As curiosidades sobre a Copa do Mundo ajudam a manter vivos os acontecimentos do maior evento esportivo do mundo. Sendo um dos eventos mais esperados pelo público, a Copa é cercada por fatos curiosos e mitos intrigantes.
Enquanto algumas curiosidades revelam as habilidades técnicas dos jogadores, outras permanecem um mistério não solucionado. Diante disso, continue a leitura e conheça 10 curiosidades sobre a Copa do Mundo.
Conheça 10 curiosidades sobre a Copa do Mundo
1. A primeira transmissão em cores
Infelizmente, os primeiros jogos da Copa do Mundo não receberam transmissões. O primeiro jogo só foi televisionado no ano de 1954. No entanto, o Brasil só conseguiu assistir aos jogos da Copa transmitido em cores na televisão durante os anos 70. Até então, quase todos os brasileiros só assistiam televisão sem cores.
O rádio também era bastante utilizado para acompanhar os jogos de futebol. Com os jornais, a população também podia conferir as curiosidades sobre a Copa do Mundo e das partidas no dia seguinte.
2. O gol mais rápido da Copa
Para fazer a bola entrar na rede o jogador deve ser habilidoso, treinado e estar em contato com o time. Todavia, o jogador turco Hakan Şükür conseguiu superar expectativas e marcar um gol 11 segundos após o começo do jogo. Nas curiosidades sobre a Copa do Mundo, essa aconteceu durante a Copa do Mundo de 2022.
Esse feito aconteceu na partida contra o time da Coreia do Sul. Até hoje, nenhum outro jogador conseguiu marcar um gol tão rápido em uma Copa Mundial.
3. Países podem sediar a Copa Mundial mais de uma vez
Não existe um regulamento que proíba os países de sediarem o evento mais de uma vez. Por isso, Alemanha, Brasil, França e Itália já sediaram a Copa em duas épocas diferentes. Por sua vez, com a Copa do Mundo de 2026, o México será o único país a sediar o encontro das seleções pela terceira vez.
Essa é uma das curiosidades sobre a Copa do Mundo mais interessantes, já que o evento de 2026 acontecerá em três países ao mesmo tempo. São eles o Canadá, Estados Unidos e o México.
4. Partidas com o maior número de gols
O Brasil é bastante lembrado por causa da derrota de 7×1 contra a Alemanha em 2014. A partida era considerada difícil, mas a derrota por uma diferença tão grande não era imaginada por ninguém. Porém, analisando as curiosidades sobre a Copa do Mundo, essa não foi a maior derrota por um time na Copa.
As partidas com o maior número de gols aconteceram em 1974 e 1982. Em 1974, a equipe do Zaire perdeu para o time da Iugoslávia por 9×0. Já em 1982, o time de El Salvador perdeu para a Hungria por 10×1.
5. Pelé foi o jogador mais jovem de um time campeão
Umas das curiosidades sobre a Copa do Mundo diz respeito ao ex-jogador Pelé. Ele foi o jogador mais novo a fazer parte de um time ganhador da Copa. Na época da conquista, ele tinha apenas 17 anos e 8 meses de idade. Pelé conquistou o feito durante a Copa de 1958.
6. A taça já foi roubada
O Brasil conquistou a Copa do ano de 1970, ganhando o título de primeira tricampeã do torneio. Entretanto, a taça foi roubada no país em 1983. Na época, a CBF fazia uma exposição do troféu na cidade do Rio de Janeiro. A taça Jules Rimet estava dentro de um vidro reforçado para garantir a proteção contra roubos.
Ainda que a taça não tenha sido recuperada, a polícia descobriu o envolvimento de quatro pessoas. Chico Barbudo, Juan Hernández, Luiz Bigode e Sérgio Peralta armaram um esquema de extração para roubar, derreter e vender a taça.
Mesmo após a prisão, os culpados nunca revelaram o destino do troféu. Acredita-se que Juan Hernández tenha derretido o material, mas não há provas concretas desse ato.
Antes disso, em 1966, a taça também já sofreu um furto. Durante a Copa do Mundo de Londres, a taça sumiu da exposição ao público. Apesar do empenho da polícia, o objeto não foi localizado.
Somente quando um cachorro chamado Pickles passeava com o tutor que encontraram o troféu. Pickles farejou o papel usado para embrulhar a taça e encontrou o objeto escondido em um arbusto. Como recompensa, o cão recebeu um fornecimento vitalício de comida.
7. As expulsões mais rápidas do torneio
Uma das curiosidades sobre a Copa do Mundo mais amargas para o Uruguai é a expulsão do lateral-esquerdo José Batista. Durante a Copa de 1986 no México, o jogador recebeu a expulsão apenas 54 segundos depois do começo da partida. Como resultado, o time enfrentou dificuldades para disputar a partida e terminar com o placar de 0x0.
Em segundo lugar está Carlos Sánchez que recebeu expulsão após 2 minutos e 56 segundos de jogo. O volante recebeu a expulsão por ter encostado a mão na bola de futebol.
8. O jogo mais violento
A chamada “Batalha de Nuremberg” é uma das curiosidades sobre a Copa do Mundo mais conhecidas. Disputada na cidade alemã de Nuremberg em 2006, o jogo colocou a seleção holandesa contra o time de Portugal em 2006.
Nessa partida, o árbitro de futebol deu 4 cartões vermelhos e 16 cartões amarelos. Tudo porque a disputa estava bastante violenta e os jogadores cometeram diversas agressões e faltas.
9. Países que sediaram a Copa várias vezes
Somente alguns países tiveram a oportunidade de sediar a Copa Mundial mais de uma vez. Dentre eles, Alemanha, Brasil, França, Itália e México sediaram o evento duas vezes. Em breve, o México será o primeiro país a apresentar a Copa pela terceira vez.
10. Surgimento da Copa Mundial
Uma das curiosidades sobre a Copa do Mundo diz respeito ao seu início. A criação da FIFA aconteceu em 1904, mas a primeira Copa só aconteceu em 1930. O Uruguai não só foi o primeiro país a sediar o evento, como também venceu o torneio desse ano.
Na época, Jules Rimet era o presidente da FIFA e trabalhou na organização do evento. Após, Jules Rimet influenciou a entrada de países europeus no evento.
Considerações finais sobre as curiosidades sobre a Copa do Mundo
As curiosidades sobre a Copa do Mundo revelam que mesmo um evento dessa magnitude pode guardar histórias inusitadas. Temos uma grande oportunidade de entender o progresso do Mundial observando essas curiosidades. Com a Copa do Catar, a lista aumentará muito em breve.
Fontes: historyofsoccer – iloveqatar