Crossfit: o que é, benefícios e como praticar

Crossfit na academia


O Crossfit é, basicamente, um conjunto de exercícios que dão a um indivíduo maior capacidade cardiorrespiratória e resistência muscular. Além disso, o praticante garante um melhor condicionamento físico, modela o seu corpo e obtém agilidade. E tudo isso com a ajuda de exercícios de alta intensidade.

Só para ilustrar, um praticante dessa modalidade poderá utilizar a ajuda de exercícios pliométricos, de explosão, “pesos russos”, entre outras modalidades. Ao final, o resultado surgirá também na forma de maior flexibilidade, resistência, ganho de massa muscular; sem contar a capacidade de liberar diversos hormônios relacionados com o humor e bem estar.

Na verdade, estamos falando aqui de um dos maiores sucessos nas academias de todo o mundo. Com efeito, trata-se de uma verdadeira unanimidade; a modalidade preferida das pessoas comuns e de um universo de celebridades. Tudo isso graças à sua capacidade de proporcionar condicionamento físico como poucas atividades são capazes de fazer nesse universo fitness.

Os benefícios do Crossfit, como dissemos, são inúmeros. A começar pelo seu alto poder de emagrecimento, proporcionar um ganho de massa magra e tonificar os músculos. Para ainda aliviar o estresse, combater a ansiedade e tornar-se um excelente auxiliar no tratamento da baixa autoestima e depressão.

Crossfit: Uma modalidade para os apaixonados por alta intensidade

Justamente por ser uma modalidade caracterizada pela alta intensidade dos seus movimentos, o Crossfit acaba exigindo uma atenção redobrada do praticante.

De fato, ele exige demais do sistema cardiovascular de um indivíduo, além de solicitar ao extremo os músculos e articulações. Por isso mesmo, a prática só pode ser executada com a ajuda de um profissional especializado na modalidade. E a negligência quanto a esse fator é a principal responsável pelos mais graves casos de lesões durante as sessões.

Aliás, para que se tenha ideia do que estamos falando, a prática inadequada do Crossfit é uma das principais responsáveis por eventos como a rabdomiólise. O transtorno caracteriza-se pelo desgaste das fibras musculares a ponto de prejudicar gravemente os movimentos normais do corpo.

Além disso, ele diminui a força dos músculos, dificulta a locomoção, produz visíveis deformidades físicas, entre diversos outros traumas. Portanto, mais uma vez, os especialistas não se cansam de afirmar que a prevenção é, sem dúvida, o grande parceiro do praticante do Crossfit na atualidade.

Outra coisa importante a saber sobre essa modalidade, é que você só poderá aumentar, aos poucos, a intensidade dos movimentos. Com efeito, nas primeiras sessões, pouca ou quase nenhuma intensidade, típica da modalidade, é aplicada. Além disso, antes dos exercícios, o profissional irá exigir de você ao menos alguns minutos iniciais de aquecimento.

Mas a coisa não fica só nisso! Logo após, você deverá seguir com uma pequena sessão de alongamentos, para só depois seguir com o que é conhecido como “WOD” ou “Workout of the day”.

Em síntese, o termo consiste na sessão propriamente dita, na qual você executa os movimentos de alta intensidade, com quase nenhum intervalo entre os exercícios. Mas também seguindo os tipos anteriormente designados pelo profissional para o seu perfil de praticante.

Principais exercícios para o iniciante no Crossfit

Crossfit exercícios
(Fonte: Pixabay)

1. Agachamento aéreo

O agachamento aéreo é uma espécie de treino básico do Crossfit. Ao utilizar joelhos e quadris ao mesmo tempo, você dará início a um processo de condicionamento físico que o levará ao estágio superior da modalidade.

Para executá-lo, basta subir e descer sobre os quadris e joelhos, mantendo sempre um bom alinhamento com as pontas dos pés.

2. Burpee

Outra excelente maneira de ser introduzido no universo do Crossfit é por meio dessa prática. Trata-se de um condicionador físico por excelência. E, para praticá-lo, basta descer em um agachamento de pernas, lançá-las para trás, recolhê-las novamente e executar um salto.

Faça isso repetidamente, de acordo com as recomendações do seu preparador físico, e com isso garanta uma resistência que poucas atividades conseguem proporcionar.

3. Flexões

As flexões de braço são exercícios de força por excelência. Poucos são capazes de proporcionar esse resultado como eles fazem.

E para executá-los, você só precisa apoiar as duas mãos firmemente no solo, alinhadas com os ombros, e descer sem encostar no chão. E o resultado, além de força muscular, surge na forma da tonificação do peito, costas, braços, entre outras regiões do corpo.

4. Box jump

Esse aqui é também um clássico exercício Crossfit. Ele fortalece as pernas, proporciona uma incrível resistência física, além de agilidade.

Em suma, trata-se de um exercício para quem quer obter uma capacidade explosiva rapidamente. E, para executá-lo, basta realizar saltos com os dois pés sobre uma caixa, de acordo com as recomendações de um bom especialista em exercícios de alta intensidade.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário e nos ajude a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Fontes: HealthlineIronbull Strength
Imagem: Pexels

Compartilhar