O que acontece com seu corpo após a morte?

Corpo humano no necrotério

Parar para pensar sobre a morte é algo que ainda causa incômodo em muitas pessoas. Saber o que acontece com seu corpo após a morte, pode alguns abalados. Portanto, antes de pesquisar sobre o assunto, é importante ter certeza de que você realmente deseja saber sobre os estágios de decomposição humana.

Assim, preparamos este artigo para te contar o que acontece com seu corpo após a morte e aprenda mais sobre o processo natural de decomposição.

Quais são os estágios da decomposição de um corpo?

São quatro os estágios da decomposição humana. Aliás, um corpo morto começa a se decompor muito rapidamente. Cerca de 4 minutos após a morte esse processo já se inicia.

As etapas da decomposição são:

Confira agora sobre cada um deles para saber o que acontece com seu corpo após a morte

Homem morto caído no chão
(Fonte: Pixabay)

Primeiro estágio: autólise

Também conhecido como autodigestão, esse é o estágio que ocorre logo após a morte de um indivíduo.

No momento em que circulação e respiração param, o corpo cessa imediatamente o processo de obtenção de oxigênio, bem como o de remoção de resíduos. Dessa forma, há um aumento drástico de dióxido de carbono, transformando o corpo do defunto em um ambiente completamente ácido. Com isso, as membranas das células se rompem e liberam enzimas que vão comendo as células de dentro para fora.

Assim, o rigor mortis causa enrijecimento nos músculos. Surgem pequenas bolhas na pele e nos órgãos do defunto, compostas por um líquido cheio de nutrientes. É em razão disto que, muitas vezes, o corpo de um cadáver parece conter um certo brilho, uma vez que o rompimento dessas bolhas e a camada mais exterior da pele passam a se soltar.

Segundo estágio do que acontece com seu corpo após a morte: inchaço

A segunda etapa do processo de decomposição do corpo se dá quando as enzimas liberadas começam a produzir uma grande quantidade de gases. Esses gases contêm enxofre – são eles que fazem com que a pele vá perdendo pigmentação. Além disso, os gases fazem com que o corpo aumente de tamanho, ficando com aparência inchada.

O cheiro ruim que vem dos cadáveres resulta da putrefação – um processo causado por bactérias e microrganismos. Afinal, se um corpo for encontrado já estando neste segundo estágio de decomposição, mesmo após removido do local, seu cheiro extremamente desagradável permanece ali por um bom tempo.

Terceiro estágio: decadência ativa

A decadência ativa é a fase da decomposição do corpo humano que se inicia no momento em que fluidos são liberados pelos orifícios. Sendo assim, é nesse momento que os órgãos, peles e músculos entram no estado de liquefação.

Assim que todo o tecido mole se decompõe, os ossos, cartilagem, cabelos e demais subprodutos da decomposição permanecem. É no estágio de decadência ativa que o cadáver perde grande quantidade de massa.

Quarto estágio do seu corpo após a morte: esqueletização

A taxa de decomposição do esqueleto baseia-se na perda de colágeno e componentes inorgânicos. Ou seja, não há um período padrão de quando começa a ocorrer a esqueletização.

Período de tempo em que ocorre cada estágio da decomposição do corpo humano

Homem morto caido no chão
(Fonte: Pixabay)

Agora que você já sabe o que acontece com seu corpo após a morte, conheça o período em que cada estágio acontece:

  • Os órgãos internos do cadáver começam a se decompor cerca de 24 a 72 horas após a morte;
  • Entre 3 e 5 dias após o falecimento, o corpo do defunto incha e vaza uma espuma sanguinolenta da boca e nariz;
  • Entre o 8° e 10° dia pós morte, o corpo abandona a coloração esverdeada que adquiriu, para uma mais avermelhada, uma vez que o sangue vai se decompondo e os órgãos localizados no abdômen do defunto começam a acumular gás;
  • Depois de algumas semanas após a morte, os dentes amolecem e caem;
  • O corpo morto entra em estado de liquefação cerca de 1 mês depois.

Caso uma pessoa morra em um determinado estabelecimento e seu corpo não seja removido antes da decomposição ocorrer, é possível que surja, ali, muito mofo, bactérias e infestação de insetos. Isto pode fazer com que o local tenha sua estrutura danificada. Após haver a remoção do cadáver, uma empresa especializada deve ser chamada para realizar a limpeza e desinfecção do ambiente.

Fonte: Aftermath

Compartilhar