dispersão.
Por fim, a questão foi solucionada definitivamente em 1911, por Albert Einstein, pois ele realizou o cálculo detalhado da fórmula referente à dispersão da luz das moléculas – e estava completamente de acordo com o experimento. Por que o céu é azul e não violeta?
Já entendemos que comprimentos de onda mais curtos são dispersados com bem mais força. Assim, a pergunta que muitos fazem é: então por que não enxergamos o céu na cor violeta? Bem, o espectro que emite as luzes do sol não é constante em exatamente todos os comprimentos de onda.
Ademais, ele sofre absorção pela alta atmosfera. Assim, há bem menos cor violeta na luz. Além disso, nossos olhos possuem pouca sensibilidade a esta cor. Por outro lado, ao avistarmos um arco-íris, percebemos uma quantidade até grande de luz azul e violeta. Porém, é possível também explicar este fato.
Possuímos três tipos de receptores de cores em nossa retina: os de cor azul, verde e vermelho.
Isto porque eles respondem mais rapidamente à luz quando nestes comprimentos de onda.
Sobre o pôr-do-sol
Quando, ao observar o pôr-do-sol, ele estiver mais amarelado, isto significa que a luz solar atravessou uma grande distância e fez com que parte da luz azul se dispersasse no caminho. Isto ocorre quando o ar da região está limpo. Contudo, quando o ambiente está com um ar mais poluído, o pôr-do-sol parecerá avermelhado.
Ao avistar o pôr-do-sol na praia, o observador notará que ele estará alaranjado. Isto ocorre em função das partículas de sal espalhadas no ar.
Quando o céu, ao redor do sol, é percebido avermelhado, o motivo é porque toda a luz está dispersa de maneira uniforme, através de pequenos ângulos.
Fonte: Mathematics
Imagens: Pixabay