As 10 maiores igrejas católicas do mundo

maior igreja católica do mundo - Pexels
Maior igreja católica do mundo - Pexels

As maiores igrejas católicas do mundo localizam-se, em sua maioria, na Europa, onde o catolicismo se desenvolveu e se disseminou inicialmente, antes de se espalhar para outras partes do mundo, como as Américas, a África e a Oceania. Hoje, o catolicismo é ainda a maior comunidade cristã em todo o planeta, com cerca de 1.3 bilhão de participantes em torno de 17% da população mundial. É o segundo maior corpo religioso, após o islão sunita.

As maiores igrejas católicas do mundo foram construídas ao longo do último milênio, e algumas delas são importantes locais de culto e peregrinação. Uma delas, a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, é a única dentre as dez da lista que se localiza fora da Europa, no Brasil.

Espanha e Itália destacam-se na lista, com mais de uma igreja. Com a Reconquista da península ibérica, os espanhóis e portugueses conseguiram retomar seu território na área, trazendo o cristianismo de volta à região. Isso lhes permitiu depois trazer o cristianismo católico para o continente sul-americano, sendo praticado hoje por milhões de brasileiros e outras nacionalidades latinas.

Maiores igrejas católicas do mundo

1. Basílica de São Pedro

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

Dentre as maiores igrejas católicas do mundo, a que ocupa o topo da lista é a Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, com mais de 15 mil metros quadrados de área e mais de 186 metros comprimento. Sua constrição começou na década de 320, com o governo de Constantino.

Contudo, a construção da basílica atual, que substituiu a antiga, começou em 18 de abril de 1506. Sua finalização foi em 1626. Os responsáveis pelo design foram Donato Bramante, Michelangelo, Carlo Moderno e Gian Lorenzo Bermini. Assim, em termos de arquitetura renascentista, a basílica é o trabalho de maior renome.

O domo da basílica é também um dos maiores, com 42 metros de diâmetro e 132.5 metros de altura.

2. Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A segunda dentre as maiores igrejas católicas do mundo. É a igreja mais importante como centro da peregrinação Mariana, e localiza-se na cidade de Aparecida. Além disso, pode acomodar 45.000 pessoas.

A lenda conta que pescadores levaram para casa uma estátua sem cabeça da Virgem Maria no ano de 1717. Depois, a estátua foi mantida num santuário em 1945. Reconstruíram o antigo santuário e então construíram uma nova igreja entre 1834 e 1888. O domo da igreja tem 70 metros de altura, e as torres alcançam 102 metros.

3. Catedral de Milão

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

Uma das maiores igrejas católicas do mundo, exemplo clássico da arquitetura gótica. Localizada em Milão, Itália, a construção da catedral começou no ano de 1386, continuando por quase 500 anos. Há mais de 135 pináculos na igreja, coroadas com estátuas de figuras importantes da história italiana.

É a sede do arcebispo de Milão, e a segunda maior igreja da Itália. Acredita-se que os últimos detalhes da catedral foram finalizados no século XX, e o último portão foi inaugurado em 6 de janeiro de 1965.

4. Catedral de Sevilha

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

Localiza-se na cidade de Sevilha, na Espanha. Acredita-se que a igreja foi o último local de descanso do explorador Cristóvão Colombo. Sua construção deu-se entre 1402 e 1528, num local antes usado como santuário por muçulmanos.

A construção foi feita deliberadamente como forma de marcar o poder da cidade após uma série de campanhas feitas por estados cristãos para recuperar territórios dos muçulmanos. O interior é decorado em ouro, e a principal atração da catedral são as cenas esculpidas da vida de Jesus Cristo em formas de madeira. É a maior igreja gótica no planeta.

5. Catedral de São João, o Divino

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A Catedral de São João é considerada como a maior catedral anglicana no mundo. A construção começou no ano de 1892, levando mais de 20 anos para ser finalizada. Os arquitetos optaram por um design gótico para a catedral, e ela localiza-se na cidade de Nova York. Ainda com sua construção em progresso, o primeiro serviço na igreja ocorreu em 1899.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a construção foi interrompida. Em um acidente infeliz, partes da catedral foram consumidas em 2001. A porta principal da igreja é feita de bronze.

6. Basílica de Nossa Senhora de Lichen

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A Basílica de Nossa Senhora de Lichen localiza-se no Santuário de Nossa Senhora das Dores, Rainha da Polônia, na cidade de Konin, na Polônia. Levou dez anos para ser finalizada em 2004. Há 33 degraus que representam a vida inicial de Jesus, levando até a igreja. A basílica contém 365 janelas, 52 portas e 12 colunas, que representam os dias, semanas e os 12 apóstolos num ano, respectivamente.

A torre da igreja tem aproximadamente 141.5 metros de altura, tornando-a uma das maiores igrejas católicas do mundo. O Papa João Paulo II visitou a igreja em 1999, e em 2007 partes do museu polonês de Fawley Court foram transferidos para o santuário pelos Padres Marianos.

7. Catedral de Liverpool

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A segunda maior catedral do Reino Unido, e a sétima maior no mundo. Tem mais de 180 metros de comprimento. A construção da catedral se deu em diferentes fazes, e foi terminada em 1978. O início se deu em 1904. A igreja é a sede do Bispo de Liverpool, e sua construção foi dedicada em memória da ressurreição de Jesus Cristo.

8. Basílica da Santíssima Trindade

iores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

Uma das maiores igrejas católicas do mundo, localizada na cidade de Fátima, em Portugal. Pode receber 9 mil pessoas, e foi dedicada à Virgem Maria. A construção foi finalizada entre 2004 e 2007, ainda que o projeto tenha começado antes.

9. Basílica de São Paulo Extramuros

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A Basílica de São Paulo Extramuros é uma das quatro grandes basílicas de Roma. Foi fundada pelo Imperador Romano Constantino I, no local de enterro de São Paulo, e a primeira basílica foi consagrada pelo Papa Silvestre em 324.

10. Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar

maiores igrejas católicas do mundo
Imagem: Wikimedia

A Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma igreja católica localizada na cidade de Saragoça, Espanha. É o maior templo barroco da Espanha. A igreja cultua a Abençoada Virgem Maria, e é uma das maiores igrejas católicas do mundo, além de ser um dos 12 Tesouros da Espanha.

A igreja tem quatro grandes torres e onze abóbadas.

Fontes: Utah PulseThe Mysterious World

Compartilhar