Gripe: por que não devemos ignorar os sintomas?

Homem com gripe forte.

Sabemos que apresentar sinais de gripe, de moro geral, é uma das coisas que ninguém gosta de passar. Aliás, sem dúvidas não existe uma doença que qualquer pessoa goste de sentir, entretanto, há casos de doenças que, se não forem tratadas da forma correta e devidamente acompanhadas, podem tornar-se gravemente prejudiciais para nós seres humanos, e a gripe é um desses casos que merece atenção redobrada.

Em situações mais comuns, onde nos encontramos num quadro gripal, os sintomas de gripe aparecem logo nos primeiros dias e tendem a intensificar ao decorrer das horas, causando alguns incômodos e dores indesejadas. Entretanto, esse desconforto todo, em considerações normais, tende a diminuir numa estimativa de algumas semanas posteriores até, por fim, não ter maiores manifestações presentes no corpo.

Todavia, existem casos em que a gripe desenvolve uma série de complicações que agravam o quadro clínico das pessoas, podendo causar doenças extremamente perigosas e complicadas. O diagnóstico médico, seguido de acompanhamento, realização de exames e ingestão de medicações, são algumas das alternativas corretas a serem seguidas a fim de evitar que problemas mais intensos passem a surgir ao longo do tempo.

Homem com gripe assoando o nariz.
Homem com gripe assoando o nariz – Freepik.

Gripe e suas complicações

Quando falamos em gripe, automaticamente alguns sintomas já tornam-se associados a esse tipo de situação: Mal estar, dores de cabeça e pelo corpo, tosse com secreção e fraqueza muscular, dentre outros derivados, são alguns dos sinais mais comuns da gripe, que sempre segue acompanhada de diversas manifestações provenientes no organismo.

Nosso sistema imunológico é o principal fator para combater a gripe e demais doenças, pois atua diretamente na luta contra complicações que possam surgir com o passar das semanas. Quando estamos com alguma fraqueza no corpo, automaticamente nossa imunidade tende a ficar mais baixa, dando passagem para a inserção de vírus e bactérias.

Ainda que o sistema imunológico atue de forma positiva, em alguns casos, ele reage de maneira um tanto quanto exacerbada, trazendo efeitos reversos ao que se espera para a melhora de uma gripe. Inflamações são os principais causadores de complicações mediante à gripe, pois podem afetar tanto o coração, quanto nosso cérebro e, principalmente, o corpo todo, trazendo à tona o que chamamos de sepse, que é um tipo de inflamação generalizada. Assim como a sepse, outros tipos de inflamações podem ocasionar doenças mais intensas como nos casos de miocardite, encefalite e até mesmo falência múltipla dos órgãos, algo extremamente grave e talvez até irreversível a depender do quadro clínico de cada pessoa particular, levando o indivíduo a óbito.

Gripe: por que não devemos ignorar os sintomas? 1
Exemplo do vírus da gripe atuando no corpo humano – Freepik.

Quando você precisa redobrar seus cuidados com a gripe?

Dentre os casos mais comuns já conhecidos, a gripe afeta nosso sistema imunológico como um todo e nos propicia alguns sintomas indesejados. Embora seja necessária uma avaliação médica para que ocorra o melhor tratamento possível, evitando que a gripe se agrave, todos devem ficar atentos quando alguns fatores tornam-se um pouco mais frequentes que o normal.

Em casos mais visíveis de que os sintomas gripais estão mais fortes do que o comum, algumas pessoas tendem a sentir falta de ar, dificuldades para respirar e até mesmo febre que não melhora ao decorrer dos dias. Quando os agravantes estão mais intensos, sintomas como convulsões, tonturas e até confusão mental podem afetar as pessoas num estado grave proveniente da gripe.

Essa atenção aos sintomas também deve ser enfatizada no caso de crianças mais novas, que podem apresentar sintomas diferentes dos adultos, tais como lábios e unhas azulados, determinando falta de oxigênio no organismo. Respiração rápida e retrações respiratórias são alguns dos casos mais comuns quando o assunto é focado sobre as crianças. Portanto, buscar auxílio médico emergencial é sempre a melhor alternativa quando algumas das manifestações acima estão dando indícios e não apresentam melhoras.

Gripe: por que não devemos ignorar os sintomas? 2
Pediatra atendendo criança com sintomas gripais – Freepik.

Prevenção contra a gripe e cuidados necessários

Muito embora qualquer doença que nós humanos podemos desenvolver seja facilmente diagnosticada por um sistema imunológico mais debilitado, existem diversas recomendações necessárias que servem como referência para conseguirmos nos precaver de algumas eventualidades, como no caso das gripes, desde as mais comuns, até algumas derivadas de suas complicações.

As políticas de saúde universal são as principais incentivadoras quando o assunto é prevenção. No caso de gripes virais, já segue-se uma recomendação de mais de 10 anos em decorrência de uma vacinação anual para combater esse vírus. É necessário que cada vez mais pessoas busquem o reforço necessário, mesmo as mais ativas fisicamente, pois ninguém sai ileso de ser derrubado por uma forte gripe.

Existem casos em que diversas pessoas desenvolveram algum tipo de alergia ou sintoma reverso em decorrência dessa vacinação. São grupos menores que, sem dúvidas, devem ser acompanhados por médicos especialistas em busca de um tratamento eficaz e que mantenha a saúde e sistema imunológico particular funcionando normalmente, sem maiores complicações.

Portanto, muito embora ainda existam pequenos casos de pessoas que não podem ou conseguem uma vacinação adequada, é extremamente necessário que todos nós, com condições positivas, nos vacinemos. Até porque a gripe é uma doença viral e facilmente propagativa, que vai sendo transmitada de pessoa por pessoa, infectando um por um, por isso seu ciclo se repete. Entretanto, com a consciência necessária e o incentivo mundial em dia, conseguimos conter a propagação desse vírus.

A exemplo de comparação e como peça fundamental do quanto a vacinação é importante, temos o caso mais recente da pandemia mundial promovida pelo Coronavírus, desde 2019. Foi uma infecção viral totalmente generalizada a nível universal que, além de infectar milhões de pessoas, também trouxe inúmeras fatalidades, pois ainda não existiam vacinações ou prevenções recorrentes. Após algumas vacinas serem desenvolvidas e aplicadas em massa na população, os casos foram caindo drasticamente, auxiliando na retomada de uma normalidade na vida das pessoas associada às políticas positivas e preventivas de vacinação que, com certeza, servem para incentivar e conscientizar todos nós do quão importante é termos recursos necessários para combatermos até mesmo doenças novas que ainda estão surgindo.

Compartilhar