Florestas primárias: o que são, importância e exemplos

florestas primárias - wikipédia
florestas primárias - wikipédia

As florestas primárias constituem uma das temáticas mais importantes do mundo contemporâneo, devido a sua relevância para o planeta e à necessidade de sua conservação.

Abrigando grande parte das espécies animais e vegetais da Terra, devido ao seu complexo ecossistema, cada vez mais essas florestas nativas representam uma área menor de cobertura vegetal do planeta, por consequência do desmatamento – a exemplo da Amazônia.

Nesse artigo, você irá conferir um pouco mais sobre o que são as florestas primárias, além de entender como elas se formam, sua importância e principais exemplares ainda existentes. Acompanhe!

O que são florestas primárias?

As florestas primárias, também conhecidas como matas virgens ou florestas nativas, são justamente aquelas que preservam o seu estado natural original.

Ou seja, elas cresceram naturalmente, e nunca foram derrubadas, sendo assim matas antigas classificadas como uma comunidade clímax.

Para isso, é claro, a ação humana nessa área deve ter sido a mínima possível, ou inexistente, fazendo com que o seu ecossistema possua características ecológicas únicas e muito bem preservadas.

A amplitude do termo se deve ao fato dela atender muito bem tanto as florestas completamente intocadas, quanto aqueles muito pouco influenciadas pelo homem.

Regiões onde habitam povos indígenas, por exemplo, embora sofram com uma “intervenção”, trata-se de processo mínimo, uma vez que muitos deles vivem em harmonia com a natureza, e trabalham para sua conservação.

Confira agora: Florestas artificiais: o que são, funções e exemplos

A formação das florestas primárias

Sendo naturais, as florestas primárias formam-se através do que é chamado sucessão ecológica.

Nesse caso, as vegetações primárias criam as condições biológicas necessárias para que o solo seja capaz de sustentar uma vegetação de maior porte. E é justamente por isso que levam muito tempo para se formar completamente.

Na fase inicial, toda a área é colonizada por algumas espécies nativas, que conseguem chegar à região seja pela água, vento, etc.

Essas plantas pioneiras geralmente contam com um crescimento mais rápido, e são elas que dão lugar às demais árvores.

Conforme o tempo passa, essa floresta já instaurada consegue se estabilizar, em um espaço onde as espécies convivem em harmonia, sustentando um complexo fluxo de interações ecológicas, fundamentais para a sustentação da mesma.

Aliás, é esse grau de complexidade que torna as florestas primárias insubstituíveis.

A importância das florestas primárias

Uma forma simples de entender a importância das florestas primárias é compreender que elas são insubstituíveis.

Ou seja, uma vez perdida, como através dos processos de desmatamento, é impossível recuperá-la, dado essa necessidade de sucessão ecológica.

Além disso, essas florestas contam com uma enorme relevância tanto para o ambiente quanto para o clima no planeta.

Afinal, abrigam uma grande biodiversidade, atuam no processo de armazenamento do carbono, ajudam a regular todo o ciclo hidrológico, purificam a água e o ar, etc. mantendo ainda o equilíbrio ecológico.

Saiba mais: Floresta de algas: o que é, características, importância e espécies

Principais florestas primárias do mundo

Embora bastante ameaçadas, ainda restam importantes exemplares de florestas primárias ao redor do mundo.

De acordo com entidades diversas, essas florestas nativas mundiais ocupam uma área total entre 1,11 bilhão e 1,28 bilhão de hectares atualmente.

Embora pareça bastante, esse é um número alarmante, principalmente com o frequente desmatamento dessas áreas nativas.

Amazônia

Imagem da Amazônia brasileira - wikipédia
Floresta Amazônica – Wikipédia

Localizada na região Norte do Brasil, e outras áreas de países vizinhos na América do Sul, a Floresta Amazônica é simplesmente a maior floresta tropical do planeta.

Devido a sua altíssima biodiversidade, o local carrega o título de “pulmão do mundo”, fazendo jus a sua fama, uma vez que absorve uma grande quantidade de dióxido de carbono enquanto produz oxigênio.

Ao todo, a mata cobre uma área de 5,5 milhões de km² de extensão, abrigando sozinha incríveis mais de 10% das espécies da fauna e flora do mundo.

É por isso que sua conservação torna-se um debate não apenas a nível nacional, mas internacional.

Floresta Tropical do Congo

Imagem da Floresta do Congo, uma das principais florestas primárias do mundo - wikipédia
Floresta do Congo – Wikipédia

Além da Amazônia, outro exemplo importantíssimo entre as florestas primárias é a Floresta Tropical do Congo.

Ela fica localizada na área da África Central, e como o próprio nome deixa entender, abrange uma parte considerável da Bacia do Congo.

Totalizando 1,8 milhão de km² de extensão, essa é a segunda maior do tipo, sendo superada apenas pela mata brasileira.

Taiga norte-americana

imagem da Taiga norte-americana, maior floresta do mundo - wikipédia
Taiga – Wikipédia

Sendo a maior floresta do mundo, considerando sua extensão territorial, a Taiga norte-americana, ou Floresta Boreal, fica nas regiões do Canadá e Alasca, na América do Norte.

Para se ter uma ideia, são 12 milhões de km² de área, o que corresponde a cerca de 29% de toda a cobertura vegetal da Terra –  uma marca surpreendente.

O local se caracteriza principalmente por sua mata de coníferas, além de uma ampla variedade de fauna que está adaptada às condições do ambiente frio e úmido da região.

Cáucaso Ocidental

Imagem de uma área do Cáucaso, na Rússia - wikipédia
Cáucaso – Wikipédia

O Cáucaso Ocidental é justamente a única área montanhosa virgem existente na Europa, sendo declarada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Ela fica em uma parte da região do Cáucaso – o que leva a seu nome – que é uma área entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, mais especificamente na Rússia.

A área total da floresta é bem pequena, com alguns milhares de km², mas o local se destaca justamente por sua exclusividade entre as florestas primárias montanhosas do Velho Continente, e seu habitat variado, saindo de cumes com galerias a terras baixas.

Floresta tropical indonésia

imagem de uma parte da floresta da Indonésia - wikipédia
Floresta da Indonésia – Wikipédia

Superada somente pela Amazônia e pela Floresta do Congo, a Floresta tropical indonésia fica com a terceira colocação das maiores do mundo entre as matas tropicais.

Localizada dentro da região do arquipélago indonésio, na faixa sudeste da Ásia, destaca-se por dispor de uma ampla biodiversidade geral, em uma área de 1,1 milhão de km² de extensão.

Veja também: Diferença entre bosques, florestas e selvas

Fontes: Ecologia VerdeGlobal Forest Watch

Compartilhar