Fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular

fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular

As fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular aparecem em vários problemas matemáticos. Por isso, é essencial que conheça pelo menos uma parte para que possa se preparar. É a melhor forma de conseguir tirar boas pontuações após as provas.

Fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular

Usar fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular é uma das melhores opções. Assim, é uma boa maneira de se lembrar como resolver algum problema na hora da prova. Dessa forma, existem algumas fórmulas dentro da álgebra que podem ser úteis:

  • Equações de 1º e 2º grau;
  • Bhaskara;
  • Sistemas de equações lineares.

São boas opções para estudar e buscar o máximo de foco possível para aprender. Aperfeiçoar as técnicas pode fazer toda a diferença para a hora das provas.

Equações de 1º grau

Quando se trata de uma fórmula de primeiro grau, o valor que não se sabe qual é, chama-se incógnita. Assim, pode-se representar com a ajuda de letras, onde as mais comuns, são:

  • x;
  • y;
  • z.

Há uma fórmula base para todas as equações de 1º grau, que é ax + b = 0. Dessa forma, é preciso entender como interpretar esses sinais, para poder resolver o problema. Por ser de primeiro grau, significa que ela se eleva à primeira potência.

Ao achar uma letra ao lado da outra, sem sinais, existe a multiplicação entre ambas. Aliás, existem outras condições que são exigidas para resolver a questão.

Condições e exemplos

Uma das condições é que um expoente sobre a incógnita que é sempre o número 1, por ser elevado a ele mesmo. Quanto a outra condição, é que a letra ‘a’ não leva a interpretação de 0.

Como um exemplo de equação do primeiro grau, seria 5x – 7 = 18. O primeiro objetivo será isolar a variável X, onde é preciso mudar dos dois lados da equação para chegar ao resultado.

Leia mais: As 10 línguas mais difíceis de aprender

Fórmula de Bhaskara 

A fórmula de Bhaskara é bem conhecida e útil para achar as raízes de equações de segundo grau. Assim, ela se apresenta com a ajuda de ax² + bx + c = 0. As letras a, b e c são constantes, enquanto o x é a sua incógnita.

Com a ajuda dessa fórmula, se cria uma nova representação, onde x = (-b ± √(b² – 4ac)) / (2a). Existem outras formas de montá-la, ainda mais quando se volta para as fórmulas de delta. Assim, ela pode ser reescrita de outra maneira, como em Δ = b² – 4.a.c.

Fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular 1
Bhaskara é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Fonte: Freepik.

Quais são as outras fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular?

As outras fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular podem ser de assuntos que caem muito em provas, como formas geométricas. Por exemplo, dentro de vestibulares, a cobrança desses problemas, é feita com:

  • Exigência de conceitos;
  • Teorias;
  • Raciocínio;
  • Análise de figuras geométricas.

Um dos calculos que pode cair é em relação a área das figuras geométricas. Ainda mais porque são usados dentro de profissões como Arquitetura e Engenharia Civil. Assim, é essencial saber quais são as fórmulas para figuras mais usadas.

Fórmula de triângulos

O termo ‘área’ pode ser uma definição para a quantidade de espaço bidimensional que um objeto ocupa. Assim, ela depende de pontos essenciais como por exemplo:

  • forma;
  • tamanho.

Quando se faz o cálculo da área de um triângulo, o comum é usar a fórmula A = b . h / 2. Mas, existem muitas maneiras de chegar até o resultado para esses problemas.

Um ponto que se deve levar em conta, é que cada letra representa algo diferente. Então, ‘A’ seria área, enquanto ‘b’ é para o comprimento base. O ‘h’, se relaciona com a altura do triângulo.

Os triângulos são vistos como a metade de um retângulo e por esse motivo, contam com a divisão em seu cálculo de área. Assim, pode-se notar que as fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular de ambos podem ser quase iguais.

Área de círculos

Calcular a área de um formato circular pode parecer um grande problema. Mas, com a ajuda da fórmula, o problema pode ser resolvido de maneira mais fácil. Assim, é feito com a ajuda da multiplicação, com a ajuda de A = π x R x R ou A = π . r².

O ‘pi’ (π) representa o número 3,14, enquanto o R é para o raio de um círculo. Ou seja, metade do diâmetro, como uma linha imaginária que divide o formato circular ao meio. Ao achar o valor do raio, deve-se elevá-lo ao quadrado e depois por π. 

Leia mais: 10 curiosidades sobre os dinossauros

Fórmula de quadrado

Um dos primeiros passos é levar em conta que o quadrado possui quatro lados e ângulos iguais. Assim, ele também pode ser a representação de dois retângulos unidos. Dessa forma, o seu cálculo é básico, com A = S x S e significa:

  • A = área;
  • S = lado.

Volumes sólidos

O cálculo do volume também pode se tornar uma hipótese na hora de calcular formas geométricas. Assim, ele é a capacidade que um objeto pode ter para ser preenchido. Por exemplo, quando se enche um jarro com água, ele terá uma quantidade limite de volume.

Com os cilindros, é preciso fazer a multiplicação da área da base com a altura. Portanto, a sua definição seria de V = área da base x altura. Não é uma fórmula que costuma mudar muito quando se faz o cálculo de volume, exceto para figuras como:

  • cones;
  • pirâmides.

Pirâmides e cones

Estes formatos têm uma diferença porque é preciso fazer o cálculo da área da base com um terço de altura. Por esse motivo, a sua fórmula será de V = área da base . 1/3 da altura.

A regra de três é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular?

Pode-se dizer que a regra de 3 é uma das melhores fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Ela é capaz de resolver diversos problemas e se usa em pelo menos metade das questões de vestibulares. Por isso, é essencial conhecer pelo menos essa fórmula.

Na regra de 3 simples, ela será feita com três valores, onde é preciso achar o quarto. Assim, uma letra vai representar um valor desconhecido, como em 126=4x.

Fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular 2
A regra de três é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Fonte: Freepik.

Use a fórmula de juros para ir bem no vestibular

O tema dos juros pode cair em alguma prova e por isso, deve-se ser bem estudado para não cometer erros. Assim, eles podem ser calculados com fórmulas e existem dois tipos:

  • Simples;
  • Compostos.

Para cada um deles, se usa uma fórmula diferente para que se possa fazer o cálculo. Por isso, é essencial entender primeiro quais são os juros para depois resolver os problemas. Os juros são taxas a serem pagas, com base em algum valor já existente.

Juros simples

Essa é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular onde se calcula o valor inicial, que é conhecido como capital. Assim, também se junta com a taxa e o tempo. Portanto é uma fórmula bem simples com J = C . i . t, onde a interpretação é:

  • J = juros;
  • C = capital;
  • I = taxa;
  • T = tempo.

Outra fórmula também pode ser a SI = P x R x T, onde não há muitas diferenças no significado. Então, P seria o valor inicial, enquanto R é o mesmo do que a taxa. Por fim, a letra T continua a ser a mesma para mostrar o tempo.

A fórmula vai se resolver com a ajuda da troca das letras pelo número de cada significado. Ou seja, não se torna nenhum grande segredo para depois fazer o cálculo. Saber um pouco sobre porcentagem também pode ser eficaz nesses casos e para o próprio vestibular.

Juros compostos

Por mais que os juros compostos sejam mais comuns em relações comerciais, também são úteis para usar em provas. Assim, são o tipo de conteúdo que aparecem em vestibulares e saber a fórmula é essencial, mas também deve-se entender como funciona.

A fórmula pode ter a representação de M = C (1 + i)t, onde M é o montante. As outras letras, continuam com as mesmas ideias a respeito de capital, taxa e tempo.

Outra fórmula que pode-se usar, é a CI = P(1 + r/n) nt – P, com P sendo o valor principal. A letra N mostra a frequência ou não, da quantidade de vezes que os juros são cobrados. A fórmula é útil para cada período de tempo, porque calcula sobre o valor.

Seu uso também é feito com a ajuda da substituição das letras pelos números. Por isso, não há grandes segredos na hora de efetuar essas contas.

Leia mais: Qual a diferença entre calor e temperatura?

Fórmula da probabilidade

A probabilidade tem uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Quando acontece algum evento, as ocorrências são prováveis de modo igual. Assim, é possível fazer a conta para descobrir quais as chances de algum resultado diferente surgir.

Por esse motivo que as contas de probabilidade são uma ótima opção de estudo para os vestibulares. Dessa forma, a sua fórmula pode parecer um pouco complexa, mas tem explicação. Ela se divide entre P(A) n(a)n() .

Em sua parte de cima da fração, o ideal é colocar o número de casos que são favoráveis. Enquanto embaixo, precisa-se colocar o número de casos possíveis. Sua conta é toda feita com base na teoria a respeito das probabilidades.

Exemplo com porcentagem

Para obter a resposta, é preciso fazer a substituição das letras pelos números, como em qualquer resultado. Mas, caso tenha a necessidade de converter o valor final para a porcentagem, deve-se multiplicar por 100.

Um exemplo prático, é com a conta sendo feita com P(A) = 26 = 13. O resultado seria o mesmo que P(A)≅0,33, onde 0,33 seria multiplicado por 100. Então, iria virar o número 33% para poder estar por dentro da porcentagem.

A porcentagem é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Fonte: Freepik.
A porcentagem é uma das fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular. Fonte: Freepik.

Análise combinatória nos exemplos de fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular

Com as fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular, também podem aparecer as opções de análise combinatória. Ele é um método ideal para a matemática, onde se faz o uso para lidar com problemas dentro de contagens.

Pode ser uma boa combinação para usar com as fórmulas de probabilidade também. Assim, é normal que caia alguns temas que são mais recorrentes em vestibular, como:

  • Arranjo;
  • Permuta.

Permutação

Uma das fórmulas para se usar na permuta, é a de Pn = n!. Assim, fazer a permuta é o mesmo que fazer uma troca e dentro da combinatória, é o mesmo que trocar elementos de lugar. Pode ser necessário aprender mais sobre fatoração para entender essas fórmulas.

Arranjo

A fórmula do arranjo é um pouco mais complexa e precisa de um bom estudo para o aprendizado. Por isso, ao praticar mais para passar em um vestibular, o ideal é dar uma boa atenção a esse tipo de fórmula. Assim, ela se resume em A n,p = n!(n-p)!.

Leia mais: Quais são os 10 livros mais vendidos do mundo?

Por que estudar as fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular?

Decorar as fórmulas matemáticas pode ser essencial para que se saia bem durante as provas. É normal que caia muitos assuntos de exatas, mas as fórmulas podem ajudar a fixar a matéria. Elas podem ser ótimas para todo tipo de prova durante o longo dos estudos.

É preciso entender como elas funcionam para que se possa chegar aos seus resultados. Dessa forma, é uma grande ajuda para conseguir decorar e ter ótimas notas. Além disso, pode-se usar outros meios para fixar a matéria, como:

  • Cartões de memorização;
  • Fazer frases com fórmulas.

O ideal é pesquisar quais são as fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular em que vai prestar. Por exemplo, uma prova do ENEM pode ser diferente de provas específicas para alguma faculdade. Então, é essencial se preparar com o conteúdo que pode cair.

Leia mais: Qual a diferença entre mau e mal?

Como começar a estudar as fórmulas matemáticas para ir bem no vestibular?

A melhor forma de começar a estudar é criar um cronograma para não se perder. Por isso, existem vários métodos que ajudam a organizar os estudos, como os planners. O próximo passo é começar pelas fórmulas que se tem mais dificuldade e se dedicar a ela.

Existem diversas outras fórmulas matemáticas e a melhor opção é começar a estudar o quanto antes. Assim, há pessoas que se preparam o ano todo antes da época dos vestibulares. 

Há muitos métodos que podem ser úteis para ajudar a se concentrar na hora de estudar. Então, eles também podem ser ótimos para começar o seu preparo durante o ano.

Referências: Toppr, Byjus, Cuemath

Compartilhar