8 curiosidades sobre as zebras

Curiosidades sobre as zebras
Curiosidades sobre as zebras - Reprodução Freepik/wirestock

Algumas curiosidades sobre as zebras tornam esses belos animais ainda mais intrigantes. Com um olhar simpático, que disfarça bem seu gênio “esquentadinho”, as zebras são bichos realmente notáveis.

E se você quer saber mais sobre elas, saiba que hoje vamos te contar alguns dos fatos mais curiosos sobre esses animais listrados e cheios de personalidade. Então, leia até o final e confira!

1. Padrão de listras é uma das curiosidades sobre as zebras

O padrão de listras é uma das curiosidades mais interessantes sobre as zebras. Esses animais são famosos por suas marcas distintas, que formam um mosaico preto e branco em seus corpos.

Desse modo, cada zebra tem um padrão único de listras, semelhante às impressões digitais em humanos. A função exata dessas listras ainda é debatida pelos cientistas. Independentemente do motivo, o padrão de listras é uma característica marcante e fascinante desses animais!

2. Comunicação por listras

Por falar em debate dos cientistas a respeito da finalidade das listras das zebras, a comunicação é uma das possibilidades. Algumas teorias sugerem o seguinte:

  1. Afastar insetos: as listras podem ajudar a afastar insetos, como moscas e carrapatos. Isso porque o padrão de cores pode confundir esses parasitas, tornando as zebras menos atraentes como hospedeiros;
  2. Confundir predadores: quando um grupo de zebras está em movimento, as listras emaranhadas dificultam a identificação de um indivíduo específico;
  3. Reconhecimento entre indivíduos: como já vimos, cada zebra tem seu próprio padrão de listras. Assim, essa singularidade pode facilitar o reconhecimento entre membros do grupo, e as zebras usam esse padrão para identificar amigos, familiares e até mesmo rivais.

Veja agora: 8 curiosidades sobre o ornitorrinco

3. Parentesco com cavalos e burros

Algumas curiosidades sobre as zebras
Algumas curiosidades sobre as zebras – Reprodução Freepik/wirestock

Esses três animais (zebras, cavalos e burros) pertencem à mesma família, conhecida como Equidae.

A princípio, eles compartilham um ancestral comum que viveu há milhões de anos. Esses ancestrais evoluíram em diferentes direções, resultando nas espécies que conhecemos hoje.

Apesar do parentesco, as zebras têm diferenças genéticas significativas em relação a cavalos e burros. Por exemplo, as zebras têm um número diferente de cromossomos e características únicas, como suas listras.

Em algumas situações, zebras podem cruzar com cavalos ou burros, produzindo híbridos conhecidos como zonkeys (cruzamento de zebra com burro) ou zorses (cruzamento de zebra com cavalo). A saber, esses híbridos geralmente têm características intermediárias.

4. Zebra como “cavalo selvagem”

O nome científico da zebra é Equus zebra, e “Equus” significa “cavalo” em latim. Portanto, podemos considerar a zebra como um tipo de “cavalo selvagem”. No entanto, essa comparação tem suas nuances.

Por exemplo, enquanto os cavalos foram domesticados ao longo de milênios para trabalhar com humanos, as zebras permaneceram mais selvagens. Isso porque elas não se adaptaram tão bem à vida em cativeiro.

Além disso, as zebras evoluíram para sobreviver nas vastas savanas africanas, onde enfrentam predadores como leões e leopardos.

5. Uma das curiosidades sobre as zebras é que elas não podem ser domesticadas

Lembra que citamos o gênio “esquentadinho” da zebra no início? Pois esse traço da sua personalidade torna a tarefa de domesticá-la, da mesma forma que outros equinos, praticamente impossível.

Ao contrário dos cavalos, que foram criados e treinados por milênios para trabalhar com humanos, as zebras permanecem mais selvagens e resistentes à domesticação. Seu temperamento é imprevisível, e elas não se submetem facilmente.

Essa característica torna as zebras únicas e desafia a ideia de que todos os equídeos podem ser domesticados da mesma forma. Assim, enquanto os cavalos se tornaram parceiros essenciais para a humanidade, as zebras continuam a vagar pelas vastas savanas africanas, mantendo sua natureza indomável.

6. Espécies de zebras

Tipos de zebras
Tipos de zebras – Reprodução Freepik/jcomp

Outra das curiosidades sobre as zebras é que existem várias espécies delas. veja as principais:

  1. Zebra-das-Planícies (Equus quagga): essa é a espécie mais comum e amplamente distribuída. Ela habita as planícies da África Oriental e Austral e suas listras são mais largas e espaçadas, e seu corpo é robusto. A zebra-das-planícies é social e vive em grupos chamados “harens”;
  2. Zebra-de-Grevy (Equus grevyi): já a zebra-de-grevy tem listras mais finas e próximas, criando um padrão único. Encontrada principalmente no Quênia e na Etiópia, ela prefere áreas áridas e semiáridas;
  3. Zebra-das-Montanhas (Equus zebra zebra): essa espécie vive nas montanhas do sul da África, tem uma pelagem mais espessa e listras mais escuras. As zebras-das-montanhas são mais solitárias e adaptadas a terrenos acidentados.

Confira em seguida: Águas continentais: o que são, características, tipos e importância

7. Zebra-de-Grevy, a maior zebra

A Zebra-de-Grevy (Equus grevyi) é a maior das três espécies de zebras. Ela é bem maior do que as outras, podendo atingir 1,60 metros de altura no ombro e pesar até 450 kg.

Diferentemente das zebras-das-planícies, a Zebra-de-Grevy é mais solitária e pode sobreviver em locais mais áridos, com vegetação escassa.

8. Zebra como protetora de gado

Embora não seja comum, existem algumas áreas na África em que zebras são mantidas junto com o gado para afastar predadores, como leões e hienas. Isso porque zebras são animais territorialistas e agressivos quando se sentem ameaçadas. Dessa forma, elas podem atacar predadores que se aproximam do rebanho de gado.

A presença das zebras também pode confundir os predadores. Afinal, como já vimos, as listras emaranhadas dificultam a identificação de indivíduos específicos, tornando mais difícil para os predadores escolherem uma presa.

Assim sendo,manter zebras como protetoras de gado pode reduzir as perdas causadas por ataques de predadores. Além disso, as zebras não competem diretamente com o gado por recursos alimentares.

9. Outra das curiosidades sobre as zebras: elas não são preto e branco

Talvez um dos fatos mais interessantes sobre esses animais esteja relacionado com suas cores. Ou seja, as zebras não são preto e branco. Embora possamos associá-las a essas cores distintas, a realidade é um pouco mais complexa.

Isso porque as listras das zebras são, na verdade, preto e um tom de marrom escuro. Quando observadas de perto, você notará que o fundo das listras não é branco puro, mas sim um tom mais suave. De qualquer forma, essa combinação de cores cria o padrão característico que torna as zebras tão reconhecíveis.

Gostou de saber essas curiosidades sobre as zebras? Conte para a gente nos comentários quais desses fatos você já sabia e quais foram uma surpresa para você!

Leia agora: Conheça essas curiosidades sobre focas

Compartilhar