Descubra qual é a diferença entre FBI e CIA

Diferenças entre CIA e FBI (Imagem: Pixabay)
Diferenças entre CIA e FBI (Imagem: Pixabay)

Referência mundial em investigação e segurança dos Estados Unidos, as agências FBI e CIA sempre aparecem nos filmes americanos e encantam os telespectadores devido à complexidade e relevância retratada. Ambas são verdadeiras inspirações quando se trata de investigação criminal e atrai muitos curiosos. 

Apesar do grande reconhecimento mundial, essas organizações são um mistério para quem está do lado de fora. Mas a maior questão que cerca estas duas agências norte-americanas é a real diferença entre elas, já que são muito confundidas entre si. Para esclarecer as curiosidades de muitos, aqui trazemos tudo que você procura saber em relação ao FBI e a CIA, principalmente a diferença entre elas. 

CIA e FBI nos Estados Unidos (Imagem: Pixabay)
CIA e FBI nos Estados Unidos (Imagem: Pixabay)

CIA

A agência central de inteligência, mais conhecida como CIA, é um serviço civil de inteligência estrangeira do governo federal dos Estados Unidos. Esta organização é responsável pela coleta e análise de informações de segurança nacional de todos os países do mundo. Foi formada no ano de 1947 e possui seu quartel general no estado da Virgínia, na cidade de Langley. 

Esta organização é a única do mundo autorizada a realizar ações secretas. Sua principal missão é coletar, avaliar e disseminar inteligência estrangeira que auxilia o presidente e os políticos do Governo norte-americano na tomada de decisão que possuam relação com a segurança nacional do país. 

Um grande exemplo do trabalho da CIA são as operações de reconhecimento do combate às forças armadas dos Estados Unidos, em países onde os governantes são figuras hostis à presença de representantes do país em seu território. São diversas alegações de golpes de engenharia e até operações de eliminação do inimigo, que beneficiam e protegem os relacionamentos políticos dos EUA com o mundo. 

FBI

O FBI, ou departamento federal de investigações, também é um órgão do governo dos Estados Unidos da América. Ele pertence ao departamento de justiça dos EUA e serve tanto em instância federal de investigação criminal quanto como uma agência de inteligência interna que combate a espionagem. 

O departamento é mais antigo do que a CIA, tendo sido formado no ano de 1908. Sua sede fica na capital norte-americana, Washington, e trabalha com prioridade no combate e proteção de ataques terroristas e operações de espionagem estrangeiras, além de combater a corrupção pública em todos os níveis e instâncias. 

Pode-se dizer que o FBI é principalmente uma agência de aplicação da lei nos Estados Unidos, ele atua tanto na inteligência relacionada à segurança nacional, como na investigação e processamento de crimes como sequestros, evasão fiscal, fraudes de grandes valores entre outros grandes crimes. É válido entender o FBI como um departamento de polícia nacional, bem parecido com a polícia federal existente no Brasil.

Investigação Criminal (Imagem: Pixabay)
Investigação Criminal (Imagem: Pixabay)

Como se diferem 

Como já dito, ambos são muito famosos mundialmente, e são membros da comunidade de inteligência dos Estados Unidos da América. Contudo, a CIA não possui função de aplicação da lei, já que ela é uma agência nacional, mas que trabalha principalmente em território estrangeiro, respeitando as leis de outro país em caso de operações de inteligência. 

Já o FBI é uma entidade de aplicação da lei, sendo que é proibido coletar informações de pessoas nos Estados Unidos, incluindo residentes e estrangeiros, empresas e corporações presentes no país, em qualquer localidade do território. Em contrapartida, eles são responsáveis pela investigação de crimes graves e grandes fraudes que ocorrem em solo americano, e a CIA trabalha em solo estrangeiro, coletando informações sobre qualquer pessoa ou corporação de interesse, seja ela americana ou não. 

Quem está no FBI e CIA

Como qualquer órgão nacional é possível ingressar na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, mas é preciso completar alguns requisitos mínimos. O primeiro deles é ser cidadão estadunidense, nascido ou não, nos EUA e que possua mais de 18 anos. 

Quanto à formação acadêmica, para cargos mais simples, é necessário apenas ter concluído o ensino médio. Mas se você objetiva cargos no alto escalão, como ser um oficial estrangeiro, analista de inteligência ou outras posições não clericais, é preciso ter diploma universitário. Um grande diferencial para o seu currículo e ascensão na carreira como agente da CIA é ter domínio de línguas estrangeiras, como espanhol, mandarim e português, os idiomas mais falados em todo o mundo. 

Já para ser um agente do FBI os requisitos são um pouco diferentes. Também é necessário ser cidadão dos Estados Unidos, mas não pode ter nenhum antecedente criminal. É obrigatório ter um diploma de curso superior com duração de no mínimo 4 anos e passar por um teste de antecedentes, onde irão analisar, além do seu histórico, seu DNA e digitais. 

Em alguns casos, pode ser necessário realizar um teste de polígrafo e outro de aptidão física. Após a seleção, você passará por um treinamento intenso de 21 semanas, na academia do FBI. São muitas exigências e o processo de ingresso em ambos os órgãos federais dos Estados Unidos não é nada fácil, mas a recompensa financeira pode chegar a valores extremamente altos. 

Fontes: FBI Diffen

Compartilhar