Saber como cuidar do meio ambiente é uma preocupação cada vez mais presente nas populações ao redor do mundo.
Afinal, o ser humano é diretamente responsável pela degradação nos mais variados campos da natureza, e só nós temos o poder de reverter ou reduzir nosso impacto na Terra.
Felizmente, ao contrário do que se possa imaginar, contribuir significativamente para esses cuidados é mais simples do que parece.
Nesse artigo, você irá conferir 8 dicas básicas, mas eficientes, de como cuidar do meio ambiente. Acompanhe!
Veja também: Florestas primárias: o que são, importância e exemplos
8 dicas de como cuidar do meio ambiente
Embora sejam as grandes nações que tenham um maior poder para reverter os impactos ambientais das ações humanas, cada um pode e deve fazer sua parte para preservar a natureza e seus recursos.
Confira dicas para aplicar a partir de agora!
1. Cuide bem do seu lixo
O lixo é um dos grandes vilões quando o assunto é a preservação da natureza. Isso porque muitos são poluentes nocivos, e que demoram bastante tempo para se degradar, chegando aos mares, rios, etc.
Assim, é importantíssimo buscar uma redução desses níveis de poluição, através do simples cuidado com sua própria produção de lixo.
Reciclar o que foi possível, separar devidamente os tipos de lixo – favorecendo assim sua reciclagem por outras pessoas – e realmente tentar produzir uma quantidade menor de resíduos, já ajuda bastante.
2. Evite plásticos e materiais descartáveis
Ainda ligado a temática do lixo, uma outra dica bem simples de como cuidar do meio ambiente é evitar a utilização dos materiais descartáveis, plásticos, etc.
Para se ter uma ideia, o plástico possui um tempo de decomposição de 450 anos, em média, o que gera prejuízos imensos para a natureza, como a morte de animais.
Evitando o consumo e aquisição de materiais plásticos descartáveis, como sacolas, canudos, garrafas, etc. é possível contribuir positivamente.
3. Plante árvores
As árvores cumprem um importante papel na absorção do dióxido de carbono na natureza, produção de oxigênio, etc.
Por isso, cuidar para a preservação das espécies da flora é realmente indispensável, e que pode e deve ocorrer tanto em pequena quanto em larga escala.
Quem tiver essa opção pode, por exemplo, fazer um jardim em casa, plantar novas árvores, ajudando de forma individual.
Outro meio é fazendo ações coletivas, cada vez mais comuns pelo mundo, ou apoiando causas e organizações que realizam esse plantio, como é o caso do Instituto Arvoredo.
Confira agora: Veja os 6 principais problemas ambientais no Brasil
4. Apague as luzes
Apesar de não parecer, as lâmpadas têm uma parcela importante para o consumo de energia dentro de uma casa.
O que acontece é que muitas pessoas têm o costume de simplesmente esquecer, ou negligenciar, elas ligadas quando o ambiente já está iluminado (durante o dia), ou em períodos em que não são necessárias..
Embora isso pareça um prejuízo apenas financeiro, já que a conta de luz chegará mais cara, implica também em malefícios para a natureza.
O que acontece é que para produzir essa energia, as indústrias poluem bastante, e emitem muito CO2.
Assim, o ato de deixar a luz acesa, quando não é necessário, implica uma demanda energética maior, e um consequente aumento na produção de poluentes.
Vale lembrar, é claro, que essa dica se aplica também aos demais desperdícios de energia.
5. Evitar o desperdício de água
Uma das formas mais simples, eficientes e importantes de como cuidar do meio ambiente é evitando o desperdício de água.
Afinal, essa é justamente uma das grandes preocupações da humanidade, tendo em vista a necessidade de preservar nossos recursos hídricos.
Para isso, apenas algumas atitudes simples já fazem bastante diferença, como reduzir o tempo de banho, reutilizar a água – como a da máquina de lavar -, armazenar água da chuva, etc.
6. Evite andar somente de carro
É inegável que os carros são grandes agentes poluidores do ar atualmente, liberando toneladas de gases do efeito estufa todos os dias.
Nesse caso, mais uma maneira prática para ajudar a proteger o meio ambiente é simplesmente evitando andar com o carro para todos os lugares.
As alternativas mais viáveis são os demais meios de transporte, como a bicicleta, os transportes públicos ou até mesmo seguir a pé.
Com essa atitude simples, dá para reduzir bastante esse percentual de emissões, e de quebra economizar com o deslocamento, como para o trabalho.
7. Não desperdice alimentos
De acordo com um relatório da PNUMA de 2021, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados.
Isso acontece, é claro, ao longo de todas as etapas, até que esse alimento passe pela mesa do consumidor e chegue ao lixo.
Evitar esse desperdício é uma forma importantíssima também de preservar a natureza, e os recursos alimentares disponíveis.
Preparar as refeições nas quantidades corretas, aproveitar melhor cada parte dos alimentos – como cascas, sementes – fazer compostagens, reutilizar sobras, etc. todas essas são dicas válidas e extremamente eficientes.
8. Evite o consumismo
Por fim, outra dica de como cuidar do meio ambiente é simplesmente evitando o consumismo.
Isso porque a produção exagerada dos produtos está diretamente ligada ao esgotamento de recursos e poluição da natureza.
Comprar roupas de forma exagerada, eletrônicos e demais itens, traz sim prejuízos significativos ao ambiente, principalmente quando aliados a uma maior produção de lixo.
Já sabe como cuidar do meio ambiente?
Como foi possível observar, há diversas maneiras simples e eficientes de como cuidar do meio ambiente, e que demandam apenas uma pequena mudança de costume no dia a dia.
Muitas delas podem ser aplicadas agora mesmo, basta se policiar e fazer sua parte para cuidarmos do planeta.
Saiba mais: Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?
Fontes: Ecologia Verde – Unep