10 mistérios no interior da Terra

mistérios no interior da terra
Imagem: Pixabay

Os mistérios no interior da Terra mostram como há muito ainda a ser descoberto sobre o nosso planeta. Os mistérios se encontram não apenas no espaço e no cosmos, mas também abaixo da superfície, através da crosta, do manto e do núcleo terrestre. Há todo um universo de fenômenos a serem desvendados e explicados, e apresentamos alguns deles abaixo.

Confira.

Mistérios no interior da Terra

10. Galápagos Subterrânea: um ecossistema pulsando com vida

Há um enorme ecossistema abaixo da superfície terrestre com uma imensa quantia de microrganismos. Como revelado pela American Geophysical Union em 2018, há bilhões de bactérias, arqueas e eucariotas vivendo ali. Cerca de 70% de todos os micróbios da Terra vivem lá, muito mais do que os cientistas envolvidos no estudo esperavam encontrar.

Há sugestões de que a diversidade de vida na “Galápagos Subterrânea” seja maior do que a da superfície, o que torna esse mistério no interior da Terra incrivelmente fascinante.

9. O núcleo do núcleo da Terra

O núcleo interno da Terra possui o seu próprio núcleo interno – uma bola gigante de metal com 643.7 km de espessura. Os especialistas teorizaram acerca desse corpo em 2002, e desde então provaram sua existência em diversas ocasiões. Antes se pensava que o planeta tinha quatro camadas, compostas pela crosta, o manto, e os núcleos externo e interno. Agora há um núcleo ainda mais interno, ainda que pouco se saiba sobre ele.

Para descobrir mais, os cientistas estão estudando ondulações causadas por grandes terremotos.

Leia também: Qual o oceano mais profundo da Terra?

8. Fábrica de diamantes no núcleo da Terra

Um dos mistérios no interior da Terra é uma possível fábrica de diamantes natural.

Em 2022, pesquisadores descobriram uma possível fábrica de diamantes no centro da Terra. A equipe do Department of Energy’s Advanced Photon Source (APS) dos Estados Unidos usou uma tecnologia especializada para mimetizar as condições extremas do núcleo terrestre.

Raios x de alta energia e lasers criam um calor e pressão semelhantes ao que se encontra a quilômetros abaixo dos nossos pés. Os cientistas estimam que 90% do carbono da Terra se encontra no núcleo. Às vezes, esse carbono interage com minerais hidratados que desceram por quilômetros através da crosta oceânica. Quando a água e o ferro derretido se encontram sob condições extremas, uma das possibilidades é que todo o carbono se torne diamante.

7. Ondas magnéticas nunca vistas antes

Há muitos mistérios no interior da Terra e também em sua atmosfera. Graças a Agência Espacial Europeia (ESA) e o projeto do satélite Swarm, podemos descobrir mais acerca desses fenômenos.

Analisando dados coletados pelo Swarm, cientistas da ESA descobriram um novíssimo tipo de onda magnética. Esta ondulação sem precedentes varre a superfície do núcleo externo a uma velocidade de 1500 km por ano. Pode parecer lento, mas é muito mais rápido do que os cientistas previram antes.

6. Marcas da trajetória galáctica da Terra

Em 2022, geólogos rastrearam o caminho que a Terra realiza através da Via Láctea. Os pesquisadores fizeram isso analisando cristais minúsculos da crosta terrestre. Esses cristais são mais finos que um fio de cabelo, mas contam a história de uma viagem astronômica.

Os pesquisadores desvendaram a idade e composição desses minerais. À medida que o sistema solar se locomove pela Via Láctea, detritos congelados dos cantos mais externos se movem para regiões internas. Parte desse material possivelmente cai na terra, a 52 km/s. Evidência desses impactos de alta energia são preservados nos pequenos cristais da crosta, permitindo que os geólogos consigam projetar o curso do planeta pelo cosmos.

Leia mais: Os 10 exoplanetas mais parecidos com a Terra

5. Hélio oriundo do Big Bang vazando do núcleo terrestre

Uma forma rara de gás hélio está vazando do núcleo terrestre, e os cientistas acreditam que ele pode datar dos estágios formativos do universo. Num estudo de 2022, pesquisadores da American Geophysical Union demonstraram quanto o hélio-3 é emitido a partir do coração do planeta.

O hélio-3 se forma mais frequentemente em grandes discos rotativos de gás e poeira conhecidos como nebulosas solares. Muitos astrônomos acreditam que o sistema solar nasceu no interior de uma nebulosa solar, e essa nova evidência sugere que a Terra também poderia ter surgido assim.

4. Rio gigante sob a Antártida

Um dos mistérios no interior da Terra que também fascinou cientistas foi desvendado recentemente. Nas profundezas da Antártida há um rio com 460 km. Os cientistas descobriram o sistema usando uma aeronave com radar. As pesquisas aéreas revelaram que o rio gigante fluindo sob o gelo antártico desagua no Mar de Weddell.

Segundo os cientistas, antes se acreditava que os lagos sob as camadas de gelo da Antártida estavam isolados uns dos outros. Agora, é possível perceber que há sistemas inteiros lá, interconectados por redes fluviais, da mesma forma que ocorre na superfície.

3. Zona oculta sob as placas tectônicas

Uma zona oculta feita de rocha parcialmente derretida espreita abaixo das placas tectônicas, segundo cientistas da Universidade do Texas.

A camada recém descoberta esse ano é parte do manto superior, estando a cerca de 161 quilômetros abaixo da superfície. Sua descoberta expande nossa compreensão acerca do funcionamento interno do manto.

2. Estruturas não identificadas próximas ao núcleo

Em 2020, geofísicos da Universidade de Maryland anunciaram a descoberta de algo estranho ocorrendo nos registros de ondas sísmicas. Os dados demonstraram sinais de regiões quentes com alta densidade rochosa entre o núcleo e o manto.

Os cientistas já tinham tido um vislumbre dessas estruturas antes, mas a nova pesquisa possibilitou um entendimento maior de sua natureza e suas propriedades. Ao estudar sinais abaixo da bacia do Oceano Pacífico, a equipe de Maryland encontrou evidências de uma estrutura previamente não identificada entre as Ilhas Marquesas do Pacífico Sul.

Confira: 8 Curiosidades sobre o planeta Urano!

1. Oceano interno

Concluímos a nossa lista dos mistérios no interior da Terra com algo surpreendente: um reservatório gigante no interior da Terra contém água o suficiente para encher todos os oceanos do planeta três vezes. A descoberta começou em 2014, quando cientistas dos Estados Unidos colocaram milhares de sismômetros para medir os sinais de 500 terremotos.

Os dados demonstraram evidências de ringwoodita – uma rocha que se forma sob imensa pressão a 700 quilômetros abaixo da superfície.

A ringwoodita tem um incrível poder de absorção, e os pesquisadores calcularam que se somente 1% da rocha estiver sob a água, isso significa que há um imenso oceano subterrâneo. De acordo com os cientistas, esse minerais pode conter uma grande quantidade d’água sob as condições do manto profundo.

Fonte: Listverse

Compartilhar